UOL Esporte Futebol
 

Lucas Uebel/AE

Souza comemora; meia marcou um dos gols da virada por 2 a 1 sobre o Colorado

19/07/2009 - 17h57

De virada, Grêmio faz 2 a 1 e vence o Gre-Nal do centenário

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Neste domingo, 19 de julho, os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional, celebraram os cem anos do clássico Gre-Nal. E não faltou emoção na vitória azul, por 2 a 1, de virada, no Olímpico. Além de conseguir um importante resultado na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe pôs fim a um longo jejum contra o rival, que perdurava à sete partidas, desde 2007.

Nilmar fez o seu sexto gol em 12 clássicos disputados. Souza, por sua vez, marcou o 500º gol gremista em Gre-Nais, e Maxi López, que fechou o placar, fez seu primeiro. "Aqui o Grêmio nunca perde", comemorou o centroavante argentino.

O 2 a 1 deste domingo, complica o Inter na briga pela liderança. Parado nos 23 pontos, o clube cai para a terceira colocação. Já o Grêmio sobe para 18 pontos e fica em sexto.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
9min - Tcheco serve Fábio Santos, na entrada da área, mas o chute rasteiro para nas mãos de Lauro.
24min - GOOOLLL DO INTER!!!
Andrezinho puxa o contra-ataque e lança Nilmar. Souza falha e deixa o centroavante livre para colocar de canhota por cima do goleiro.
35min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Falta frontal, Souza cobra com perfeição, no ângulo direito.
41min - D'Alessandro recebe na frente da área, dá uma bomba rasteira e Victor defende em dois tempos no canto esquerdo.
SEGUNDO TEMPO
2min - Escanteio da esquerda, Réver se antecipa ao goleiro e cabeceia à direita da meta.
24min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Souza cobra escanteio, a bola fica com Réver, que chuta no peito de Guiñazu e a bola sobra para Maxi completar de cabeça.
32min - Maxi disputa com Índio e serve Herrera, que chuta cruzado, no poste.
LEIA MAIS SOBRE O INTER
LEIA MAIS DO GRÊMIO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Nesta temporada foi o quarto encontro entre os rivais, sendo que nos outros três houve vitória vermelha. No histórico do duelo, foram 377 partidas, 141 triunfos do Inter, 119 do Grêmio, e 117 empates.

Se dentro de campo o início do confronto era truncado, nas arquibancadas as torcidas faziam muita festa. Com ataques mais bem elaborados, o Grêmio arriscava com chutes de longe, mas o goleiro Lauro mostrava segurança.

O jogo era limpo e equilibrado, com os anfitriões pressionando mais. No entanto, num contra-ataque rápido puxado por Andrezinho, aos 24min, Souza tentou cortar o passe e falhou feio, deixando Nilmar livre na área, para chutar fora do alcance de Victor: 1 a 0.

O Tricolor tinha mais posse de bola, mas não conseguia passar pela defesa adversária, que contava com um inspirado Sorondo. E se com a bola rolando estava complicado, o empate só poderia vir numa falta. Aos 35, Souza teve a chance de se redimir, e numa cobrança precisa, no ângulo direito, fez 1 a 1, placar justo para o primeiro tempo.

No intervalo o meia Souza reclamava da arbitragem para justificar o erro no gol colorado. "O Nilmar colocou a mão nas minhas costas e empurrou. O Guiñazu fez cinco faltas, tem que rever isso", criticou. Já o atacante pedia atenção para evitar as faltas. "Não tem bola perdida, ele achou que eu ia desistir e consegui o gol. O time está bem encaixado, é só ter cuidado na bola parada, que é o ponto forte deles", analisou.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Mosqueteiro gaúcho, enfim, voltava a ganhar um Gre-Nal.
BLOG DO JUCA KFOURI
A superioridade seguia com o Grêmio na etapa complementar. Réver, aos 2, quase virou o jogo numa cabeçada que acabou indo para fora. Com defesas sólidas, as chances eram raras. E mais uma vez a bola parada foi decisiva. Aos 24 Souza cobrou escanteio da direita, e depois de confusão na área a bola sobrou para Maxi, quase dentro do gol, que só teve o trabalho de empurrar de cabeça para virar o placar: 2 a 1.

O gol abalou o Inter, que tentava atacar que qualquer forma e dava espaços para o contragolpe. O Grêmio administrava bem o resultado e parecia mais perto de ampliar. Herrera, aos 32, acertou o poste. Mas ninguém conseguiu colocar a bola nas redes e o triunfo gremista se confirmou.

GRÊMIO 2 X 1 INTERNACIONAL

Grêmio
Victor; Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Internacional
Lauro; Bolívar (Danilo), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazu, D´Alessandro e Andrezinho (Giuliano); Taison (Alecsandro) e Nilmar
Técnico: Tite

Data: 19/7/2009 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e José Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Guiñazu, Taison (Inter); Tcheco (Grêmio)
Gols: Nilmar, aos 25min; Souza, aos 35min do primeiro tempo. Maxi López, aos 24min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host