UOL Esporte Futebol
 

CÉLIO MESSIAS/AE

Marcelinho Carioca (d) marcou de falta o gol do Santo André contra o Corinthians

29/07/2009 - 23h45

'Desfigurado', Corinthians sofre, mas segura empate com Santo André

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Corinthians sofreu, foi pressionado, mas conseguiu pontuar diante de um "novo" carrasco. Na noite desta quarta-feira, em São José do Rio Preto, a equipe alvinegra tomou um sufoco do Santo André e sentiu as inúmeras mudanças em sua formação. Contudo, graças a Felipe e Souza, segurou a equipe do ABC e pelo menos empatou por 1 a 1.

"Resultado bom sempre é a vitória, mas pelas circunstâncias da partida o empate até que foi bom", analisou Felipe, após repetir as defesas importantes que têm feito nas últimas rodadas.

Um dos poucos times que ainda não perdeu do Corinthians na "era Mano Menezes", o Santo André arrancou o quarto empate diante do clube da capital nesse período. Eterno ídolo da fiel torcida, Marcelinho Carioca fez o gol dos anfitriões em sua especialidade, a cobrança de falta.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - Osny recebe cruzamento da direita e, nas costas de Chicão, bate sem marcação. Felipe salva o Corinthians com boa defesa.
11min - Ricardo Conceição bate cruzado da direita e Felipe consegue outro desvio parcial, importante.
26min - Henrique aproveita sobra de cobrança de falta, bate de virada, mas Neneca salta para ficar com a bola.
28min - Após cobrança de falta de Marcelinho, Marcinho não consegue afastar e Antônio Flávio carimba o travessão do Corinthians.
37min - Henrique desvia de cabeça um cruzamento da esquerda e dá trabalho a Neneca.
SEGUNDO TEMPO
7min - Antônio Flávio bate com força da entrada da área e Felipe faz a defesa parcial, com dificuldade.
9min - Marcelinho cobra falta perigosa e Felipe faz boa defesa. Na sequência, o goleiro corintiano faz outra importante interceptação ao parar chute cruzado.
13min - Após jogada de Morais e Jucilei, Jorge Henrique finaliza da entrada da área e Neneca afasta com a perna.
19min - GOOOOOOLLLLL DO SANTO ANDRÉ!!! Marcelinho Carioca cobra falta com perfeição e manda a bola no ângulo esquerdo de Felipe, sem chances de defesa.
29min - GOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Souza faz boa jogada individual dentro da área e é derrubado. Chicão cobra bem o pênalti e empata o jogo.
43min - Arthur chuta com perigo e Felipe faz outra importante defesa, desviando pela linha de fundo.
44min - Marcelinho aparece na grande área e completa para o gol, mas Neneca aparece bem para impedir a virada.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO CORINTHIANS
MAIS DO SANTO ANDRÉ
No entanto, após seis jogos sem ser utilizado, Souza saiu do banco de reservas, sofreu pênalti em jogada individual e viu Chicão assegurar o empate no duelo válido pela 15ª rodada do Brasileiro.

O Corinthians, agora, soma 24 pontos e cai para a sexta colocação. O Santo André, por sua vez, interrompe a série de três derrotas consecutivas e, sob o comando do interino Sandro Gaúcho, vai a 18 pontos na classificação, em 13º lugar.

Como previsto por Mano, o time alvinegro voltou a sofrer com o excesso de mudanças no time. Apenas cinco dos 11 titulares que conquistaram a Copa do Brasil e o Paulista no primeiro semestre estiveram em campo. Para piorar, Dentinho ainda foi expulso no segundo tempo.

O Corinthians volta a campo às 16h do próximo domingo, no Pacaembu, diante do Avaí. Já o Santo André usa outra "casa alternativa" no mesmo dia: às 18h30, recebe o Goiás no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.

Antes de a bola rolar, Mano Menezes explicou que tentou mexer o menos possível na estrutura da equipe para tentar suprir as ausências. Não adiantou. Embora o Santo André tenha dado espaços no começo, o Corinthians não conseguiu criar jogadas perigosas. Os desfalques de Alessandro, Elias e Ronaldo influenciaram.

O time do Grande ABC, então, passou a se arriscar mais no ataque. Pior para Felipe. O goleiro fez pelo menos duas defesas difíceis e ainda viu uma bola tocar no travessão. As faltas e os escanteios batidos por Marcelinho Carioca também preocuparam, mas o Corinthians se safou na etapa inicial.

Ofensivamente, a equipe de Mano falhou nos passes e facilitou o trabalho dos defensores rivais. Substituto de Ronaldo, Henrique teve duas oportunidades, mas não estufou a rede de Neneca. Na função de Douglas, Morais tentou dar velocidade ao meio-campo. O problema foi o excesso de passes errados no setor.

"Falta finalizar mais. Estamos jogando bem, mas precisamos chutar mais", reclamou Jorge Henrique. No Santo André, a recomendação foi diferente. "Precisamos de mais calma na hora de finalizar, pois estamos criando boas chances", ponderou Marcelinho Carioca.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Uma sucessão de ninguéns, pelo menos por enquanto, mas foi a isso que o campeão da Copa do Brasil foi reduzido
BLOG DO JUCA KFOURI
Na etapa final, os gols finalmente saíram. E o primeiro foi do próprio Marcelinho. Em cobrança de falta perfeita, ele colocou o Santo André em vantagem aos 19min.

Mano, então, mexeu no time e colocou Souza e o estreante Bill. Em uma jogada individual, Souza acabou derrubado na área e o juiz marcou o pênalti, convertido por Chicão. No fim, Dentinho foi expulso e deixou o Corinthians com um a menos, mas o placar não teve mais alterações.

SANTO ANDRÉ 1 X 1 CORINTHIANS

Santo André
Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Arthur; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Gustavo Nery (Pablo Escobar); Osny (Ricardo Goulart) e Antônio Flávio (Rodriguinho)
Técnico: Sandro Gaúcho

Corinthians
Felipe; Diogo, Chicão, William e Marcinho (Marcelinho); Moradei, Jucilei e Morais; Jorge Henrique (Bill), Henrique (Souza) e Dentinho
Técnico: Mano Menezes

Data: 29/07/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Nilson de Souza Monção (SP) e Anderson Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Gustavo Nery, Rômulo, Marcelinho Carioca, Arthur, Cesinha (STA)
Cartão vermelho: Dentinho (COR)
Gols: Marcelinho Carioca, aos 19min, e Chicão, 29min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host