UOL Esporte Futebol
 

Vipcomm

Com gols de Juan e Emerson, o Flamengo passou pelo Vitória no Engenhão

04/07/2009 - 20h29

Em sua provável despedida, Ibson perde pênalti, mas Fla bate o Vitória

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
Se o meia Ibson realmente tiver de deixar a Gávea e voltar para o Porto, de Portugal, seu contrato de empréstimo termina neste domingo, pelo menos o jogador terá se despedido da com uma boa impressão. Neste sábado, no Engenhão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo bateu o Vitória por 2 a 1. Os gols dos cariocas foram marcados pelo lateral-esquerdo Juan e pelo atacante Emerson, enquanto que Roger descontou para os visitantes. Ibson ainda teve a chance de deixar o seu em cobrança de pênalti na etapa final, mas o goleiro defendeu.

O adversário seguinte do Flamengo no Brasileirão, na décima rodada, será o São Paulo, às 16h, no domingo, no Morumbi. Já os baianos jogarão em casa no mesmo dia, mas às 18h30, contra o Santos. O resultado elevou a equipe carioca à quarta colocação, com 14 pontos, e deixou o Vitória na terceira posição, com 16.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
4min - Após cobrança de falta pela direita, Leandro Domingues acerta a trave do goleiro do Flamengo.
25min - Contra-ataque do Flamengo. Ibson recebe na frente da meta do Vitória, mas chuta para fora.
26min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Kleberson faz lindo lançamento para Juan, que entra na área, espera a bola quicar e chuta de primeira para marcar.
43min - Depois de cobrar uma falta pela direita, a bola passa por Willians e acha Roger. O atacante do Vitória, de cabeça, acerta a rede do Flamengo por fora.
SEGUNDO TEMPO
7min - O Vitória ataca pelo lado esquerdo e Elkeson fura bisonhamento na frente do goleiro Bruno.
16min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!! - Apodi cruza da direita e Roger sobe mais do que dois jogadores do Flamengo para empatar.
22min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! - Adriano e Zé Roberto se enrolam em uma tentativa de tabela, mas a bola sobra para Emerson. Ele ajeita, chuta e desempata.
33min - Zé Roberto desce pela esquerda e é derrubado dentro da área. Ibson cobra, mas o goleiro Viáfara acerta o canto e defende.
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO VITÓRIA
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
"O meu desempenho não foi esperado. Porém, vencemos e isso me deixou muito feliz. Estamos de parabéns. Deixo essa passagem pelo clube com a sensação do dever cumprido, conquistando alguns títulos e deixando de faturar outros. A situação é difícil, mas vamos ver essa semana ainda se consigo ficar", comentou Ibson na saída do campo.

Flamengo na frente:

O torcedor que se ligou na partida demorou um pouco para ter um bom futebol. Apesar de o Vitória ter começado os primeiros minutos da etapa inicial com velocidade na saída de bola, as duas equipes erraram demais, principalmente o Flamengo pelo lado esquerdo por intermédio de Juan. Aos quatro minutos, os visitantes deram um susto: Leandro Domingues cobrou falta com categoria e acertou a trave esquerda do goleiro Bruno. Aos poucos, os cariocas perceberam que o melhor caminho para o gol adversário era pelo seu lado esquerdo de ataque, pois o lateral-direito Apodi não se preocupava nem um pouco com a marcação pelo seu setor.

E foi por ali que, mesmo errando jogadas relativamente fáceis, a equipe do técnico Cuca começou a se encontrar. Aos 18, Adriano fez o gol, mas a arbitragem marcou impedimento. A televisão mostrou que o atacante estava na mesma linha dos zagueiros rivais. Depois de algumas investidas sem muito perigo do Vitória, o Flamengo resolveu fazer valer a sua condição de mandante. Ibson, aos 25, perdeu um gol feito quase com a meta escancarada. No minuto seguinte, após uma chuva de vaias da torcida, Juan se aproveitou de um lançamento primoroso de Kleberso, esperou a bola quicar e pegou de primeira: 1 a 0. Visivelmente irritado, ele comemorou de maneira tímida.

As reclamações com o camisa 6 até pararam depois do gol, mas logo depois elas retornaram por causa dos insistentes erros de passes e de finalizações equivocadas do lateral. Em noite pouco inspirada, talvez pela indisposição estomacal que o tirou do treinamento da última sexta-feira, Adriano fez bem o papel de pivô para a chegada de Everton, que substituiu Toró, lesionado, logo no início do jogo. Porém, o jogador se livrou da marcação e mandou, já praticamente na risca da pequena área, por cima do gol de Viáfara. O Vitória, que inexplicavelmente tirou o pé do acelerador após um bom começo, só voltou a ameaçar aos 43. Leandro Domingues cobrou falta pela direita, a bola passou na frente de Willians e Roger acertou a rede, de cabeça, por fora.

O Sheik salva:

Em desvantagem no marcador, só restou ao Vitória sair mais para o jogo. E deu certo. Tanto que aos sete minutos os baianos não empataram por causa de uma furada bisonha de Elkeson dentro da área. Ao Flamengo, a tática foi esperar o melhor momento de pegar os visitantes no contra-ataque. E na única vez que o lateral Apodi optou por fazer uma jogada em que não tivesse de correr como um desesperado, ele cruzou da direita na medida para a cabeçada de Roger, que ganhou no alto de Ronaldo Angelim e Willians. Foi o quinto gol do atacante no Brasileirão.

O gol serviu para o Flamengo acordar e para aumentar a velocidade da partida. O técnico Cuca sacou Juan e colocou Zé Roberto em seu lugar. E foi essa alteração que deu outra vida à equipe. Aos 22, Adriano e Zé Roberto meio que se enrolaram em uma tentativa de tabela, mas a bola sobrou limpa para Emerson. O Sheik dominou, limpou a jogada e bateu cruzado no canto esquerdo do camisa 1 do Vitória. Pouco tempo depois o meia desceu pela esquerda, entrou na área e foi derrubado. Pênalti claro, que Ibson pegou para fazer a cobrança. Ao som de "Fica, Ibson!" que vinha da arquibancada do Engenhão, o jogador bateu e o goleiro Viáfara defendeu. No rebote, Léo Moura ainda acertou o travessão.

Com a partida sob controle e praticamente resolvida, o Vitória deixou as coisas ainda mais fáceis para o Flamengo. Vanderson deu uma cabeçada em Emerson e acabou sendo expulso. Daí em diante a equipe do técnico Cuca só manteve a calma, tocou a bola com inteligência e ainda teve tempo de ver o sérvio Petkovic, que foi pedido pelos torcedores, entrar em campo para cadenciar a partida.

FLAMENGO 2 x 1 VITÓRIA:

Flamengo: Bruno, Willians, Wellinton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró (Everton), Ibson, Kleberson e Juan (Zé Roberto); Emerson (Petkovic) e Adriano
Técnico: Cuca

Vitória: Viáfara, Wallace, Victor Ramos e Anderson Martins (Adriano); Apodi (Nino), Vanderson, Uellinton, Leandro Domingues e Leandro; Elkeson (Neto Berola) e Roger
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani

Data: 04/07/2009 (sábado)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Árbitro: Niélson Nogueira (FIFA-PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jossemar José Diniz Moutinho (PE)
Público: 20.296 pagantes e 25.665 presentes
Renda: R$ 447.885,00
Cartões amarelos: Anderson Martins, Uellinton (VIT), Kleberson e Emerson (FLA)
Cartões vermelhos: Vanderson (VIT) e Kleberson (FLA)
Gol: Juan, aos 26 minutos do primeiro tempo (FLA), Roger, aos 16 da segunda etapa (VIT), e Emerson, aos 22 (FLA)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host