UOL Esporte Futebol
 

AE

O meia Tcheco marcou de pênalti o primeiro gol do empate do Grêmio por 2 a 2

20/06/2009 - 20h32

Grêmio empata no último lance e evita derrota para o Goiás no Sul

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
Em jogo que só teve emoção no segundo tempo, o Goiás quase surpreendeu o Grêmio no Olímpico, mas Maxi López, com um gol no último lance, garantiu o empate em 2 a 2, na abertura da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O time tricolor poupou alguns jogadores, pensando no Cruzeiro, rival de quarta-feira, no Mineirão, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores.

A última vez que o Grêmio havia perdido em casa acontecera no dia 13 de setembro de 2008, para o Goiás. Nove meses e 22 jogos depois, o mesmo rival só não repetiu a dose graças à cabeçada salvadora do argentino. "Foi um esforço enorme, contra um time que deu mais do que esperávamos. Seguimos sem perder", comemorou Maxi, herói da tarde.


PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - Tcheco recebe na meia esquerda, puxa para o meio e chuta forte, mas Harlei espalma.
29min - Contra-ataque rápido, Iarley entra na área, mas Marcelo Grohe sai bem e abafa o chute.
30min - Jonas recebe na meia-lua da área, chuta de virada e a bola passa sobre o travessão.
35min - Falta frontal, Tcheco bate forte, raspando o ângulo esquerdo.
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOOLLL DO GOIÁS!!!
Iarley cobra falta, Júlio César cruza da esquerda e Felipe aparece na pequena área e chuta para as redes.
14min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Herrera entra na área e é derrubado por Euzébio. Pênalti que Tcheco bate no canto inferior direito.
23min - GOOOLLL DO GOIÁS!!!
Réver é desarmado no meio, Felipe arranca e toca para Felipe Menezes completar para o gol vazio.
47min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Bola levantada na área, Herrera desvia e Maxi López, de cabeça, tira do goleiro e garante o empate.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE O GOIÁS
O alviverde, apesar de lamentar a vitória que escapou no fim, consegue um bom resultado no Sul, fica em 11º, com oito pontos. Os gaúchos mantém a campanha irregular no Brasileirão, ficando em oitavo, com nove pontos.

Com personalidade, o Goiás começou a partida impondo seu ritmo, marcando no campo adversário e dominando nos primeiros minutos. O Grêmio, por sua vez, priorizava a posse de bola, com os jogadores fazendo uma movimentação intensa pelo meio, mas encontrando dificuldade para chegar perto da meta. Sem espaço, as equipes exageravam nos balões e careciam de criatividade.

Com muitas faltas, o confronto era trucado e com raras oportunidades de gol. Na bola arada, o Tricolor tentava levar perigo, enquanto o alviverde explorava as saída em velocidade. No entanto, nem Harlei nem Marcelo Grohe precisaram se esforçar muito. Depois de um primeiro tempo sem emoções, a torcida no Olímpico vaiou o time no intervalo.

O lateral Ruy, que correu muito e pouco conseguiu produzir, esperava um melhor desempenho coletivo. "Não conseguimos chances de gol, as duas equipes estão se respeitando muito. Vamos conversar com o treinador e ver o que dá para melhorar na parte ofensiva". Já comandante do Goiás, Hélio dos Anjos, demonstrava mais otimismo. "Espero que o time mantenha a concentração. Estou gostando, mas não dá para facilitar. A bola não pode chegar nos pivôs, que são perigosos".

Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Paulo Autuori fez duas modificações para a etapa complementar. Jadílson e Rafael Marques entraram nos respectivos lugares de Fábio Santos e Adílson. Contudo, eram os visitantes que seguiam com mais iniciativa. E num descuido da defesa, aos 8, Iarley cobrou falta rápido, Júlio César cruzou rasteiro e Felipe desviou para as redes: 1 a 0.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Claro que o tricolor gaúcho está com a cabeça no Cruzeiro, na Libertadores"
BLOG DO JUCA KFOURI
Quando os protestos nas arquibancadas se intensificavam, Euzébio cometeu pênalti sobre Herrera. Aos 14, Tcheco cobrou no canto direito e deixou tudo igual: 1 a 1. O empate abalou o Goiás, que começou a errar muitos passes, deixando o Tricolor avançar. E quando a virada parecia iminente Réver falhou no meio, Felipe roubou a bola, entrou na área e rolou para Felipe Menezes chutar para o gol vazio: 2 a 1 Goiás.

Debaixo de vaias da própria torcida, o Grêmio saiu desesperado em busca da igualdade. Réver quase se redimiu da falha aos 35, após escanteio, mas a cabeçada passou à esquerda da meta. Quando a derrota parecia certa Maxi López, aos 47, fez de cabeça e garantiu o empate: 2 a 2, placar final.

GRÊMIO 2 x 2 GOIÁS

Grêmio
Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adilson (Rafael Marques), Joílson e Tcheco; Herrera e Jonas (Maxi López)
Técnico: Paulo Autuori

Goiás
Harlei; Ernando, Leandro Euzébio e João Paulo; Vitor, Ramalho, Amaral, Felipe Menezes (Zé Carlos) e Júlio César; Iarley e Felipe (Douglas)
Técnico: Hélio dos Anjos

Data: 20/6/2009 (sábado)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Público: 16.581 pessoas
Renda: R$ 230.000,50
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE)
Cartões amarelos: Iarley, Vitor (Goiás); Réver, Tcheco, Jadílson (Grêmio)
Gols: Felipe, aos 8min; Tcheco, aos 14min; Felipe Menezes, aos 23min; Maxi López, aos 47min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host