UOL Esporte Futebol
 

Ricardo Ayres/Photocamera

Fred marcou o gol salvador no final do jogo que deu a vitória ao Fluminense

07/06/2009 - 20h29

No fim, Fred salva o Fluminense e afunda o Botafogo: 1 a 0

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro*
VEJA GOL DE FRED NA VITÓRIA DO FLU
CONFIRA MAIS IMAGENS DA VITÓRIA DO FLU
Foi dramático. Porém, a torcida do Fluminense saiu comemorando do Maracanã. Com um gol salvador aos 43 minutos do segundo tempo, o atacante Fred deu a vitória aos tricolores no clássico deste domingo, no Maracanã, sobre o Botafogo, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os alvinegros estacionaram nos três pontos e passaram a ocupar a 18ª colocação da competição, a segunda entre os quatro na zona de rebaixamento. Já os tricolores, que agora somam oito pontos, deram um importante salto da 14ª para a 7ª posição.

Na sequência da competição, o Botafogo vai enfrentar o Santos, no próximo sábado, às 18h30, no Engenhão. Já o Tricolor das Laranjeiras terá pela frente a equipe do Grêmio, às 16h, de domingo, no Maracanã.

Botafogo melhor:

Sem aquela idéia batida de estudar o adversário nos minutos inicias de uma partida, as duas equipes trataram de colocar a bola para correr. O Fluminense, logo aos dois minutos, criou uma boa oportunidade depois que Fred deixou Marquinho bem posicionado para o chute na altura da meia-lua. Mas o meia tricolor pegou mal na bola e Renan defendeu sem maiores problemas. Daí em diante, até por ainda não ter vencido na competição, o Botafogo se organizou melhor.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
2min - Logo no segundo minuto, Marquinho recebe boa bola na altura da meia-lua, mas chuta fraco nas mãos de Renan.
5min - Lucio Flavio dá o troco para o Botafogo. Ele arrisca de fora da área e a bola passa rente à trave direita do goleiro tricolor.
25min - Eduardo desce pela esquerda, entra na área e chuta forte. O camisa 1 do Fluminense espalma com dificuldades.
29min - Thiago Neves enfia bela bola para Carlos Eduardo. Quase na pequena área, ele tenta tirar de Renan, porém, o goleiro alvinegra consegue fechar bem o ângulo.
SEGUNDO TEMPO
1min - Tony recebe ótimo passe de Eduardo, ajeita o corpo e chuta forte. A bola passa perto da trave direita de Ricardo Berna.
5min - O goleiro Renan salva o Botafogo depois que Thiago Neves entra em sua área, mas demora a chutar.
27min - Por pouco Lucio Flavio não abre o marcador depois de um chute cruzado. O goleiro do Fuminense pulou no canto direto, mas não chegaria a tempo de evitar o gol .
43min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!! - Leandro Amaral lança Fred pelo alto, que dá um balão em Renan e toca de cabeça para marcar um golaço.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO FLUMINENSE
BRASILEIRÃO SÉRIE A
O técnico Ney Franco foi inteligente e orientou seus comandados para que apertassem a saída de jogo do Fluminense. Utilizando-se bem das duas laterais, principalmente pela esquerda, o Botafogo criou suas melhores investidas por aquele lado. Aos cinco, Lucio Flavio quase marcou depois de um chute perigoso que saiu pelo lado direito do gol defendido por Ricardo Berna. Aos 25, foi a vez de Eduardo. Ele desceu pela esquerda, entrou na área e chutou forte. O camisa 1 do Fluminense fez bela defesa.

A essa altura da partida o goleiro Renan não passava de um espectador privilegiado. No entanto, quando o Botafogo tentou fazer o seu jogo fluir pela lateral direita, a torcida alvinegra teve a sensação de que Alessandro parecia ter medo de ir à linha de fundo. Como o camisa 2 insistiu em levantar bolas pela intermediária, os erros de passe ficaram mais frequentes. E foi aí que o Fluminense cresceu. Thiago Neves, que até então não passava de figura decorativa em campo, enfiou bela bola para Carlos Eduardo, que não fez o gol porque Renan impediu. Conca e o próprio Thiago Neves ainda tentaram com chutes de longa distância, mas a primeira etapa terminou sem gols.

Golaço no fim:

O Botafogo voltou cheio de gás para a etapa final. Com um minuto de jogo, Eduardo, o mais produtivo e perigoso do Alvinegro, achou um buraco entre dois marcadores do Fluminense e lançou Tony. O atacante ainda demorou a se decidir sobre o que fazer, mas arriscou o chute cruzado. A bola passou rente à trave direita de Berna. Porém, quem imaginava mais pressão do Botafogo, viu a equipe do técnico Ney Franco errar muitos passes e proporcionar o crescimento do Fluminense.

Aos nove, o troco tricolor: boa triangulação entre Conca, Fred e Thiago Neves. O camisa 10 entrou na área pelo lado esquerdo de ataque, mas demorou muito a chutar e permitiu a defesa de Renan, que colocou a bola para escanteio. Após boa parte de domínio territorial do Fluminense, o Botafogo passou a pressionar mais no final. O goleiro tricolor teve trabalho em chutes de Lucio Flavio e em um saída arrojada que evitou o gol do volante Léo Silva.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Com um belo gol de Fred no fim, e sem merecer, o Fluminense ganhou de 1 a 0 do Botafogo, num joguinho de dar dó
BLOG DO JUCA KFOURI
Mas, quando tudo indicava que o empate seria mesmo o resultado final, Leandro Amaral, que voltou aos gramados depois de quase três meses afastado por causa de uma lesão no joelho, conseguiu um belíssimo lançamento para Fred que, em posição legal, entrou na área do Botafogo, deu um balão no goleiro alvinegro e completou de cabeça. Foi o seu primeiro gol em um clássico carioca. Apesar da chuva que caiu no final do jogo, a torcida tricolor explodiu em alegria e respirou um pouco mais relaxada.

FLUMINENSE 1 x 0 BOTAFOGO:

Fluminense:Ricardo Berna, Diogo, Edcarlos, Cássio e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho, Conca e Carlos Eduardo (Maurício) (Fabinho); Thiago Neves (Leandro Amaral) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Botafogo:Renan; Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro (Júnior), Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Thiaguinho (Léo Silva); Tony (Laio) e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Data: 07/06/2009 (Domingo)
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Gol: Fred, aos 43 minutos do segundo tempo
Público pagante: 13.726 torcedores
Renda: R$ 191.617,50
Cartõs amarelos: Carlos Eduardo (FLU), Juninho, Alessandro, Thiaguinho e Lucio Flavio (BOT)

*Atualizada às 11h23 do dia 08/06

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host