UOL Esporte Futebol
 

Flávio Florido/UOL

Obina marcou três gols e garantiu a vitória do Palmeiras no clássico

26/07/2009 - 17h53

Obina rouba a cena com 3 gols, Palmeiras vence Corinthians e cola no topo

Carlos Padeiro
Em Presidente Prudente (SP)
A expectativa estava toda em cima de Ronaldo, que voltava ao campo onde marcou o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, recebendo até uma homenagem em Presidente Prudente. Muricy Ramalho também atraiu a atenção da imprensa ao assistir ao jogo de camarote. Mas foi Obina quem roubou a cena e ganhou destaque na vitória do Palmeiras por 3 a 0 no dérbi paulista, na tarde deste domingo, pela 14ª rodada do Brasileirão.

O camisa 28 alviverde anotou os três gols e agora entra de vez na briga pela artilharia do Campeonato Brasileiro - balançou as redes oito vezes no certame.

"O grupo se dedicou, a gente está na briga. Agora é a hora de manter os pés no chão e a humildade. A tarde foi de uma equipe aguerrida, que está de parabéns e se dedicou ao máximo para buscar o resultado", disse o herói palmeirense após a partida.

Com o triunfo no clássico, o Palmeiras soma 28 pontos e iguala a campanha do líder Atlético-MG, que perdeu em casa para o Goiás. O clube mineiro ainda é o primeiro por causa de uma vantagem no saldo de gols. Já o Corinthians permanece com 23.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min - Em cobrança de falta próxima à área, Cleiton Xavier acerta o travessão do gol corintiano
15min - Boa troca de passes no ataque corintiano. A bola chega até Jorge Henrique, que chuta de fora da área, e Marcos defende com segurança
31min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Pierre vai ao fundo pelo lado direito e cruza na área. Sem marcação, Obina mergulha e cabeceia no canto direito do gol de Felipe
35min - Edmílson aproveita sobra na meia-lua e chuta de primeira, com força. Felipe desvia para escanteio
41min - Jorge Henrique arrisca novamente da entrada da área. Dessa vez o chute vai mais forte, e Marcos espalma
SEGUNDO TEMPO
3min - Contra-ataque do Palmeiras. Diego Souza faz o passe, Obina domina e chuta cruzado. A bola saí à direita da trave
15min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Chicão derruba Cleiton Xavier na área. Obina bate duas vezes o pênalti com perfeição (a primeira cobrança não valeu) e faz 2 a 0
20min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Contra-ataque do Palmeiras: Cleiton Xavier sai na cara de Felipe e só rola para Obina tocar para o fundo da rede sem goleiro
VEJA TABELA COMPLETA
VEJA MAIS SOBRE O CORINTHIANS
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
Obina variou no repertório de gols. O primeiro foi de cabeça; o segundo, em uma cobrança de pênalti, e o terceiro com um leve toque na bola sem goleiro.

"O gol mais legal? Foi o gol de cabeça, pois tive que me antecipar ao Chicão. Na pressão do pênalti fica complicado, marquei dois e um valeu", disse Obina, lembrando que teve que bater duas vezes o pênalti no lance do segundo gol do Palmeiras.

Se a estrela de Obina brilhou em Presidente Prudente, a de Ronaldo ficou bastante ofuscada. O atacante corintiano ficou em campo por menos de 20min. O Fenômeno machucou o braço e foi substituído quando o resultado ainda era 0 a 0.

O jogo
Pela primeira vez sob a influência de Muricy Ramalho, a comissão técnica palmeirense optou por uma formação com três volantes. Cauteloso, o time alviverde entrou em campo com Pierre, Edmílson, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza no meio-campo, e Obina isolado no ataque.

A primeira boa oportunidade de gol saiu em um lance de bola parada. Cleiton Xavier acertou o travessão do gol corintiano em uma cobrança de falta logo aos 8min.

O goleiro Marcos teve de trabalhar aos 15min, quando Jorge Henrique chutou da entrada da área. O veterano de 36 anos defendeu com segurança.

Quatro minutos depois, Ronaldo deixou o campo. Mano Menezes preferiu mudar o esquema tático: saiu o centroavante para a entrada do volante Moradei.

A partir daí, o time de Parque São Jorge perdeu sua força ofensiva e viu o rival abrir o placar aos 31min. Pierre foi ao fundo pela direita e cruzou na área. Obina mergulhou e cabeceou sem chances de defesa para Felipe.

"Procurei me movimentar dentro da área para fazer o gol. Tivemos uma primeira chance no início com o Cleiton [Xavier]. No segundo lance consegui fazer o gol", celebrou o goleador.

"Foi uma falha nossa, do grupo todo, deixamos cruzar e isso não pode acontecer", lamentou o corintiano Chicão.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Jorginho entre Palmeiras para Muricy dividindo a liderança
BLOG DO JUCA KFOURI
"O Corinthians precisa acertar mais os passes. Também temos de sair mais rápido no contra-ataque. Não estamos conseguindo chegar ao ataque", analisou Douglas, camisa 10 alvinegro.

Na etapa final, o Palmeiras tomou conta de vez do confronto. Obina levou perigo ao gol de Felipe logo aos 3min, porém errou o alvo.

Aos 13min, Chicão derrubou Cleiton Xavier na área, e o árbitro assinalou pênalti. Obina foi obrigado a bater duas vezes, já que na primeira tentativa houve invasão, e fez 2 a 0.

Aos 20min, Cleiton Xavier puxou o contra-ataque e, na saída de Felipe do gol, só rolou para o astro do clássico tocar para o fundo do gol e fechar o marcador: 3 a 0.

CORINTHIANS 0 X 3 PALMEIRAS

CORINTHIANS
Felipe; Diogo (Alessandro), Chicão, William e Diego (Marcinho); Jucilei, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo (Moradei) e Dentinho
Técnico: Mano Menezes

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmilson (Sandro Silva), Souza (Marcão), Cleiton Xavier (Deyvid Sacconi) e Diego Souza; Obina
Técnico: Jorginho

Data: 26/07/2009 (domingo)
Local: Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Assistentes: Ednilson Corona e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos SP)
Público: 29.977
Renda: R$ 867.035,00
Cartões amarelos: Diego (C), Alessandro (C), Elias (C); Edmílson (P), Armero (P), Maurício Ramos (P), Obina (P)
Cartão vermelho: Alessandro (C)
Gol: Obina, aos 31min do primeiro tempo; Obina, aos 15min e aos 20min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host