UOL Esporte Futebol
 

Thiago Bernardes/UOL

Gol de Diego Souza garantiu a vitória e a liderança do Brasileirão ao Palmeiras

18/07/2009 - 20h28

Palmeiras derrota Santo André, assume a ponta e "efetiva" Jorginho

Bruno Thadeu
Em São Paulo
O técnico Joginho iniciou comando no Palmeiras como "tampão", melhorou o rótulo após sequência positiva, e conseguiu neste sábado um importante trunfo para sua efetivação. A equipe alviverde venceu o Santo André por 1 a 0, no Parque Antarctica, e alcançou a liderança provisória do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras, entretanto, tem um jogo a mais que todos os seus principais rivais na classificação do Nacional. A equipe de Parque Antarctica ainda não conseguiu fechar uma rodada como líder do Brasileirão-09.

Jorginho deve se reunir com a diretoria alviverde no domingo para discutir a confirmação no cargo.

"Quando eu comecei no futebol, precisei da ajuda dos meus companheiros para crescer no futebol. Com o Jorginho não é diferente. O que pudermos fazer para dar respaldo a ele, nós vamos fazer", avisou Diego Souza, à rádio Eldorado.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
16min - Diego Souza rouba bola na intermediária, avança, mas chuta sobre o gol.
18min - Neneca espalma no pé de Obina, mas atacante, dentro da área, escorrega bisonhamente.
23min - GOOOL DO PALMEIRAS - Diego Souza aproveita sobra de bola em cobrança de falta e arremata sem marcação, dentro da área.
41min - Diego Souza encontra Cleiton Xavier dentro da área. Camisa 10 chuta com perigo. Neneca faz ótima defesa. .
45min - Obina dispara bola, que desvia na zaga e pega no travessão. Bola bate perto da linha, assustando Neneca
SEGUNDO TEMPO
5min - Antônio Flávio faz boa jogada pela direita, se infiltra. Chute atravessa área, com perigo.
5min - Marcelinho Carioca por pouco não empata em gol olímpico. Bola bate no travessão.
15min - Tabela na entrada da área. Wendel recebe passe de Ortigoza e chuta no canto de Neneca, que espalma
21min - Nery chuta cruzado. Marcos se atira no chão para defender.
37min - Obina arranca em direção ao gol, corta um zagueiro, e chuta. Marcel intercepta e evita o gol
PÁGINA DO S. ANDRÉ
PÁGINA DO PALMEIRAS
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
Vitorioso, o Palmeiras demonstrou eficiência defensiva, com a presença destacada de Edmilson como volante, e variou jogadas de ataque frente ao Santo André, tendo apenas Obina como figura apagada em campo.

Na primeira boa chance do Palmeiras na etapa inicial, Obina ficou frente a frente com o goleiro Neneca, mas o atacante escorregou no momento do chute, sem marcação, perdendo a bola.

Tímido ofensivamente, o Santo André esbarrava no sistema defensivo alviverde. Antes da partida, o goleiro Marcos havia pedido para que a defesa não cometesse falta perto da área, impedindo cobranças de Marcelinho Carioca. A solicitação foi absorvida pelos zagueiros, que evitaram infrações. Principal articulador no meio-campo da equipe do ABC, o ex-corintiano era "saudado" pela torcida palmeirense a cada toque na bola.

A ira sobre Marcelinho se acentuou aos 22 min, quando o camisa 7 do Santo André chutou o meia Diego Souza, gerando princípio de tumulto. A agressão do ex-corintiano custou caro. Na falta cobrada pelo Palmeiras, Diego Souza aproveitou sobra de bola dentro da área e chutou sem marcação, 1 a 0.

Com a vantagem no marcador, o Palmeiras administrou a partida. Inspirado, Diego Souza exibiu repertório de dribles, passes e chutes na primeira etapa, sendo o principal alvo da defesa do Santo André, que parou o camisa 7 com falta.

No segundo tempo, o Santo André passou a incomodar em lances criados por Marcelinho, seja em cruzamentos ou em bolas paradas.

Já o Palmeiras ameaçava o time do ABC com maior frequência, mas pecava na finalização. Durante a segunda etapa, Jorginho substituiu Ortigoza por Willians, utilizando o camisa 8 para explorar o lado direito.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Isto é, o Palmeiras fez mais nos 90 minutos do que o resultado indica e o Verdão foi dormir líder do Brasileirão.
BLOG DO JUCA KFOURI
Obina teve, aos 37 min do segundo tempo, a chance de se redimir da fraca atuação. O atacante arrancou em jogada de contra-ataque, driblou marcador na entrada da área, mas o teve seu chute desviado pelo zagueiro Marcel, que impediu o segundo gol alviverde.

No desespero, o Santo André ainda tentou o gol de empate em cobrança de falta de Marcelinho, da intermediária. Marcos agarrou, assegurando mais uma vitória do Palmeiras no Brasileirão.

PALMEIRAS 1 X 0 SANTO ANDRÉ

Palmeiras
Marcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmílson (Sandro Silva), Cleiton Xavier e Diego Souza (Deyvid Sacconi); Obina e Ortigoza (Willians)
Técnico: Jorginho

Santo André
Neneca; Cicinho, Cesinha, Marcelo e Gustavo Nery; Fernando, Dionísio, Marcelinho Carioca e Elvis (Pablo Escobar); Nunes (Rodriguinho) e Antônio Flávio (Rodrigo Fabri)
Técnico: Sérgio Guedes

Data: 18/7/2009 (sábado)
Local: Parque Antarctica, em São Paulo/ SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Anderson de Moraes Coelho e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Marcelinho Carioca, Dionísio, Gustavo Nery, Marcel (SAN), Ortigoza, Armero, Pierre (PAL)
Gols: Diego Souza, aos 23 min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host