UOL Esporte Futebol
 
20/07/2009 - 17h38

Observados no Mineirão, André Santos e Cristian trocam Corinthians por Fenerbahce

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
André Santos e Cristian não são mais jogadores do Corinthians e estão a caminho do Fenerbahce. Depois de o clube turco anunciar o acordo, os paulistas confirmaram a negociação de dois dos destaques do clube nos últimos meses.

BLOG DO NETO
Juca
"O Corinthians acaba de negociar os direitos federativos de André Santos e Cristian para o Fenerbahce, da Turquia"
LEIA MAIS NO BLOG DO NETO
MOVIMENTAÇÕES DO MERCADO
EQUIPE ACERTOU NAS VENDAS?
Resta apenas o acerto de detalhes burocráticos entre jogadores e Fenerbahce, além da realização de exames médicos. A negociação começou há cerca de dez dias e foi mantida sob sigilo. Empresário de ambos, Carlos Leite conduziu as conversas. Nesta segunda-feira, a oferta oficial chegou ao Parque São Jorge.

"Na semana passada eu disse aos representantes do Fenerbahce que havia dois jogadores para as posições que eles estavam procurando, aí eles foram ontem [domingo] ao Mineirão para ver o jogo [contra o Cruzeiro]. Os valores com os jogadores já estão acordados, faltam apenas algumas besteiras", disse Leite ao UOL Esporte.

Segundo a reportagem apurou, o Fenerbahce desembolsará aproximadamente 5,5 milhões de euros por André Santos e 7,5 milhões de euros por Cristian (mais a bonificação para os jogadores). Como o Corinthians tem direito a 37,5% dos direitos do lateral-esquerdo e a 33% do volante, o clube deve ficar com quase 5 milhões de euros no total (cerca de R$ 13 milhões).

RUMO AO FUTEBOL DA TURQUIA
Almeida Rocha/Folha Imagem
André Santos ficou ainda mais valorizado após se tornar titular da seleção de Dunga
Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Cristian se tornou titular assim que chegou ao Corinthians e era um dos líderes do time
"O Fenerbahce chegou a um acordo com o Corinthians para a contratação dos 'superstars' André Santos e Cristian Oliveira. Detalhes sobre a apresentação oficial serão divulgados mais tarde", diz a página oficial do clube turco.

"Desde já, o Corinthians faz questão de agradecer aos dois jogadores pela dedicação, empenho e profissionalismo com que defenderam as cores do clube no período em que aqui estiveram", divulgou a diretoria corintiana.

André Santos e Cristian eram alguns dos principais nomes do time e já eram sondados por clubes do futebol europeu. O primeiro já era alvo de especulação na temporada passada, mas ganhou ainda mais destaque depois de ser titular da seleção brasileira na Copa das Confederações.

Cristian, por sua vez, era homem de confiança de Mano Menezes e fundamental para o esquema da equipe. Titular desde que chegou ao Parque São Jorge, era considerado um dos líderes do Corinthians em campo.

André Santos estava perto de completar 100 jogos com a camisa alvinegra. Ele defendeu a equipe em 98 partidas e fez 25 gols. Já Cristian chegou depois ao Parque São Jorge: disputou 51 partidas e anotou oito gols.

Ambos foram campeões do Paulista e da Copa do Brasil neste ano, além de terem participado da campanha vitoriosa na Série B de 2008. André Santos ainda foi vice-campeão da Copa do Brasil do ano passado. Sem eles, o Corinthians precisará correr atrás de reforços para o centenário.

"André Santos e Cristian são jogadores do mais alto nível, e serão recebidos com muito carinho por nós brasileiros e por todos no Fenerbahce. Faremos de tudo para facilitar ao máximo a adaptação deles e das famílias, e tenho certeza de que em muito pouco tempo eles estarão prontos pra mostrar toda a qualidade do futebol que apresentaram no Corinthians".
DRACENA ELOGIA REFORÇOS
Sylvinho, formado no Parque São Jorge, é um dos nomes preferidos da diretoria para reforçar a lateral esquerda. Atualmente, Mano Menezes não tem nenhum jogador da posição à disposição. Wellington Saci foi emprestado ao Atlético-MG, Marcelo Oliveira (que atua improvisado) está a caminho do Dynamo de Kiev e Bruno Bertucci serve a seleção brasileira sub-20.

No meio-campo, Mano Menezes logo terá Edu, ex-Valencia e Arsenal, à disposição. Moradei e Jucilei também foram contratados durante esta temporada. Elias, outro titular do setor, é outro cotado a deixar o Corinthians nesta janela de transferências.

*Atualizada às 21h04

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host