UOL Esporte Futebol
 

Agência Estado

O Sport deslanchou no fim e venceu o Grêmio por 3 a 1

28/06/2009 - 20h45

Sport aproveita expulsão de Jonas e bate Grêmio por 3 a 1

Márcio Markman
No Recife
ASSISTA AOS QUATRO GOLS DO JOGO
O Sport se beneficiou da expulsão infantil do atacante Jonas e, com dois gols em quatro minutos, derrotou o Grêmio, por 3 a 1, no Recife, neste domingo. Foi apenas a segunda vitória da equipe pernambucana na Série A, o suficiente para sair da incômoda zona de rebaixamento - agora é 15º colocada. O Grêmio, que jogou com uma equipe reserva, para poupar seus titulares para o duelo de quinta, contra o Cruzeiro, pela Copa Libertadores, está em 14º lugar.

Por causa de um problema na iluminação da Ilha do Retiro, o jogo começou cerca de dez minutos atrasado. Apesar de atuar com a equipe considerada reserva, o Grêmio tomou conta das ações no começo da partida. Não é para menos. Poucas equipes da Série A possuem um ataque com a qualidade da dupla Jonas e Herrera, alas como Joilson e Jadilson ou um meio-de-campo formado por Orteman, o jovem Douglas Costa e o eficiente Maílson.

Assim, logo aos 4 minutos o time gaúcho teve uma ótima chance para marcar, mas Jonas perdeu um gol feito. Méritos também para o zagueiro César, que salvou o chute praticamente em cima da linha.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
4min - Contra-ataque do Grêmio, Herrera dispara pela esquerda e toca para Jonas. De frente para o gol e sem goleiro, ele chuta em cima do zagueiro César, que salva o Sport.
16min - Sport tem duas chances em jogadas aéreas, em seqüência, com Juliano, mas Marcelo Grohe defende bem.
18min GOOOL!!! DO SPORT!!! Jogada bem trabalhada pela esquerda, Ciro recebe em profundidade, vai à linha de fundo e toca para Fabiano, que bate de esquerda e manda para o fundo das redes.
19min - Maílson faz bela jogada pela direita, dá um 'chapéu' em César e chuta. Magrão defende e, na sobra, Jonas cabeceia de frente para o gol e perde outra chance incrível.
41min - Juliano sai errado e o Grêmio desce em velocidade. Maílson, o melhor do primeiro tempo, entra na área, mas chuta muito alto.
42min - Ciro faz jogada individual e responde com um tiro de longa distância que passa perto do travessão de Marcelo Grohe.
SEGUNDO TEMPO
13min Fumagalli faz belo lançamento para Elder Granja, na direita. O lateral cruza, mas Éverton salva antes da conclusão de Wilson.
14min - Dutra pega uma rebatida da área e chuta de bate-pronto. A bola viaja e se choca com o travessão de Marcelo Grohe, que só torceu para que ela não entrasse.
18min - GOOOL!!! DO GRÊMIO!!! Sport erra ao fazer a 'linha burra' e a bola sobra limpa para Jonas, que desloca Magrão e finalmente faz o seu gol.
21min - Elder falha ao tentar matar a bola dentro da área e a bola sobra para Wilson. O atacante não tem a calma necessária e manda para fora.
35min - Herrera faz jogada individual pela esquerda, dribla dois adversários e arrisca no canto direito de Magrão. A bola raspa a trave, mas sai.
39min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Weldon chuta, Marcelo Grohe defende, mas, no rebote, Elder Granja empurra para dentro do gol.
43min GOOOL!!! DO SPORT!!! Fumagalli recebe lançamento na esquerda, corta para o meio e chuta com precisão, no canto esquerdo de Marcelo Grohe.
VEJA FOTOS DA RODADA
VEJA A CLASSIFICAÇÃO
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
O Sport tentava o ataque na base da velocidade, enquanto o Grêmio cadenciava mais o jogo, trocava mais passes e só impunha mais velocidade quando se aproximava do ataque. A partir dos 10 minutos, o time da casa equilibrou as ações e passou a atacar com mais objetividade.

Aos 16, duas chances de gol foram criadas, através de cruzamentos na área, mas Marcelo Grohe estava atento. Dois minutos depois, o camisa 1 não conseguiu impedir o gol do time da casa. Em bela jogada pela esquerda, Ciro foi à linha de fundo e cruzou para a entrada de Fabiano. O meia chutou de primeira e mandou para o fundo das redes.

O Grêmio quase empatou no minuto seguinte. Após uma bela jogada de Maílson, Magrão espalmou para o meio da área e Jonas perdeu mais um gol incrível, ao cabecear a bola do rebote para fora.

O jogo seguia em um ritmo frenético, com as duas equipes em busca do gol e jogando em velocidade. O Grêmio manteve uma maior posse de bola, enquanto o Sport passou a buscar o ataque na base dos contra-ataques. O time gaúcho teve uma boa chance, com Maílson, e a equipe da casa respondeu no minuto seguinte, em jogada individual de Ciro.

A etapa final começou mais morna. As duas equipes cadenciavam mais as jogadas e poupavam um pouco a energia, em um cenário bem diferente do que foi visto no primeiro tempo. Tanto que a primeira chance de perigo só ocorreu aos 13 minutos, em um lance em que Everton tirou a bola de Wilson na hora da conclusão. No minuto seguinte, Dutra mandou a bola no travessão de Marcelo Grohe e o jogo voltou a ficar animado.

O Grêmio também passou a se ligar mais em campo e chegou ao gol de empate quatro minutos depois, em um lance em que o sistema defensivo do Sport falhou feio. Em uma cobrança de falta lateral, o Sport saiu errado para fazer a 'linha burra' e deixou Jonas livre para arrematar, dessa vez com precisão. O jogador correu para comemorar com o técnico Paulo Autuori, se deitou no chão e levou as mãos à cabeça. Autuori pediu que ele levantasse rápido e voltasse ao jogo.

Mesmo após o gol, o Grêmio seguia ofensivo e continuava a ameaçar o gol de Magrão, principalmente em jogadas aéreas, em cruzamentos de linha de fundo. O Sport mantinha a estratégia, bem ao 'estilo Leão', e continuava a imprimir um futebol de força e velocidade.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Elder Granja e Fumagali devolveram a vitória do rubro-negro pernambucano: 3 a 1"
BLOG DO JUCA KFOURI
A partida era equilibrada, até que, aos 32, Jonas deu uma vantagem ao Sport. Em uma jogada boba, ele puxou o pé de César e derrubou o zagueiro da equipe pernambucana. O árbitro Marcelo de Lima Henrique interpretou o lance como uma agressão e expulsou-o. "A gente precisa cometer erros diferentes", falou, com ironia, o técnico Paulo Autuori, lembrando a expulsão de Douglas Costa, contra o Fluminense, na 6ª rodada.

Com um a mais, o Sport partiu para cima, em busca do gol da vitória. E não demorou muito até que ele saísse. O Grêmio ainda assustou, em um lance de Herrera, mas foi o Rubro-negro do Recife que balançou as redes. E em dose dupla. Elder Granja, aos 39, pegando um rebote, e Fumagalli, aos 43, em bela jogada individual, deram a segunda vitória ao Sport na Série A deste ano.

SPORT 3 x 1 GRÊMIO

Sport
Magrão; Elder Granja, César, Juliano e Dutra; Hamilton (Dudé), Fabiano, Sandro Goiano e Hugo (Fumagalli); Wilson e Ciro (Weldon)
Técnico: Emerson Leão

Grêmio
Marcelo Grohe; Mario Fernandes (Éverton), Rafael Marques e Hélder (Fernando); Joilson; Maylson, Orteman, Douglas Costa (Isael) e Jadilson; Jonas e Herrera
Técnico: Paulo Autuori

Data: 28/06/2009 (domingo)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ (Fifa)
Auxiliares: Clériston Clay Barreto Rios-SE e Luiz Carlos Câmara Bezerra-RN
Cartão amarelo: Hamilton, Hugo, Sandro Goiano (Sport), Douglas Costa, Rafael Marques, Herrera (Grêmio)
Cartão vermelho: Jonas (Grêmio)
Gols: Fabiano, aos 18 minutos do primeiro tempo. Jonas, aos 18, Elder Granja, aos 39, e Fumagalli, aos 43 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host