UOL Esporte Futebol
 

Jorge Araujo/Folha Imagem

Atacante fez os gols da vitória do São Paulo sobre o Santos por 2 a 1

19/07/2009 - 17h53

Washington desencanta, São Paulo vence e amplia crise no Santos

Alexandre Sinato e Bruno Thadeu
Em São Paulo
São Paulo e Santos entraram para o clássico no Morumbi dispostos a tentar amenizar a fase nebulosa que atormenta as equipes. A tarefa de reverter o mau momento coube a Washington, autor dos dois gols do êxito tricolor, 2 a 1, sobre os santistas, que completaram três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro.

Contestado pela torcida são-paulina, Washington não marcava havia oito rodadas. Neste período na "seca", o atacante perdeu vaga no time titular após o segundo jogo de Ricardo Gomes à frente do São Paulo.

"Sabia que uma hora os gols iriam acontecer. Tinha certeza que seria natural. Hoje todo mundo foi companheiro na equipe. Saí satisfeito com o desempenho do time", elogiou Washington.

O resultado serviu para afastar um pouco o São Paulo da zona de rebaixamento. A equipe de Ricardo Gomes agora tem os mesmos 14 pontos do Santos e está em 12º lugar. O rival aparece logo em seguida, mas vive fase pior. O time alvinegro tem sido alvo de duros protestos (com direito a ovadas) e conta com a chegada de Vanderlei Luxemburgo nesta segunda-feira para se reabilitar.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - Hernanes chuta de fora da área, a bola desvia e fica com Washington. O camisa 9 finaliza na direção de Douglas, que faz a defesa parcial.
10min - Paulo Henrique Ganso arranca pelo meio e serve Madson. Ele encara a marcação e bate cruzado, para fora.
15min - Jean finta Germano e cruza para Dagoberto. O atacante cabeceia e exige defesa em dois tempos de Douglas.
44min - GOOOOOOLLLLLL DO SÃO PAULO!!! Dagoberto cruza da esquerda para Washington. O camisa 9 desvia de cabeça e manda no canto esquerdo de Douglas para abrir o placar.
46min - GOOOOOOLLLLLL DO SANTOS!!! Germano rouba a bola na esquerda, avança e lança para Roni. Com um toque, o atacante tira de Bosco e empata a partida.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOOOOLLLLLL DO SÃO PAULO!!! Dagoberto recebe de Marlos, mas seu chute para em Douglas. No rebote, Washington dispara de esquerda e faz seu segundo gol no jogo.
17min - Roni recebe pelo lado direito da área, faz o giro e chuta cruzado. Bosco faz a defesa.
28min - Após cruzamento da direita, Washington por pouco não alcança para completar para o gol. Ele ainda briga pela bola caído, sem sucesso.
37min - Tiago Luís cruza da esquerda e Felipe Azevedo acha espaço para cabecear. A finalização, porém, vai na direção de Bosco.
43min - Madson pega sobra após jogada de Neymar e bate com força. Bem posicionado, Bosco encaixa a bola.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
MAIS SOBRE O SANTOS
Neste domingo, o São Paulo começou o clássico investindo no ataque. Washington teve pelo menos duas boas oportunidades de gol, mas parou no goleiro Douglas. Sem Kléber Pereira, reprovado no teste físico minutos antes do clássico, o Santos atuou sem um centroavante fixo, tendo Roni com maior liberdade de movimentação no ataque.

Apesar da correria em campo, a má fase das duas equipes ficou evidente durante boa parte da primeira etapa. São Paulo e Santos abusaram nos erros de passe.

O Santos pouco incomodou a defesa adversária; São Paulo desperdiçava cruzamentos à área e arremates em gol, com Washington e Dagoberto.

A monotonia, porém, foi quebrada aos 44 min do primeiro tempo. Dagoberto encontrou Washington entrando na área. O camisa 9 tricolor resvalou a bola, no canto esquerdo de Douglas.

O clássico até então "gelado" esquentou no final da primeira etapa. O Santos conseguiu o empate nos acréscimos com Roni, que se atirou na bola, aproveitando cruzamento de Germano e tirando Bosco da jogada.

O São Paulo voltou na ter vantagem no marcador logo no começo do segundo tempo. E novamente com Washington, que aproveitou rebote de Douglas, chutando com o pé esquerdo, aos 5 min.

Na esperança de dar vida ao ataque santista, o técnico Serginho Chulapa colocou Neymar, Tiago Luís, além do meio-campista Felipe Azevedo, ex-Paulista de Jundiaí, que fez sua estreia no Santos.

As mudanças surtiram pouco efeito; o São Paulo seguia com maior controle de jogo, mas desperdiçava os arremates.

Inspirado, Washington reclamava com Marlos e Dagoberto, pedindo para ser acionado dentro da área.

O jogo caiu de rendimento nos 30 minutos finais de partida. Apagado em campo, Madson tentou o empate aos 43 min em um belo chute, mas Bosco defendeu. À frente no marcador, o São Paulo deixou Washington como um autêntico pivô. Ele segurava a bola no ataque, retendo o jogo, à espera do término.

SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS

São Paulo
Bosco; André Dias, Renato Silva e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes (Eduardo Costa), Marlos (Arouca) e Junior Cesar; Dagoberto (Oscar) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

Santos
Douglas; Luizinho, Domingos, Astorga e Léo; Roberto Brum, Germano, Pará (Felipe Azevedo), Paulo Henrique Ganso (Neymar) e Madson; Roni (Tiago Luís)
Técnico: Serginho Chulapa

Data: 19/07/2009 (domingo)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Everson Luis Luquesi Soares (SP)
Público: 10.913 pagantes (total de 10.955)
Renda: R$ 247.895,00
Cartões amarelos: Junior Cesar, Dagoberto, Renato Silva (SAO); Germano, Astorga (SAN)
Gols: Washington, aos 44min, e Roni, aos 46min do primeiro tempo; Washington, aos 5min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host