UOL Esporte Futebol
 

AE

Apesar do resultado, paranaenses não conseguiram deixar a zona do rebaixamento

13/06/2009 - 20h29

Atlético-PR quebra tabu, bate Sport no Recife e sobe na tabela

Márcio Markman
No Recife
VEJA O GOL DA VITÓRIA
O Atlético-PR deu um passo importante para iniciar a recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A, ao derrotar o Sport, em plena Ilha do Retiro, por 1 a 0, neste sábado. A vitória, na estreia do técnico Waldemar Lemos, tirou a equipe paranaense da lanterna e, ao menos momentaneamente, da zona de rebaixamento. Foi a primeira vitória do Atlético-PR sobre o Sport, no Recife, em sete jogos.

Já o Sport perdeu a chance de vencer dois jogos consecutivos, o que não acontece no Campeonato Brasileiro desde o início de setembro do ano passado, nas 24ª e 25ª rodadas. A equipe do Recife também sofreu uma queda na tabela e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

O time pernambucano vinha de uma vitória expressiva sobre o Flamengo e tinha o técnico Emerson Leão à beira do gramado pela primeira vez, desde que retornou ao clube. Portanto, tudo indicava que partiria para a pressão desde o início, em busca do gol. Não foi exatamente o que se viu. O Sport só foi chegar com perigo aos 9 minutos, com Ciro, que perdeu uma chance incrível.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
PRIMEIRO TEMPO
9min - Luciano Henrique acha Ciro livre, dentro da área, o atacante bate cruzado, alto, mas a bola acerta o travessão de Vinícius.
10min - Ciro desce pela direita e cruza rasteiro, para trás. Fumagalli pega de primeira, mas chuta para fora.
23min Paulo Baier cobra escanteio na esquerda, Magrão sai mal e quase Rafael Santos faz de cabeça.
33min - Weldon faz o mais difícil, passa pelo meio de Márcio Azevedo e Rafael Santos, entra na área, mas erra na hora da assistência.
SEGUNDO TEMPO
16min Luciano Henrique faz jogada individual, dribla dois marcadores e arrisca de esquerda. A bola passa rente à trave de Vinícius
19min - Márcio Azevedo responde e, também em jogada individual, chuta com perigo para Magrão.
23min - Vandinho recebe passe de Moacir dentro da área, vira com rapidez e chuta forte, mas a bola sai muito alto.
29min - GOOOL!!! DO ATLÉTICO-PR!!! - Em cobrança de escanteio, no meio da área, Rafael Santos sobe sozinho e cabeceia sem chances para Magrão.
37min - Moacir arrisca de longe e assusta Vinícius, que espalma para escanteio.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO FUTEBOL
No minuto seguinte, o Rubro-negro do Recife chegou outra vez perto do gol, com Fumagalli. Foram duas grandes chances, que indicavam que o time da casa finalmente ia partir para a pressão. Mas, depois disso, o jogo ficou sem emoção, muito disputado no meio-de-campo e sem que os times chegassem ao ataque.

Apesar de conseguir equilibrar o jogo e impedir o avanço do Sport, o Atlético-PR não se arriscava. Passava a maior parte do tempo trocando passes na intermediária e não partia para agredir o time da casa. As maiores chances da equipe paranaense foram de bola parada. Em uma delas, em um escanteio pela esquerda, quase Rafael Santos marca, após uma saída falha de Magrão.

E ficou nisso. O Sport, sem força no ataque e sentindo a falta de Dutra para realizar as jogadas pela esquerda, não assustou Vinícius novamente. Magrão também continuou como um espectador privilegiado.

O jogo continuou morno na etapa final. O Sport não atuava com a velocidade e a força necessária para impor uma pressão em cima do Atlético-PR, que agradecia e procurava fazer passar o tempo quando tinha a bola. Os dois times não conseguiam chegar na área adversária com perigo e o jogo voltava a ficar brigado apenas no meio-de-campo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Waldemar Lemos estreou com vitória no Atlético Paranaense e Emerson Leão já perdeu em seu segundo jogo à frente do Sport
BLOG DO JUCA KFOURI

Assim como no primeiro tempo, o Atlético-PR só voltou a assustar em jogadas de bola parada. Em uma delas, aos 29 minutos, a defesa do Sport cochilou e Rafael Santos subiu sozinho para fazer 1 a 0 para os visitantes.

Enquanto Waldemar lemos tirava jogadores mais ofensivos para reforçar a marcação, Leão partiu para o tudo ou nada e trocou o lateral-esquerdo Bruno Teles para a entrada do atacante Guto. Mas a falta de energia do Sport se evidenciou no restante da partida. Sem criatividade e sem vigor no ataque, o time pernambucano sequer chegou a impor uma superioridade sobre o adversário.

SPORT 0 x 1 ATLÉTICO-PR

Sport
Magrão; Moacir, César, Durval e Bruno Teles (Guto); Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli e Luciano Henrique; Ciro e Weldon (Vandinho)
Técnico: Emerson Leão

Atlético-PR
Vinícius; Rodolpho, Rafael Santos e Antônio Carlos; Raul (Zé Antônio), Chico, Valencia, Paulo Baier (Wesley) e Márcio Azevedo; Rafael Moura e Patrick (Fransérgio)
Técnico: Waldemar Lemos

Data: 13/06/2009 (sábado)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-SP
Auxiliares: Helbert Costa Andrade-MG e Jair Albano Félix-MG
Cartão amarelo: Fumagalli (Sport), Paulo Baier, Chico, Raul, Valencia, Rafael Moura (Atlético-PR)
Gol: Rafael Santos, aos 29 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host