UOL Esporte Futebol
 

César Greco/Foto Arena/AE

Atacante alcançou liderança da lista de artilheiros do campeonato

19/07/2009 - 20h21

Val Baiano faz quatro, Barueri goleia e afunda o Náutico na Série A

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Val Baiano vai conseguindo fazer com que a torcida do Barueri esqueça o atacante Pedrão, negociado com o futebol árabe. O atacante fez os quatro gols da tranquila goleada sobre o Náutico por 4 a 0, na noite deste domingo, na Arena Barueri. Com isso, o time paulista cola no G-4 do Campeonato Brasileiro e, de quebra, afunda ainda mais o rival, que aparece na lanterna.

O resultado, aliás, mostra o momento vivido pelos dois times. A equipe comandada por Estevam Soares subiu para 21 pontos e só não está entre os quatro melhores por causa dos critérios de desempate --o Vitória está em quarto lugar. Com o resultado deste domingo, acumula nove partidas de invencibilidade e é dono do ataque mais positivo (28). O atacante Val Baiano soma oito gols e já divide a artilharia com Felipe (Goiás) e Roger (Vitória).

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
17min - GOOOL DO BARUERI!!! Fernandinho faz grande jogada, entra na área e chuta. A bola explode na trave e volta nos pés de Val Baiano. O atacante finaliza, mas Asprilla corta com mão e acaba sendo expulso. Pênalti. O próprio Val Baiano bate e marca. 1 a 0.
33min Fernandinho acerta uma belo chute da entrada da área. Atento, Eduardo faz uma difícil defesa e evita o segundo dos donos da casa.
39min - GOOOL DO BARUERI!!! FRanciscatti faz bela jogada pela direita e cruza com perfeição para Val Baiano, que cabeceia e faz seu segundo gol na partida.
SEGUNDO TEMPO
16min - Fernandinho, um dos melhores em campo, faz outra grande jogada pela direita e cruza para a área. Sozinho, Val Baiano tenta dar uma bicicleta, mas erra feio e desperdiça a chance fazer o terceiro.
26min - GOOOL DO BARUERI!!! Val Baiano cobra pênalti com perfeição e faz seu gol na noite.
32min - GOOOL DO BARUERI!!! Em uma noite inspirada, Val Baiano mostra oportunismo e, após desvio da zaga, coloca para dentro e faz seu oitavo gol na Série A.
NOTÍCIAS DO BARUERI
NOTÍCIAS DO NÁUTICO
PÁGINA DO BRASILEIRO
Por outro lado, o Náutico atravessa uma situação complicada. Contabiliza nove partidas sem uma vitória sequer. Seu último resultado positivo ocorreu no dia 24 de maio (3 a 2 sobre o Atlético-PR). De lá para cá, demitiu Waldemar Lemos e Márcio Bittencourt. Geninho entrou e ainda não venceu. Com isso, aparece na lanterna, com apenas nove pontos.

Aliás, esse desespero do Náutico para colocar ponta final nesse jejum de vitórias atrapalhou, e muito, a equipe. Mostrou-se nervoso desde o início. Tinha dificuldades para atacar e dava espaços para as principais peças do rival. E pior: o adversário soube aproveitar essa instabilidade do time pernambucano. O Barueri tomou a iniciativa e não demorou para abrir o marcador.

Aos 17min do primeiro tempo, Fernandinho, um dos principais nomes dos donos da casa, acertou um chute na trave. No rebote, Val Baiano bateu para o gol, mas o zagueiro Asprilla evitou o tento. Com a mão. Além de expulso, viu sua equipe sofrer o primeiro, num pênalti convertido pelo próprio camisa 9. Foi uma espécie balde de água fria nos visitantes. O técnico Geninho não conseguiu motivar seus comandados.

Não bastasse isso, o Barueri pressionava em busca do segundo gol. E conseguiu ainda na etapa inicial. Aos 39min, Val Baiano aproveitou cruzamento de Franciscatti e ampliou. "Podemos aproveitar esse nervosismo deles. Agora virão para cima e temos todo o espaço para fazer mais gols", planejava Val Baiano.

E foi justamente o que aconteceu. Mesmo com um a menos em campo, o Náutico tentou diminuir o prejuízo. Mas sua equipe não estava inspirada, diferentemente do que aconteceu com a dupla de ataque ofensiva do Barueri. Fernandinho não dava sossego para a zaga rival. Aos 16min, por exemplo, rolou para Val Baiano. O atacante quis fazer um gol de craque, mas acabou falhando feio na finalização.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Grêmio Barueri passou fácil, em casa, pelo lanterna Náutico: 4 a 0.
BLOG DO JUCA KFOURI
Apesar disso, o atacante não se intimidou e mostrou que estava numa noite inspirada. Aos 26min, Thiago Humberto foi derrubado dentro da área. Outro pênalti. Val Baiano bateu e fez seu terceiro no confronto. Seis minutos depois, mostrou oportunismo e selou a vitória do time paulista, que volta a jogar na próxima quarta-feira, diante do Flamengo, no Rio. No mesmo dia, o Náutico pega o Botafogo, no Recife.

GRÊMIO BARUERI 4 X 0 NÁUTICO

Grêmio Barueri
Renê; Franciscatti, Diego, André Luiz e Bruno; Márcio, Xandão (Daniel Marques), João Vitor (Otacílio Neto) e Thiago Humberto; Fernandinho (Emiliano) e Val Baiano
Técnico: Estevam Soares

Náutico
Eduardo; Vagner Silva, Gladstone, Asprilla e Sidny (Eduardo Erê); Galiardo, Dinda (Juliano), Derley e Jhonny, Gilmar e Carlinhos Bala.
Técnico: Geninho

Data: 19/07/2009 (domingo)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Arbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Xandão e Diego (Barueri); Gladstone e Eduardo Erê (Náutico)
Cartão vermelho: Asprilla (Náutico)
Gols: Val Baiano, aos 19min e aos 40min do primeiro tempo. Val Baiano, aos 26min e aos 32min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host