UOL Esporte Futebol
 

AE

Fred marcou dois gols, mas não evitou a derrota do Flu para o Avaí

20/06/2009 - 20h31

Avaí deixa a lanterna do Brasileirão ao bater o Flu, na Ressacada: 3 a 2

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA RODADA
Após sete rodadas do Campeonato Brasileiro, finalmente o Avaí conseguiu a sua primeira vitória na competição nacional. Depois de fazer 2 a 0 no Fluminense, neste sábado, na Ressacada, e permitir o empate carioca, a equipe alviceleste conseguiu vencer por 3 a 2 nos acréscimos. Léo Gago foi o autor do gol salvador. Muriqui e Marquinhos, no primeiro tempo, fizeram os outros dos donos da casa. Fred, duas vezes, diminuiu para o Tricolor das Laranjeiras na etapa final. O resultado não tirou o Avaí da zona de rebaixamento, pois a equipe encontra-se com sete pontos, em 17º lugar. O Fluminense fica na oitava colocação, com nove.

Na próxima rodada, a oitava da competição, o Fluminense fará o clássico carioca com o Flamengo, no domingo, às 18h30, no Maracanã. A partida marcará a despedida do meia Thiago Neves, que tem de se apresentar ao seu novo clube, o Al Hilal, da Arábia Saudita. Já o Avaí vai até o Mineirão pegar o Cruzeiro, no sábado, às 18h30. A derrota do Fluminense afetou até o Botafogo, que foi derrotado pelo Vitória e caiu mais uma posição na zona da degola: 18º.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - Thiago Neves, de cabeça, quase faz o primeiro do Fluminense depois de bom cruzamento da esquerda.
12min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! - Bela tabela do ataque do Avaí no meio da defesa tricolor. Muriqui recebe de frente para o goleiro Ricardo Berna e não perdoa.
15min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! - Marquinhos aproveita rebote na entrada da área, enche o pé e chuta. O goleiro Ricardo Berna chega a defender, mas a bola passa por baixo do seu corpo.
42min - Fred lança Conca nas costas da defesa do Avaí. O argentino chuta em cima do goleiro, mas no rebote comete a falta no camisa 1 e perde a chance de diminuir.
SEGUNDO TEMPO
10min - Thiago Neves arrisca de perna direita e manda para fora. O camisa 10 não acredita na oportunidade desperdiçada.
13min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! - O zagueiro do Avaí corta um chute de Fred com o braço. Pênalti. O camisa 9 tricolor cobra, com paradinha e tudo, para descontar.
15min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! - Após boa jogada peo lado direito de ataque, a bola sobra para Fred nas proximidades da pequena área. O atacante enche o pé e deixa tudo igual.
48min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! - Já no desespero pela primeira vitória, Léo Gago arrisca de muito longe e faz um golaço na Ressacada.
PÁGINA DO AVAÍ
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
"Nós fomos avisados que deveríamos marcar muito o meio-de-campo deles, isso por causa do Marquinhos e das chegadas do Muriqui. Vacilamos ao deixarmos esses dois jogadores mais livres", disse o zagueiro Edcarlos, ao criticar a marcação do Fluminene.

Golaço no início:

Inicialmente, o torcedor tricolor teve alguns motivos para acreditar na vitória. A equipe carioca começou os dez primeiros minutos tomando conta do meio-de-campo, enquanto que o volante Diguinho aproveitou a movimentação de Conca e fez bem a ligação da defesa com o ataque. o gol do Fluminense parecia estar maduro. Aos dez, Conca quase abriu o marcador. Um minuto depois, de cabeça, Thiago Neves aproveitou uma saída errada do goleiro Eduardo Martini, mas mandou para fora.

E parou aí o bom começo do Fluminense. Aos 12, Uendel e Muriqui entraram pelo meio da defesa adversária com uma linda tabela. O camisa 11 do Leão recebeu de frente para o goleiro Ricardo Berna, escolheu o canto e chutou com precisão: 1 a 0. A torcida do Avaí ainda comemorava o primeiro gol quando veio o segundo, aos 15. Marquinho ficou com um rebote na entrada da área e encheu o pé. O goleiro tricolor ainda tocou na bola, mas ela passou por baixo do seu corpo e entrou.

Atordoado pelos dois golpes quase que simultâneos, o Fluminense diminuiu a marcação no meio e nas laterais. As câmeras de televisão flagaram o meia Thiago Neves pedindo calma à equipe, mas quem tomou tal postura foram os alvicelestes. Com um bom toque de bola, o Avaí ainda chegou mais algumas vezes na meta de Ricardo Berna com perigo. O contra-ataque passou a ser a jogada mais utilizada pelos donos da casa. Tanto que aos 29, depois de uma série de gingadas em cima de Luiz Alberto, Luiz Alberto quase conseguiu fazer o terceiro.

O Fluminense só foi ameaçar uma reação no final da primeira etapa. Aos 42, Fred lançou Conca entre os zagueiros do Avaí. O meia argentino tentou tirar do goleiro, mas o camisa 1 defendeu. No rebote o zagueiro Ferdinando quase fez contra e Conca "matou" a jogada ao fazer falta no goleiro, o que invalidou um possível gol tricolor.

Golaço no fim:

Na tentativa de pelo menos evitar uma derrota, o técnico Carlos Alberto Parreira colocou o atacante Leandro Amaral no lugar do meia Marquinhos. Ele também aproveitou a oportunidade e trocou o inoperante Diogo por Mariano na lateral direita. E deu certo. Com mais consistência e velocidade na marcação após a saída de bola, os cariocas passaram a pressionar de maneira mais eficiente. Aos 5, Thiago Neves perdeu grande chance de diminuir ao chutar uma bola para fora com a perna direita.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"O Avaí saiu vencendo o Fluminense por 2 a 0, permitiu o empate, mas, aos 47min, como virou norma neste sábado, fez um golaço"
BLOG DO JUCA KFOURI
Mas aos 13 minutos o gol tricolor finalmente saiu. O árbitro Paulo César de Oliveira assinalou pênalti depois que Fred chutou e a bola bateu no braço do zagueiro Ferndinando. O camisa 9 cobrou, com paradinha e tudo, e fez. Dois minutos depois, o mesmo Fred empatou depois de uma boa jogada do Fluminense pela direita.

Daí em diante a partida perdeu um pouco da velocidade. Mais preocupado em não sofrer a virada dentro de casa, o Avaí passou a tomar mais cuidados na parte defensiva. O Fluminense ainda arriscou e chegou a criar lances de perigo por intermédio de Fred e Thiago Neves. O jogo só voltou a esquentar aos 35 minutos depois que o goleiro Ricardo Berna evitou o que seria o terceiro gol do Avaí. William arriscou da altura da meia-lua, mas o camisa 1 salvou com um belo salto. Aos 40, a equipe alviceleste se mandou com tudo para o ataque na tentativa da sua primeira vitória no Brasileirão, principalmente depois da expulsão infantil do volante Maurício. E a recompensa veio aos 48: Léo Gago arriscou de muito longe e marcou golaço.

AVAÍ 3 x 2 FLUMINENSE

Avaí:
Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Anderson Luís e Uendel Pereira; Marcos Winícius (Caio), Léo Gago, Marquinhos e Muriqui; Luiz Ricardo (Cristian) e Lima (William)
Técnico: Silas

Fluminense:
Ricardo Berna; Diogo (Mariano), Luiz Alberto, Edcarlos e Augusto (Maurício); Wellington Monteiro, Diguinho, Marquinho (Leandro Amaral) e Darío Conca; Thiago Neves e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 20/06/2009 (sábado)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Giovani César Canzian (SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Cartões amarelos: Ferdinando, Anderson, Marcos Vinícius (AVA), Ricardo Berna, Diguinho, Maurício e Thiago Neves (FLU)
Cartão vermelho: Maurício (FLU)
Gols: Muriqui, aos 12, e Marquinhos, aos 15 minutos do primeiro tempo, Fred, aos 13 e aos 15, Léo Gago, aos 48 do segundo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host