UOL Esporte Futebol
 

 Maurício Val/VIPCOMM/Divulgação

Empate no Maracanã não foi bom para nenhuma das equipes

19/07/2009 - 20h28

Flamengo busca o empate duas vezes contra o Botafogo: 2 a 2

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Não tem jeito. Um clássico entre Flamengo e Botafogo tem quase sempre o mesmo desfecho: os alvinegros ficam na frente do marcador até o final do jogo, mas os rubro-negros empatam. E foi assim o encontro deste domingo, no Maracanã, no compromisso válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro: 2 a 2. Com isso, a equipe do técnico Ney Franco não conseguiu sair da zona de rebaixamento. Para o Botafogo marcaram Alessandro e Renato, um em cada tempo, enquanto que Adriano, pela primeira vez com a camisa 10, e Emerson, aos 43 do segundo tempo, empatou. O resultado deixa o Alvinegro na 17ª colocação, com 11 pontos. Já o Rubro-Negro chegou aos 16, na décima posição.

O empate deste domingo também marcou o reencontro entre os dois rivais do Rio, no primeiro depois da decisão do último Estadual, quando o Flamengo de Cuca levou a melhor sobre o Botafogo de Ney Franco. Em vantagem duas vezes no duelo, o Bota assim perdeu a oportunidade de se "vingar" do revés do primeiro semestre.

Na próxima rodada, a 13ª da competição nacional, o Rubro-Negro terá pela frente a surpreendente equipe do Barueri, às 19h30, na quarta-feira, também no Maracanã. Já os alvinegros, ainda na quarta, irão até o Estádio dos Aflitos, em Recife, pegar o Náutico.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
15min - Após cobrança de falta pela direita, Zé Roberto perde grande chance ao acertar a bola com o ombro. A bola passa por cima do travessão de Castillo.
22min - Contra-ataque do Botafogo. Victor Simões é lançado pela esquerda de ataque, recebe uma bola pelo alto na diagonal da grande área e acerta um belo chute, de primeira, no travessão de Bruno.
34min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - uninho cobra falta com violência no canto esquerdo de Bruno. O camisa 1 do Flamengo espalma e a bola sobra para Alessandro, em posição irregular, marcar.
40min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Cobrança de falta pela esquerda de ataque do Flamengo. Adriano, livre de marcação, sobe sozinho e acerta, de cabeça, o cantinh direito de Castillo.
SEGUNDO TEMPO
17min - Juninho, novamente em cobrança de falta, acerta o canto de Bruno, que defende com muita dificuldade.
19min - Agora foi a vez de Adriano dar o troco. Depois do cruzamento de Fierro pela direita, o Imperador chuta cruzado e leva muito perigo ao gol do Botafogo.
26min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - Cobrança de escanteio pela direita de ataque do Botafogo. Lucio Flavio manda para área e Renato, de cabeça, coloca o Alvinegro de novo em vantagem .
43min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Emerson disputa a bola com dois marcadores e consegue ficar com ela. Sheik toca com muita categoria, de fora da área, no canto esquerdo do camisa 1 alvinegro.
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
Equilíbrio:
O primeiro tempo começou chato, amarrado e até ruim tecnicamente. A superioridade do Flamengo até os 18 minutos deveu-se à má organização e distribuição em campo por parte do Botafogo. Enquanto os rubro-negros passaram boa parte do tempo com a bola nos pés, e, consequentemente, rondando mais a área rival, a equipe do técnico Ney Franco teimou em errar passes em demasia. A dupla de ataque formada por Victor Simões e André Lima irritou mais do que agradou. Mas isso não quis dizer que o Flamengo era quem estava em uma noite inspirada, muito pelo contrário.

Aos 15, o meia Zé Roberto perdeu a primeira grande chance do clássico ao desviar, de cabeça, para fora uma falta cobrada da direita por Kleberson. No entanto, tranqüilo em campo, o Flamengo começou a ser pressionado pelo Botafogo em seu campo de defesa. Aí os papéis se inverteram. Aos 18, aos 20 e aos 22 minutos, o Alvinegro criou as oportunidades mais claras e, em uma delas, até mandou uma bola no travessão por intermédio de Victor Simões.

E a pressão deu resultado. Depois de um gol anulado marcado por André Lima, a arbitragem assinalou falta de Victor Simões em Aírton, e uma pedrada de Juninho em cobrança de falta, saiu dos pés do capitão do Glorioso a jogada que originou o gol. Aos 34, Juninho cobrou rasteiro, Bruno defendeu com dificuldades e a bola sobrou para o lateral-direito Alessandro, que, em posição irregular, estufou a rede do Flamengo. A torcida rubro-negra esboçou as primeiras vaias à equipe, principalmente depois de suportar os inúmeros erros de passes no meio-de-campo.

Mas seis minutos, em uma jogada errada do goleiro do Botafogo, que deixou a sua área para fazer falta em Emerson sem necessidade, o Flamengo chegou ao empate. Falta cobrada pelo alto, já na linha de fundo, para a cabeçada certeira de Adriano no cantinho esquerdo de Castillo. Foi o primeiro gol do Imperador com a camisa 10, que agora tem seis no Brasileirão e começa a brigar pela artilharia.

Renato salva:
Para a etapa final as duas equipes conseguiram diminuir os erros do primeiro tempo. Com isso, mais bem organizados taticamente, o clássico ganhou em movimentação e perdeu em chances de gols. Tanto que a partida ficou mais concentrada no perde-e-ganha no meio-de-campo, com o árbitro tendo de aplicar alguns cartões amarelos aos atletas. Dos dois lados os cruzamentos da intermediária foram as jogadas escolhidas para tentar superar as barreiras à frente das áreas.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Clássico equilibrado no Maracanã, com 29.500 pagantes.
BLOG DO JUCA KFOURI
Aos 17, Juninho mais uma vez deu um susto na torcida do Flamengo. Ele voltou a cobrar falta com violência e o goleiro Bruno, que só viu a bola depois dela ter passado pela barreira, defendeu meio que no susto. Dois minutos depois foi a vez de Adriano dar o troco. Fierro desceu pela direita e cruzou quase sem espaço. O camisa 10 deixou a bola quicar e emendou de canhota, mas a bola passou cruzada pelo goleiro do Botafogo, mas também passou pelo atacante Emerson, que se esticou todo e não conseguiu toca-la para dentro. Com o Rubro-Negro melhor naquele momento, o Alvinegro encontrou nos pés de Lucio Flavio a chance de voltar à frente do marcador. Aos 25, ele cobrou falta com categoria e Bruno mandou para escanteio.

Na cobrança, na sequência da jogada, o camisa 10 do Botafogo mandou na cabeça do meia Renato, que se desmarcou e acertou o canto direito de Bruno, que só pulou mesmo para sair na foto. Em vantagem no marcador, o Botafogo passou a tomar medidas defensivas a fim de não vacilar novamente diante do rival. No entanto, não adiantou muito. Com a torcida pegando no pé de seus jogadores, coube a Emerson salvar a pele rubro-negra. Aos 43, depois de trombar com dois marcadores, o Sheik bateu com muita categoria no canto direito de Castillo. No fim das contas, os flamenguistas deixaram o Maracanã mais felizes que os alvinegros.

FLAMENGO 2 x 2 BOTAFOGO:

Flamengo: Bruno, Wellinton (Camacho), Fabrício e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Aírton (Maxi), Kleberson, Zé Roberto (Fierro) e Everton; Emerson e Adriano
Técnico: Cuca

Botafogo: Castillo, Emerson (Renato) (Reinaldo), Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Thiaguinho (Wellington), Lucio Flavio e Batista; Victor Simões e André Lima
Técnico: Ney Franco

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/07/2009 (domingo)
Árbitro: Péricles Baços (RJ)
Auxiliares: Lilian Fernades (RJ) e Dibert Pedrosa (RJ)
Cartões amarelos: Castillo, Eduardo, Thiaguinho, Victor Simões (BOT), Wellinton, Fabrício, Fierro e Everton (FLA)
Cartão vermelho: Alessandro (BOT)
Gol: Alessandro (BOT), aos 34 minutos, e Adriano (FLA), aos 40 do primeiro tempo; Renato (BOT), aos 27, Emerson (FLA), aos 43 do segundo
Público: 29.508 pagantes
Renda: R$ 499.403,00

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host