UOL Esporte Futebol
 

Nelson Almeida/UOL

Em seu 101º jogo pelo Palmeiras, Diego Souza marcou o gol da vitória por 1 a 0

29/07/2009 - 23h44

Palmeiras vence com Muricy, assume a liderança e amplia crise do Flu

Rodrigo Farah
Em São Paulo
Foi no sufoco, mas o torcedor do Palmeiras fez a festa na estreia do técnico Muricy Ramalho. Apesar de não realizar uma boa partida no Parque Antarctica, o time alviverde cumpriu seu papel diante do Fluminense e levou a melhor por 1 a 0 com gol de Diego Souza. Desta forma, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro e ampliou a má fase do rival carioca na competição.

"Nem sempre faremos uma partida muito boa, o importante é ganhar. A torcida entendeu isso e saiu satisfeita assim como a gente", comentou o goleiro Marcos. "Nós que atuamos na frente precisamos fazer algo diferente. Ainda bem que hoje isso deu certo", completou Diego Souza, que realizou seu jogo de número 101 pela equipe.

A vitória deixou o Palmeiras com 31 pontos, três a mais que o Atlético-MG, que encara o Flamengo nesta quinta. O time alviverde ainda atingiu um aproveitamento de 68% no torneio, o melhor do clube em um Brasileiro de pontos corridos.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - Após lançamento de Danilo, Cleiton Xavier domina dentro da área e arrisca chute colocado. A bola passa perto, mas sai acima da meta tricolor.
31min - Marquinho arrisca chute rasteiro de fora da área. Marcos espalma com dificuldades e manda para escanteio.
32min - Diego Souza domina dentro da área, faz o corte e chuta cruzado. Atento, Fernando Henrique cai no canto direito e faz boa defesa.
SEGUNDO TEMPO
9min - Livre de marcação, Kieza chuta forte de fora da área e leva perigo à meta de Marcos, mas manda para fora.
13min -GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Após boa troca de passes pela direita, Cleiton Xavier deixa Diego Souza livre parar marcar. O meia chuta forte e abre o marcador.
22min - Mariano cruza da direita para Maicon, que cabeceia rente ao travessão de Marcos.
41min - Na trave! Cleiton Xavier chuta rasteiro e acerta a trave direita de Fernando Henrique. No rebote, Ortigoza manda para fora e desperdiça o lance.
VEJA A TABELA COMPLETA
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
MAIS SOBRE O FLUMINENSE
O Fluminense, por outro lado, não conseguiu se livrar do mau momento que atravessa na temporada. O time das Laranjeiras não vence há quase dois meses (desde o dia 7 de junho) e já soma sete derrotas e três empates. Desta maneira, permanece na vice-lanterna, com 11 pontos.

O duelo desta quarta-feira também manteve o longo tabu que o Palmeiras ostenta contra o rival no Parque Antarctica. Desde 2001 que o Fluminense não soma pontos no estádio alviverde. Ao todo, foram seis vitórias consecutivas do clube paulista.

No início da partida, os anfitriões tentaram imprimir uma forte pressão sobre o time carioca, mas abusaram dos erros nos passes. O Fluminense, por sua vez, teve problemas para armar os contra-ataques, o que deixou os dois goleiros sem muita atividade.

Com o decorrer do jogo, a equipe visitante anulou todas as armas ofensivas do Palmeiras. Até que Muricy Ramalho sinalizou para Diego Souza deixar o ataque e recuar para o meio-campo, mas a mudança não surtiu efeito, e o clube da casa precisou se contentar com o empate no primeiro tempo.

"Nosso time está muito manjado no Cleiton Xavier e no Diego Souza. Eles dão os passes, assim como o Obina. Precisamos de um elemento surpresa, pois esses três jogadores estão muito marcados e isso tem que mudar", opinou o goleiro Marcos no intervalo.

Na etapa final, Muricy promoveu a entrada de Ortigoza no lugar de Souza, e deixou o time mais ofensivo. Aos 13min, Diego Souza, agora como meia, apareceu de trás e aproveitou passe de Cleiton Xavier para marcar.

Depois disso, o camisa 100 seguiu como a principal peça dos anfitriões. Mas o Fluminense foi obrigado a sair para o jogo e também criou boas chances no ataque. Com o passar do tempo, a equipe alviverde passou a priorizar a marcação e fez o suficiente para manter o resultado.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Palmeiras terminou o jogo muito mais perto de fazer o segundo gol do que de tomar o empate
BLOG DO JUCA KFOURI
No fim do confronto, a torcida mostrou grande euforia e gritou: "É Muricy!". O técnico respondeu à altura batendo no peito. "Foi muito legal, é muito bom tudo isso", respondeu o comandante antes de voltar ao vestiário.

As duas equipes voltam a campo neste fim de semana para a disputa da 16ª rodada do Brasileiro. No sábado, o Palmeiras atua novamente na Ilha do Retiro diante do Sport. Já o Fluminense tem compromisso no dia seguinte contra o Atlético-PR na Arena da Baixada.

PALMEIRAS 1 X 0 FLUMINENSE

Data: quarta-feira, 29/07/2009
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio S. Santiago (Fifa-MG) e Jair Albano Felix (MG)
Público: 16.301 torcedores
Renda: R$ 536.171,24
Cartões amarelos: Diego Souza, Wendel, Maurício Ramos, Danilo, Ortigoza (PAL); Marquinho, Dieguinho, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos, João Paulo (FLU)
Gol: Diego Souza, aos 13min do segundo tempo

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Pablo Armero; Edmílson, Pierre, Souza (Ortigoza) e Cleiton Xavier; Diego Souza e Obina (Marcão)
Técnico: Muricy Ramalho

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Edcarlos, Luiz Alberto e Dalton (Maurício); Mariano, Fabinho (Maicon), Wellington Monteiro, Marquinho, Conca e Dieguinho (João Paulo); Kieza
Técnico: Renato Gaúcho

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host