UOL Esporte Futebol
 

AE

Com gol de Ferdinando, o Avaí passou pelo Grêmio em casa

22/07/2009 - 21h29

Grêmio sofre 1 a 0 do Avaí e segue sem vencer fora no Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Ainda não foi desta vez que o Grêmio conseguiu sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Jogando em Florianópolis, a equipe perdeu por 1 a 0 do Avaí, em jogo pela 13ª rodada. Até agora, o time gaúcho registra cinco derrotas e um empate em seis apresentações longe de casa.

No confronto do estádio da Ressacada, a equipe gremista chegou a ficar a última meia hora com um jogador a mais em campo, mas ainda assim não aproveitou para, sequer, empatar.

Enquanto o Grêmio parou nos 18 pontos e não conseguiu a sonhada aproximação ao G-4, o Avaí, que vinha de duas vitórias fora e escapara da zona de rebaixamento, manteve a boa fase, ganhou em casa pela segunda vez neste Brasileirão, subiu para 16 pontos e avançou a uma zona intermediária da tabela.

Com sua entusiasmada torcida lotando o espaço a ela reservado o time gremista começou a partida se sentindo em casa e tomou a iniciativa, tentando impor sufoco ao Avaí.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
18min - Souza levanta para a área, Maxi López gira na pequena área e manda para defesa de Eduardo, com o peito.
19min - Willian recebe de Marquinhos na grande área e fica na cara do goleiro Victor, que consegue evitar o gol.
29min - Falta frontal, Marquinhos bate bem e Victor salva mandando a escanteio.
41min - A bola bate no árbitro e se oferece para Marquinhos, que chuta com força, mas erra a meta.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOLLL DO AVAÍ!!!
Falta frontal e Ferdinando bate com muita força no canto direito de Victor.
21min - Após jogada de Tcheco, Adilson mata no peito e manda a bomba. Eduardo Martini manda para escanteio.
48min - Souza manda de fora da área, o goleiro dá rebote, mas ninguém aproveita.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
PÁGINA DO AVAÍ
TABELA DO BRASILEIRÃO
A equipe catarinense tinha dificuldades para sair de sua metade de campo, mas nas poucas oportunidades em que organizava um contra-ataque conseguia levar perigo, como aos 19min, quando Willian ficou na cara de Victor, que fez ótima defesa.

A correria inicial que o Grêmio impusera foi, aos poucos diminuindo, e o jogo foi para o final do primeiro tempo num ritmo mais lento e com o confronto em equilíbrio. No Intervalo, o goleiro gremista Victor admitiu as dificuldades e disse que "o time deles impôs uma forte marcação e o placar está justo".

Os dois times voltaram para a segunda etapa com as mesmas formações e o treinador Silas pediu aos jogadores do Avaí continuidade: "Que mantenham o bom ritmo e continuem insistindo".

E o time atendeu o pedido, insistiu ofensivamente e abriu o placar aos 3min, num chute de Ferdinando em cobrança de falta. Um gol que assustou o Grêmio, pois o time se desestruturou e ao invés de conseguir ir atrás da reação, passou a errar passes infantis.

Os jogadores gremistas se mostravam nervosos, reclamavam muito da arbitragem, especialmente o atacante Herrera. O técnico Paulo Autuori notou o descontrole do avante e o substituiu por Jonas.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"O Avaí presenteou sua gente com bela vitória em casa"
BLOG DO JUCA KFOURI
Mas, aos 17, quem acabou reebendo cartão vermelho foi um jogador do Avaí, Ferdinando, deixando seu time com um a menos, para tentar segurar a vantagem. A missão era facilitada pela pressa dos adversários, que não conseguiam criar com objetividade e inteligência.

O Grêmio seguiu com sua pressão desordenada até o final, sem fazer por merecer o empate, e manteve assim sua péssima trajetória em jogos longe de Porto Alegre, onde o aproveitamento é de apenas 5,6%.

AVAÍ 1x0 GRÊMIO

Avaí
Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Luiz Ricardo, Ferdinando, Fernando Bob, Marquinhos (Caio) e Eltinho; Muriqui (Marcos Vinícius) e Willian (Roberto)
Técnico: Silas

Grêmio
Victor; Mário Fernandes (Joílson), Léo, Rever e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco (Maylson) e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Data: 22/07/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Fernando Bob, Marquinhos (Avaí); Fábio Santos, Souza, Túlio, Maxi López, Réver, Herrera, Léo (Grêmio)
Cartões vermelhos: Ferdinando (Avaí)
Gols: Ferdinando (aos 3min do 2º tempo)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host