UOL Esporte Futebol
 
05/07/2009 - 18h01

Empate no Mineirão tira Atlético-MG da liderança e Botafogo da lanterna

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
As atuações dos alvinegros mineiro e carioca, no empate, em 1 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, não foram condizentes com as posições ostentadas, até então, pelos dois clubes no Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, que entrou líder em campo, foi dominado na maior parte da partida, pelo Botafogo, lanterna do certame.

Como não fez seu dever de casa, o Atlético perdeu a liderança do Brasileiro para o Internacional, que venceu o Náutico, por 2 a 0, em Recife e chegou aos 20 pontos, dois a mais que o alvinegro. A derrota do Avaí para o Palmeiras, por 3 a 0, em Florianópolis, fez com que o Botafogo deixasse de ser o lanterna, posição ocupada agora pelo time catarinense, que tem menos gols marcados que o clube carioca: nove contra 10.

Com campanhas antagônicas na competição, além do fato de jogar em casa, onde tinha aproveitamento de 77% contra apenas 8,33% do Botafogo, como visitante, o Atlético era apontado favorito. Essa situação entusiasmou a torcida atleticana, que registrou 48.651 pagantes. O cenário estava preparado para uma festa do time mineiro, que, no entanto, não aconteceu.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - Júnior cobra falta da esquerda, lançando a bola sobre a área botafoguense, Welton Felipe põe a bola nas redes, mas o gol é anulado ppor impedimento do zagueiro atleticano.
14min GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! - Renan tocou a bola para Carlos Alberto, que cruzou da direita para cabeçada certeira de Éder Luís.
18min - Juninho cobrou falta de muito longe, mas levou perigo e obrigou o goleiro Aranha a colocar a bola para escanteio.
22min - GOOOLLL DO BotafogoI!!! Juninho cobra outra falta, dessa vez mais perto da área e colocou a bola nas redes do goleiro atleticano Aranha.
SEGUNDO TEMPO
6min - Bola perigosa na área do Botafogo! Júnior cruza da direita e acha Diego Tardelli na segunda trave. O camisa 9 ajeita de cabeça para trás e a zaga afasta o perigo
20min Diego Tardelli arrisca o chute da entrada da área e exige bom trabalho de Castillo, que cai para o canto esquerdo e defende em dois tempos
23min - Welton Felipe faz falta em Jean Coral. Na cobrança, Juninho bate forte, a bola desvia na barreira e vai para fora.
33min - Mais uma cobrança de falta feita por Juninho. Ele encheu o pé e Aranha fez a defesa, colocando a bola para escanteio.
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO
LEIA NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
VEJA PÁGINA DO BRASILEIRO
ROTH VÊ ATLÉTICO NO LUCRO
ATLÉTICO PERDE 1º LUGAR
O Atlético-MG entrou com Renan Oliveira no meio-campo e Júnior na lateral-esquerda, a exemplo do que aconteceu em Barueri, em função das suspensões de Thiago Feltri e Evandro. Sem o zagueiro Werley, igualmente suspenso, a zaga teve Welton Felipe, de volta ao time, e Alex Bruno. Já o Botafogo foi armado por Ney Franco no 3-6-1, com Jean Coral, sozinho à frente. Victor Simões, contundido, desfalcou o time carioca.

Mas com a bola rolando, o Atlético não foi tão ofensivo e nem o Botafogo defensivo, como sugeria o seu esquema tático. A partida foi equilibrada, com os dois times alternando períodos de domínio, ao longo dos 90 minutos, mas em nenhum momento havendo uma disparidade como se podia imaginar entre líder e lanterna.

O time atleticano começou, no primeiro tempo, disposto a chegar logo ao gol e criou de cara algumas chances para isso. Nos primeiros 15 minutos, o alvinegro mineiro pressionou, teve um gol anulado, aos 13min, marcado pelo zagueiro Welton Felipe, e, no minuto seguinte, Éder Luís conseguiu fazer 1 a 0 para os donos da casa.

A torcida atleticana, que compareceu em grande número ao Mineirão, apesar do time vir de sua primeira derrota no Brasileiro, para o Barueri, por 4 a 2, na rodada passada, não teve muito tempo para comemorar a vantagem, pois o Botafogo não sentiu o gol sofrido e se soltou mais em campo, em busca do empate.

Aos 18min e 20min, os torcedores atleticanos levaram sustos com perigosos ataques botafoguenses e, aos 22min, Juninho, cobrando falta igualou o placar. Foi o segundo gol de falta em dois jogos seguidos sofrido pelo time atleticano, já que na Arena Barueri o terceiro gol do time da casa também tinha sido em cobrança de infração.

A partir do empate, o Botafogo ampliou o seu domínio, ganhando o duelo no meio-campo e mandando na partida. Parecia que o time carioca jogada como mandante, tamanha a superioridade, em alguns momentos. Literalmente, os jogadores atleticanos bateram cabeça, como em um lance, aos 36min, em que Carlos Alberto e Márcio Araújo se chocaram.

"A gente recuou muito, embolando pelo meio, não tinha espaço e acabamos batendo cabeça. Aó o torcedor pegou no pé", resumiu o meia Márcio Araújo. O primeiro tempo terminou, com vaias dos torcedores atleticanos ao seus atletas.

O Atlético-MG voltou com uma alteração. Celso Roth tirou o meia Renan Oliveira e colocou o atacante Júlio César, que pouco jogou depois que foi contratado junto ao Atlético-PR. Com a mudança, Éder Luís teve seu posicionamento recuado. O Botafogo voltou com a mesma formação.

Mas, aos 14min, Ney Franco escalou o atacante Tony no lugar do meia Renato, ex-jogador atleticano. Dessa forma, o time carioca passou a jogar com dois homens na frente. No minuto seguinte, Celso Roth tirou o volante Renan e colocou o lateral-esquerdo Marcos Rocha, passando Júnior para o meio-campo.

Após as mudanças, o Atlético passou a tomar mais a iniciativa do ataque, mas o Botafogo não deixou de contra-atacar. O jogo era corrido, muito disputado, geralmente mais na base da raça do que na técnica. A partir dos 30min da etapa final, o Botafogo voltou a pressionar e esteve perto do desempate, o que não aconteceu.

ATLÉTICO-MG 1 x 1 BOTAFOGO

Atlético-MG
Aranha; Carlos Alberto, Welton Felipe, Alex Bruno e Júnior; Renan (Marcos Rocha), Jonílson, Márcio Araújo e Renan Oliveira (Júlio César); Éder Luís (Alessandro) e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Botafogo
Castillo, Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Batista, Renato (Tony), Lúcio Flávio e Thiaguinho (Léo Silva); Jean Coral (Laio)
Técnico: Ney Franco

Data: 5/7/2009 (domingo)
Local: Estádio Mineirão (MG)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Nilson De Souza Monção (SP)
Público: 48.651 pagantes
Renda: R$ 730.185,00
Cartões amarelos: Renato, Emerson, Léo Silva (Botafogo); Alex Bruno, Carlos Alberto (Atlético-MG)
Gols: Éder Luís, aos 14min, Juninho, aos 22min do primeiro tempo

Atualizado às 20h29

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host