UOL Esporte Futebol
 

AE

Em partida de seis gols, o clássico pernambucano acabou na igualdade

26/07/2009 - 17h56

Em jogo eletrizante, Sport x Náutico centenário termina empatado

De Álvaro Claudino e Márcio Markman
No Recife
O duelo entre Sport e Náutico deste domingo, válido pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi digno do jogo comemorativo dos 100 anos do Clássico dos Clássicos pernambucano. Em uma partida eletrizante, as duas equipes empataram em 3 a 3, na Ilha do Retiro.

Se o jogo foi disputado e os torcedores acabaram brindados com um festival de gols, o resultado não foi bom para as duas equipes. O Náutico permanece na lanterna, com 11 pontos, graças ao empate do Fluminense com o Cruzeiro. Para o Sport, o empate valeu a permanência na zona de rebaixamento e mais uma partida em que o time desperdiça pontos dentro de casa.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
PRIMEIRO TEMPO
1min - Falta cobrada na área, Durval escora de peito e Guto quase chega na bola.
24min - Escanteio pela esquerda, Dutra cruza no primeiro pau e Igor cabeceia com perigo, para fora.
25min GOOOL!!! DO NÁUTICO!!! Jhonny rouba uma bola no campo de defesa, puxa contra-ataque e lança para Carlinhos Bala. O camisa 10 recebe, invade à área e mesmo pressionado por Igor, bate bem no canto esquerdo de Magrão.
28min - Derley recebe no meio-de-campo, avança até a entrada da área, mas chuta para fora.
38min - Elder Granja corta para o meio e cruza no meio da área. Vandinho cabeceia, mas a bola sai muito alta.
39min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Em novo escanteio pela esquerda, Dutra bate no meio da área e Fabiano sobe livre para cabecear no canto esquerdo de Gledson e empatar.
45min - Fabiano desce em velocidade e toca para Guto, livre, dentro da área. O camisa 9 chuta rasteiro e cruzado e Gledson faz defesa importante.
SEGUNDO TEMPO
2min GOOOL!!! DO NÁUTICO!!! Carlinhos Bala é derrubado por César, dentro da área, e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, Gilmar desloca Magrão e faz 2 a 1 para o Náutico.
8min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Dutra cobra falta meio da área e mais uma vez a defesa do Náutico falha. Durval sobe sozinho e cabeceia sem chances para Gledson.
22min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Sandro Goiano desce livre e cruza no segundo pau. Vandinho toca de cabeça para o meio e Guto, também de cabeça, fuzila Gledson.
24min - Fabiano recebe dentro da área, Gledson sai para fechar o ângulo e o meia chuta para fora.
28min - Após bela triangulação pela direita, Fumagalli cruza na cabeça de Fabiano, que manda no centro do gol e facilita a defesa de Gledson.
29min - GOOOL!!! DO NÁUTICO!!! Anderson Santana cruza da esquerda, Magrão corta mal e Carlinhos Bala manda de cabeça, para a meta vazia.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO FUTEBOL
Foi um primeiro tempo bem diferente do que o torcedor está acostumado a ver, principalmente em se tratando de um clássico. Em vez de um início em ritmo frenético e uma acomodação dos dois times mais para o final da etapa, o que se viu foi exatamente o contrário. O Sport ficava mais com a bola e mandava nas ações, mas não exercia uma grande pressão sobre o Náutico. O jogo era cadenciado e ninguém conseguia agredir o adversário.

O panorama só foi mudar a partir dos 20 minutos, quando o Náutico aproximou os seus jogadores de meio e ataque e passou a imprimir mais velocidade. Tanto que não demorou muito para chegar ao gol. Em uma típica jogada de contra-ataque, Jhonny lançou Carlinhos Bala, que protegeu bem a bola de Igor e fez 1 a 0.

O gol deu um novo vigor ao Alvirrubro, que passou a dominar o jogo e a se fazer mais presente ao ataque. O Sport não conseguia encaixar as jogadas de ataque, Elder Granja pouco apoiava e, na esquerda, Dutra e Guto sempre erravam o último passe. Mas, apesar do maior volume, o Náutico não conseguia ser incisivo nos lances de ataque.

O Sport voltou a tomar conta das ações a partir dos 35 minutos e foi em uma jogada de bola parada que chegou ao gol de empate. Dutra cobrou escanteio na área, Fabiano subiu praticamente livre e testou sem chances para Gledson, que substituía a Eduardo, que pediu para ser afastado, a fim de readquirir a melhor forma física e técnica.

No final da primeira etapa, O Sport quase vira a partida, em um lance em que Guto concluiu de dentro da área, mas Gledson salvou o Náutico, com uma bela defesa.

No segundo tempo, o jogo ganhou em emoção e o torcedor pode acompanhar a um festival de gols. A etapa começou com o segundo gol do Náutico. Já no primeiro lance de ataque, carlinhos Bala foi derrubado por César na área e Wagner Tardelli marcou pênalti. Na cobrança, Gilmar fez 2 a 1.

Já aos 8 minutos veio o empate do Sport. Em mais um lance em que o Náutico sentiu a ausência de dois de seus zagueiros titulares, Dutra cobrou falta na área e Durval cabeceou livre para empatar. Foi o quinto gol do zagueiro e capitão do Sport contra o Náutico.

O Sport dependia quase que exclusivamente das bolas alçadas à área para buscar o gol. E foi em mais uma jogada desse tipo que o Rubro-negro conseguiu a virada. Aos 24, Sandro Goiano, livre, lançou no segundo pau, Vandinho escorou para o meio e Guto empurrou para dentro.

O gol incendiou a Ilha do Retiro e tudo indicava que o Náutico não teria mais forças para empatar. Foi aí que o time da casa provou do próprio veneno. Anderson Santana desceu pela esquerda e cruzou para a área. Magrão cortou mal e Carlinhos Bala, com oportunismo, mandou de cabeça para o gol.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Sport 3, Náutico 3, na Ilha do Retiro, na comemoração dos 100 anos
BLOG DO JUCA KFOURI
No final do jogo, o Sport ainda teve duas boas chances para marcar, com Fumagalli e Sandro Goiano, mas falhou nas conclusões.

SPORT 3 x 3 NÁUTICO
Sport
Magrão; Igor, César e Durval; Elder Granja, Hamilton, Sandro Goiano, Fabiano e Dutra (Bruno Telles); Vandinho e Guto (Fumagalli)
Técnico: Emerson Leão

Náutico
Glédson; Galiardo (Acosta), Nilson, Vagner, Anderson Santana; Dudu Araxá (Douglas Maia), Johnny, Derley e Aílton (Juliano); Carlinhos Bala e Gilmar
Técnico: Geninho

Data: 26/07/09 (domingo)
Local: Estádio da Ilha do Retiro
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Auxiliares: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz (PE)
Cartão amarelo: César (Sport), Acosta (Náutico)
Gol: Carlinhos Bala, aos 25, Fabiano, aos 39 minutos do primeiro tempo. Gilmar, aos 2, Durval, aos 8, Guto, aos 22, Carlinhos Bala, aos 29 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host