UOL Esporte Futebol
 

Thiago Bernardes/UOL

Dentinho marcou um belo gol e homenageou seu ex-companheiro Lulinha

23/07/2009 - 22h58

Felipe salva, Corinthians bate Vitória e sobe antes de clássico contra Palmeiras

Alexandre Sinato
Em São Paulo
Em noite de Felipe, o Corinthians passou no primeiro teste após perder André Santos e Cristian. Com um bom começo e um final tomando muitos sustos, o time alvinegro levou a melhor no confronto direto com o Vitória, triunfou por 2 a 1 e, de quebra, alcançou pela primeira vez o G-4 do Brasileiro. Mais que isso, manteve o embalo (três vitórias seguidas) antes do clássico diante do rival Palmeiras, no próximo domingo.

Dentinho e Jean anotaram os gols alvinegros no primeiro tempo, mas o principal responsável pelo resultado foi Felipe. Assim como aconteceu diante do Cruzeiro na rodada passada, o goleiro fez defesas difíceis e ajudou a conter o ímpeto do Vitória, principalmente no segundo tempo. Apodi descontou.

"Estou feliz por estar atuando bem. Com certeza estou na minha melhor forma física e técnica. Agora é continuar trabalhando e falando pouco, pois as coisas estão dando certo", vibrou o camisa 1, ouvindo gritos de "Fica, Felipe" por parte de alguns torcedores.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
8min - Após toque de letra de Ronaldo, Morais ajeita para Elias, que bate com força da entrada da área. Viáfara tem dificuldade, mas faz a defesa parcial.
10min - Dentinho arrisca da intermediária e Viáfara se estica todo para fazer o desvio.
16min - Ronaldo escorrega em cobrança de falta e, no contra-ataque, Roger aparece com perigo. Ele chuta no canto esquerdo e Felipe faz difícil defesa.
21min - GOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! De esquerda, Ronaldo enfia a bola para Dentinho na área. O atacante domina e bate bonito, com força, para abrir o placar.
29min - Leandro Domingues recebe em cobrança de falta ensaiada e dispara com força a poucos metros de Felipe, que faz grande defesa.
30min - GOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Douglas dá belo lançamento para Jean, dentro da área, finalizar com categoria no canto direito para fazer 2 a 0.
42min - GOOOOOOLLLLL DO VITÓRIA!!! Apodi arranca em velocidade pelo meio, recebe passe preciso e bate na saída de Felipe para descontar.
SEGUNDO TEMPO
6min - Chicão cobra falta na direção de Viáfara, que dá rebote. Na sequência, o goleiro tira a bola dos pés de Ronaldo.
21min - Leandro enfia na esquerda para Willian. O atacante bate de primeira e assusta Felipe.
30min - O árbitro marca recuo de Felipe. Na cobrança, Leandro Domingues chuta direto e Felipe faz difícil defesa no canto superior esquerdo.
33min - Roger recebe cruzamento rasteiro na área, sem marcação, mas para em ótima defesa de Felipe, que usa a perna para salvar o Corinthians.
45min - Elias recebe de Jucilei e bate de primeira, com força. Viáfara, porém, faz ótima defesa e evita o terceiro gol.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS DO CORINTHIANS
MAIS SOBRE O VITÓRIA
Com a vitória, o Corinthians chegou aos 23 pontos e assumiu o quarto lugar, sua melhor colocação em 13 rodadas. Para isso, passou o Barueri e o próprio Vitória na classificação: a equipe baiana permaneceu com 21 pontos.

Por ser o primeiro jogo do Corinthians após as vendas de André Santos e Cristian, um certo temor da torcida quanto ao rendimento do time pairou antes do apito inicial. Para piorar, Alessandro e William, por questões físicas, não foram sequer relacionados. Jorge Henrique, gripado, ficou no banco. Motivos de sobra para justificar a desconfiança, dissipada quando a bola rolou.

O time de Mano Menezes teve o domínio territorial no primeiro tempo, em parte devido à aposta do Vitória de explorar as jogadas em velocidades. Nem por isso, contudo, a partida começou fácil para os anfitriões. Com boas defesas, Felipe parou duas bolas difíceis e uma terceira perigosa.

Viáfara também teve trabalho no gol rubro-negro em dois disparos de longe. Nos chutes de perto, porém, a vantagem foi do ataque corintiano. Aos 21min, Dentinho recebeu belo passe de Ronaldo, dominou e bateu: 1 a 0. Nove minutos mais tarde, Douglas deu a assistência para Jean, na cara do gol, ampliar.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"E o Corinthians, aos trancos e barrancos, já está em quarto lugar"
BLOG DO JUCA KFOURI
Tudo perfeito para o Corinthians não fosse por novo vacilo defensivo. Apodi arrancou pelo meio aos 42min e, desta vez, superou Felipe com toque preciso para diminuir. Mano reclamou de suposta inversão de falta no lance, protestando contra o árbitro Nielson Dias.

Depois do intervalo, o cenário se modificou. O Vitória partiu para cima e sufocou o Corinthians. O time baiano mandou em quase todo o segundo tempo em busca do empate. Do jeito que pôde, a equipe alvinegra foi se segurando. Na frente, Jorge Henrique entrou no lugar de Morais para tentar o terceiro gol.

Mas o destaque mesmo foi Felipe. Assim como no primeiro tempo, o goleiro corintiano fez defesas complicadas. Fragilizada, a defesa corintiana tomou seguidos sustos. Ronaldo e Elias quase fizeram o terceiro no fim do jogo. Viáfara impediu o placar maior, mas não a subida do Corinthians na classificação.

CORINTHIANS 2 X 1 VITÓRIA

Corinthians
Felipe; Diogo, Chicão, Jean e Diego; Jucilei, Elias, Morais (Jorge Henrique) e Douglas (Moradei); Dentinho (Marcinho) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Vitória
Viáfara; Wallace, Anderson Martins e Victor Ramos; Apodi (Ramon), Uelliton, Magal (Itacaré), Leandro Domingues e Leandro; Willian (Bida) e Roger
Técnico: Paulo César Carpegiani

Data: 23/07/2009 (quinta-feira)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Público: 23.600 pagantes (total de 24.912)
Renda: R$ 790.364,50
Cartões amarelos: Elias, Dentinho, Felipe (COR); Magal, Wallace, Victor Ramos, Anderson Martins (VIT)
Gols: Dentinho, aos 21min, Jean, aos 30min, e Apodi, aos 42min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host