UOL Esporte Futebol
 

Aldo Carneiro/AE

De pênalti, Fabiano fez o gol da vitória do Sport sobre o Goiás, na Ilha do Retiro

12/07/2009 - 20h33

Sport vence Goiás com gol de pênalti e sai da zona de rebaixamento

Do UOL Esporte
No Recife
Jogando para se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro, o Goiás esbarrou na retranca do Sport e acabou perdendo a primeira partida fora de casa no nacional. Apesar do domínio alviverde nos lances ofensivos, uma falha do zagueiro Rafael Tolói proporcionou a vitória do Sport, por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Fabiano, de pênalti.

Com o resultado, o Goiás continua a amargar um jejum de quase 14 anos sem vencer o Sport, na Ilha do Retiro. O último triunfo aconteceu em setembro de 1995 e, curiosamente, Hélio dos Anjos era o técnico esmeraldino. No entanto, o treinador nada pôde fazer para evitar a derrota do Goiás.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
PRIMEIRO TEMPO
4min - Vitor chuta forte na entrada da área, a bola explode no travessão, quica na linha do gol e sai milagrosamente.
17min - GOOOL DO SPORT!!! Após mão na bola de Rafael Tolói, Fabiano cobra pênalti, forte e sem paradinha, marcando o único gol do jogo.
27min - Felipe arranca pela intermediária e arremata em um belo chute cruzado. A bola vai nas redes, mas pelo lado de fora.
33min - A zaga rubronegra se atrapalha, Felipe e Júlio César arrematam em cima dos marcadores e Élder Granja afasta o perigo da área pernambucana.
SEGUNDO TEMPO
20min - Júlio César pega rebote na intermediária e parte em um rápido contra ataque. Apesar da defesa do Sport estar desguarnecida, o jogador chuta a bola para fora, perdendo a chance do empate.
25min - Vandinho tabela com Guto e chuta para a defesa espetacular de Harlei. Em seguida, é a vez de Luciano Henrique dar trabalho ao goleiro do Goiás./TH>
36min - Vítor tabela com Felipe e invade a área rubronegra, sendo interceptado, por Élder Granja, no momento do arremate.
O resultado positivo tirou o Sport da incômoda zona do rebaixamento. Agora com 11 pontos ganhos, os pernambucanos ocupam a 11º posição. Já o Goiás caiu uma posição e está no nono lugar, com 14 pontos.

Surpreendendo ao ignorar a tradicional postura defensiva dos times visitantes, o Goiás partiu para o ataque nos minutos iniciais do jogo, buscando uma tranquilidade para administrar o decorrer da partida. No entanto, os visitantes não conseguiram aproveitar as falhas na marcação pernambucana, que teve dificuldades impor um forte esquema defensivo.

Assustado com a postura do Goiás, o Sport demorou para se encontrar em campo. O divisor de águas do primeiro tempo foi o pênalti cometido pelo zagueiro Rafael Tolói, que desviou a bola com a mão dentro da área esmeraldina, aos 17 minutos. Fabiano, sem paradinha, cobrou e deixou os rubro-negros em vantagem.

Depois do gol, o Sport acordou e equilibrou o jogo, enquanto o Goiás passou a explorar a tática dos contra-ataques rápidos, pegando, por muitas vezes, a defesa do Sport vulnerável. Comandados pela velocidade dos xarás Felipe e Felipe Menezes, os visitantes estiveram bem perto do gol de empate, mas não conseguiram marcar.

"Criamos muitas oportunidades, mas eles conseguiram impedir o gol", lamentou o atacante Felipe, na saída para o intervalo. "O jogo está bastante disputado e precisamos ter atenção porque qualquer detalhe pode ser determinante", destacou o autor do único gol do jogo, Fabiano.

Enquanto o Goiás voltou a campo disposto a virar o placar, partindo, incansavelmente, para o ataque, o Sport, novamente, demorou a engrenar no segundo tempo. Vendo o domínio dos visitantes, Émerson Leão tratou de reforçar a defesa pernambucana, saindo do esquema 3-5-2 para o 3-6-1, visando garantir o placar.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Leão não dirá, mas deve estar convencido de que fez bem em sair dizendo que estavam roubando o seu time
BLOG DO JUCA KFOURI
Mesmo impondo 45 minutos de pressão na etapa complementar, o Goiás não conseguiu vencer o retrancado Sport. E nem as lambanças da zaga pernambucana ajudaram os atacantes alviverdes a mudar o placar, que terminou com um magro 1 a 0.

Os dois times voltam a campo no meio desta semana, para a disputa da 11ª rodada do Brasileirão. O Goiás recebe o Avaí, quarta-feira, no Serra Dourada. No dia seguinte, é a vez do Sport, que viaja até São Paulo, onde enfrentará o Corinthians.

Sport 1 x 0 Goiás

Data: 12/07/2009 (domingo)
Horário: 18h30
Local: estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Alessandro Álvaro de Rocha Matos (BA).
Público: 16.645 torcedores
Renda:R$ 94.935
Cartões amarelos: Rafael Tolói, Júlio César e Vítor (Goiás); César, Vandinho e Magrão (Sport)
Cartões vermelhos:
Gols: Fabiano, aos 18 minutos,

Sport
Magrão; César, Igor e Durval; Élder Granja, Dudé, Sandro Goiano, Fabiano (Luciano Henrique) e Dutra; Ciro (Vandinho) e Guto (Andrade)
Técnico: Émerson Leão

Goiás
Harlei, Rafael Tolói, Leandro Eusébio e Ernando; Vítor, Amaral, Ramalho, Felipe Menezes (Zé Carlos) e Júlio César (Jael); Iarley (Bruno Meneghel) e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host