UOL Esporte Futebol
 

AE

Alex Mineiro (e), autor do primeiro gol do Grêmio, comemora com Souza

12/07/2009 - 17h59

No reencontro com Mano Menezes, Grêmio faz 3 a 0 no Corinthians

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Grêmio não tomou conhecimento do Corinthians neste domingo e, ao natural, aplicou uma goleada de 3 a 0, no Olímpico, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Alex Mineiro, Jonas e Rafael Marques, reservas que ganharam oportunidade devido a desfalques dos titulares, a equipe gaúcha consegue a segunda vitória seguida e se aproxima das primeiras colocações.

A eliminação da Libertadores já faz parte do passado. Desde que foi superado pelo Cruzeiro na semifinal, o Tricolor se reabilitou no Nacional, e chega à sexta colocação, com 15 pontos, seis atrás da liderança.

"Mostramos o poder de reação depois da eliminação na Libertadores", vibrou o goleiro Victor. Já o outro camisa 1, Felipe, não tinha o que comemorar. "Nem tem o que falar. Nossa preocupação era essa, entrar desligado. Aconteceu hoje, a equipe foi relaxada demais, e no primeiro tempo perder um jogador é complicado fora de casa", analisou, lembrando da expulsão de Jean.

Já o Corinthians, que nunca havia perdido por mais de dois gols de diferença sob o comando de Mano Menezes, cai para a oitava colocação, com 14 pontos. Foi o reencontro do técnico com a torcida gremista, e a primeira vez que o clube paulista voltava ao palco do seu rebaixamento, em 2007.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - Escanteio da direita, Jorge Henrique desvia no primeiro pau e Tcheco salva quase de dentro do gol.
16min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Fábio Santos avança pela esquerda e cruza rasante na pequena área, onde Alex Mineiro toca de primeira, deslocando Felipe.
22min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Adílson puxa o contra-ataque pela esquerda e cruza na cabeça de Jonas, que acerta no canto direito.
39min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Souza cruza da direita e Rafael Marques dá um peixinho na pequena área, sem chances para Felipe.
SEGUNDO TEMPO
4min - Cruzamento da direita, Jonas sobe mais que a zaga e cabeceia raspando o poste direito.
8min - Thiego cruza da direita, Jonas cabeceia e Felipe agarra no canto esquerdo.
35min - Após toque da esquerda, Souza domina livre na cara do gol, tenta driblar Felipe, mas é desarmado.
36min - Dentinho entra na área, dribla o marcador e bate bem, mas Victor espalma no canto esquerdo.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS DO CORINTHIANS
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
As equipes começaram a partida se respeitando, priorizando a marcação no meio, o que tornava o jogo truncado. O Corinthians tinha mais posse de bola e tentava atacar sempre pela esquerda, enquanto o Grêmio aparecia poucas vezes na frente, mas ninguém conseguia criar uma chance clara.

Gripado, o centroavante Maxi López foi poupado, e coube ao seu substituto, Alex Mineiro, abrir o placar, aos 16min. Após cruzamento de Fábio Santos, ele apareceu na pequena área para desviar de pé direito: 1 a 0. Com o gol o Tricolor ganhou moral e passou a dominar o jogo. No embalo, Adílson investiu pela ponta-esquerda e cruzou no primeiro pau, onde Jonas cabeceou com força no canto direito e fez 2 a 0.

Se a reação do Timão parecia difícil, ficou ainda pior aos 29, quando Jean cometeu falta para amarelo, e como já tinha recebido cartão antes, por reclamação, acabou sendo expulso. Com um homem a mais, o Grêmio envolveu o adversário e chegou aos 3 a 0 aos 39, depois de cruzamento de Souza pela direita, que Rafael Marques aproveitou de cabeça, decretando a goleada no primeiro tempo.

No intervalo, o capitão Tcheco pedia concentração. "Não podemos diminuir o ritmo, o Corinthians é perigoso. Vamos ficar atentos para não sermos surpreendidos". Do outro lado, Dentinho reclamava. "A equipe está totalmente desconcentrada. A gente não joga esse futebol. Agora vamos procurar o empate", lamentou.

O ritmo não era o mesmo na etapa complementar. O Grêmio seguia controlando o confronto, mas tinha a vitória nas mãos e não tinha o ímpeto de antes. O Corinthians, dominado taticamente e com um jogador a menos em campo, não mostrava a menor força para reagir.

Com gritos de "olé" da torcida, o Grêmio tocava a bola esperando o encerramento do jogo. Souza teve chance de ampliar aos 35, mas tentou driblar Felipe e perdeu a chance. Dentinho, o mais esforçado do Timão, quase fez o gol de honra aos 36, mas o chute cruzado não passou por Victor, que garantiu o 3 a 0, placar final.

Grêmio 3 x 0 Corinthians

GRÊMIO
Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Túlio (Makelele), Adílson, Tcheco e Souza (Maylson); Jonas (Perea) e Alex Mineiro
Técnico: Paulo Autuori

CORINTHIANS
Felipe, Alessandro (Diogo), Jean, Diego e André Santos; Cristian, Elias (Jucilei) e Douglas; Jorge Henrique (Renato), Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Data: 12/7/2009 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge de Araújo (AL) e Carlos Jorge da Rocha (PR)
Cartões amarelos: Thiego, Tcheco, Rafael Marques, Léo, Perea, Souza (Grêmio); Ronaldo, Jean, Douglas, Alessandro, Dentinho (Corinthians)
Cartão vermelho: Jean (Corinthians)
Gols: Alex Mineiro, aos 16; Jonas, aos 22min; Rafael Marques, aos 39min do primeiro tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host