UOL Esporte Futebol
 

PEDRO VILELA/AE

O Atlético-MG não deu chances aos reservas do Cruzeiro e venceu por 3 a 0

12/07/2009 - 17h59

Atlético-MG vence reservas do Cruzeiro e encerra longo tabu no clássico

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Num clássico atípico, em que o Cruzeiro usou reservas e juniores por causa da final Libertadores e ainda teve um jogador expulso aos sete segundos de jogo, o Atlético-MG venceu por 3 a 0, neste domingo no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, e encerrou uma sequência de 12 jogos sem derrotar o arquirrival. Com o resultado, o time alvinegro reassumiu a liderança isolada da competição, enquanto a equipe celeste aproximou-se da temida zona de rebaixamento.

Assim que a bola rolou, o cenário ficou ainda melhor para o Atlético. Aos sete segundos de jogo, o atacante celeste Zé Carlos acertou o braço no rosto do atleticano Renan, numa disputa de bola, e foi expulso pelo árbitro Paulo César Oliveira. O time alvinegro aproveitou o quadro favorável para vencer e encerrar o tabu que já durava mais de dois anos.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
1min - Assim que a bola rolou, Zé Carlos se envolve em lance com Renan, aos sete segundos, e recebe o cartão vermelho
16min - Diego Renan recebe na esquerda e cruza para a área. Fabinho tdesvia de cabeça e a bola passa muito perto do gol de Aranha
40min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! - Éder Luís desce pela direita e cruza para a área. Tardelli falha na hora de finalizar. Mas a bola sobra para Júnior, que bate de pé direito para o fundo das redes
44min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Tardelli invade a área e toca para o meio. Fabrício falha na hora de cortar a bola. Alessandro pega a sobre e toca para o fundo das redes
SEGUNDO TEMPO
5min - Thiago Ribeiro cruza pelo meio da área e Athirson desvia para fora, à esquerda do gol de Aranha
20min - Éder Luís recebe livre na frente e toca na saída de Andrey. O goleiro cruzeirense defende com o pé e evita o gol atleticano
31min - Márcio Araújo cruza para a área e Evandro cabeceia para fora, com perigo
43min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG !!! Andrey sai mal do gol e corta mal uma bola. Éder Luís aproveita e toca por cobertura, para fazer um bonito gol
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRÃO
A última vitória do Atlético sobre o rival havia ocorrido em 29 de abril de 2007, na goleada de 4 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Mineiro daquele ano. De lá para cá, o Cruzeiro construiu uma série invicta, com dez vitórias e dois empates.

Com a vitória deste domingo, o Atlético chegou a 21 pontos e voltou à liderança do Brasileirão, superando o Internacional, que foi derrotado pelo Atlético-PR por 3 a 2, em Curitiba, e caiu para a segunda posição, com 20 pontos.

O Atlético voltou a vencer no Brasileirão depois de ficar duas rodadas sem somar três pontos. Atuando fora de casa, perdeu para o Grêmio Barueri por 4 a 2. Em seguida empatou com o Botafogo por 1 a 1 no Mineirão, resultado que o tirou da liderança. O time alvinegro obteve a sexta vitória - foram três empates e apenas uma derrota. Na quinta-feira 16, volta a jogar em casa, contra o São Paulo.

Com a derrota, o Cruzeiro desceu para o 16º lugar na tabela, uma posição acima da zona de rebaixamento. Como a prioridade é a Libertadores, o técnico Adilson Batista tem poupado titulares e utilizado reservas e juniores nos últimos jogos. A equipe celeste sofreu a sexta derrota na competição - foram três vitórias e um empate. No próximo domingo 19, recebe o Corinthians no Mineirão.

O clássico atípico esvaziou o Mineirão neste domingo. Apenas 22.583 torcedores pagaram ingressos, para uma carga total de 64.800 bilhetes. Além de os torcedores do Cruzeiro estarem com a cabeça na Libertadores, o Atlético decepcionou a torcida no domingo passado, quando empatou com o Botafogo diante de quase 50 mil torcedores.

O Cruzeiro entrou em campo sem seu principais jogadores, que foram poupados para a final da Libertadores, contra o Estudiantes, na quarta-feira 15, no Mineirão. Como no jogo de ida, na Argentina, houve empate por 0 a 0, o time celeste precisa de uma vitória simples para conquistar o terceiro título da competição continental.

Dessa forma, Adilson Batista apostou em atletas do time júnior e reservas, além de Fabrício e Athirson, que voltam de contusão, e deixou de fora os titulares Fábio, Kléber, Ramires, Marquinhos Paraná, Jonathan, Wagner, Leonardo Silva, Gerson Magrão e Wellington Paulista.

Apesar dos desfalques e de jogar com um a menos, o Cruzeiro equilibrou a partida no início e teve chance para abrir o placar. O Atlético se encontrou apenas na segunda metade do primeiro tempo. Assim mesmo, só abriu o placar aos 40min com o experiente Júnior, que voltou a atuar como armador. Quatro minutos depois, Alessandro ampliou o placar.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Éder Luís fez 3 a 0 para a festa ser completa depois de 12 jogos sem vencer o rival.
BLOG DO JUCA KFOURI
No encerramento do primeiro tempo, o atacante Thiago Ribeiro lamentou a falta do companheiro de ataque. "Jogar com um a menos num campo grande como esse é complicado, sobrecarregou muito o sistema defensivo. O Atlético conseguiu tirar proveito dos espaços e criou várias oportunidades. Em compensação na frente só estou eu, era para estar três, quatro jogadores, fica difícil", observou.

No segundo tempo, a partida esfriou no Mineirão. O Atlético passou a administrar o resultado, enquanto o Cruzeiro não conseguiu reagir. No final, Éder Luís aproveitou uma saída errada de Andrey para marcar o terceiro gol atleticano e selar a vitória.

CRUZEIRO 0 x 3 ATLÉTICO-MG

Cruzeiro
Andrey; Jancarlos, Neguete, Vinícius e Diego Renan; Fabrício (Uchoa), Fabinho (Anderson), Elicarlos e Athirson; Zé Carlos e Thiago Ribeiro (Wanderley)
Técnico: Adilson Batista

Atlético-MG
Aranha; Marcos Rocha (Alessandro), Welton Felipe, Werley e Thiago Feltri; Renan (Serginho), Jonílson, Márcio Araújo e Júnior (Evandro); Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Data: 12/7/2009 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP/Fifa)
Auxiliares: Ednílson Corona (SP/Fifa) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Público: 22.583 pagantes
Renda: R$ 424.612, 23
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Márcio Araújo, Renan, Serginho (Atlético); Elicarlos, Wanderley, Athirson (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Zé Carlos (Cruzeiro);
Gols: Júnior, aos 40min, Alessandro, aos 44mindo primeiro tempo; Éder Luís, aos 43min do segundo tempo

Atualizada às 20h49

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host