UOL Esporte Futebol
 

Folha Imagem

Ortigoza (e) entrou no decorrer da partida e novamente marcou pelo Palmeiras

07/06/2009 - 18h07

Palmeiras volta a jogar mal, mas consegue virada sobre o Vitória

Bruno Império
Em São Paulo
ACOMPANHE OS TRÊS GOLS DO JOGO
CONFIRA FOTOS DA VIRADA PALMEIRENSE
Empurrado pela torcida presente ao Parque Antarctica neste domingo e em dia inspirado de Marcos, o Palmeiras conseguiu derrotar o Vitória de virada, por 2 a 1, no Parque Antarctica. Jogando mal, a equipe sofreu gol logo no início no segundo tempo. Mas, com gol de Maurício Ramos em cobrança de escanteio, o time alviverde conseguiu se livrar de um jejum que já perdurava por cinco jogos.

Carpegiani armou um time com dois alas para poder vencer a partida em contra-ataques rápidos pelas laterais. No entanto com o avanço de Henrique e Jefferson, subindo bastante, Apodi pela direita e Robinho pela esquerda ficaram presos à marcação. Foi assim que o Palmeiras conseguiu se impor sobre o rival logo nos primeiros minutos.

A primeira chance dos donos da casa apareceu logo aos 6min. Cleiton Xavier, maior assistente da equipe de Luxemburgo com 16 passes para gol na temporada, cobrou falta da direita pelo alto. Diego Souza subiu para cabecear, mas não conseguiu escorar e a bola saiu pela linha de fundo.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - Cleiton Xavier cobra falta da direita pelo alto em direção à área do Vitória. Diego Souza sobe para escorar, mas não alcança. A bola sai pela linha de fundo
9min - Leandro Domingues cobra falta para o Vitória da intermediária com perigo. Marcos, bem posicionado, corta para escanteio
20min - Depois de finalizações perigosas de Keirrison e Cleiton Xavier, Diego Souza consegue lançar Jefferson com perigo. O árbitro, entretanto, assinala impedimento inexistente
40min - Apodi cruza da direita e Roger sobe livre para cabecear. Marcos, bem posicionado, saltou e espalmou de forma milagrosa
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!! Leandro Domingues recebe lançamento pelo centro, erra no domínio mas finaliza. Marcos faz grande defesa com os pés, mas a bola sobra para Apodi que só teve que empurrar para o fundo do gol
20min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!Ortigoza recebe dentro da área, domina e bate na saída do goleiro Viafra
28min - Marcos sai nos pés de Roger e evita o segundo gol do Vitória. Na sequência, time visitante tenta a finalização de fora da área e a bola explode no travessão.
46min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!Cleiton Xavier cobra escanteio da direita, Maurício Ramos salta mais do que a defesa do Vitória e garante a virada
NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
NOTÍCIAS DO VITÓRIA
Depois da chance criada em bola parada, o Palmeiras seguiu pressionando. No entanto, não conseguiu levar grande perigo à meta de Viafra. O goleiro da equipe baiana praticamente não teve trabalho no primeiro tempo, entre outras razões, pela falta de mira de Obina - que concentrava as finalizações alviverdes - e erros na armação alviverde. Quando Keirrison abria pelos flancos para receber a bola, alas e responsáveis pela criação não eram capaz de abastecer o camisa 9.

E assim o Vitória conseguiu crescer no jogo após a metade da primeira etapa, principalmente em avanços do veloz Apodi pela direita. Na primeira grande subida do ala direito, a ala cruzou e Pierre efetuou o corte. Apesar do susto, o Palmeiras não foi capaz de fechar o corredor aberto pela esquerda, onde Jefferson não se mostrava capaz de parar as investidas do rival.

Pouco depois, aos 40min, Marcos efetuou um milagre. Apodi cruzou da direita com perfeição e Roger subiu livre de marcação para cabecear. Marcos, bem posicionado, se esticou todo e, em um salto, espalmou. No rebote, o atacante bem que tentou arrematar, mas foi cortado por um zagueiro do Palmeiras. Após o lance, ficou a dúvida sobre se a bola teria entrado ou não.

"Eu sei que meu corpo entrou, a bola eu não sei. Eu estava bem posicionado, atento ao lance e consegui ter reflexo para saltar e evitar", afirmou Marcos na saída do gramado. Junto com o camisa 12, o time saiu sob as vaias do público. O principal alvo das reclamações do público que estava nas numeradas do Parque Antarctica: Vanderlei Luxemburgo.

O Palmeiras não teve a menor chance de mostrar nova postura no segundo tempo Logo no primeiro minuto o Vitória abriu o marcador. Leandro Domingues recebeu lançamento pelo centro, errou no domínio, mas saiu na cara de Marcos. O meia finalizou na saída do goleiro, mas o camisa 12 conseguiu evitar com os pés. O rebote, porém, ficou com Apodi. Livre de marcação, o ala só teve o trabalho de empurrar para as redes.

A desvantagem no placar acendeu a torcida presente ao Parque Antarctica na fria tarde de domingo. O time também tratou de retomar a pressão. Luxemburgo tentou jogar o time para cima: sacou Mozart para a entrada de Ortigoza e tirou o estreante Henrique, que não vinha fazendo boa partida, para colocar Souza. E foi assim que o Palmeiras chegou ao empate. Aos 20min, Ortigoza recebeu dentro da área, dominou e tocou na saída de Viafra para deixar tudo igual no Parque Antarctica.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O castigo veio no fim, com Maurício Ramos subindo mais que todo mundo e virando o jogo para o Verdão
BLOG DO JUCA KFOURI
O gol, entretanto, não significou domínio para o Palmeiras. Não fosse Marcos em dia inspirado e a trave, que freou uma finalização indefensável do Vitória, o time baiano teria conseguido retomar a vantagem no placar e determinaria a derrota alviverde em seu estádio. No final, em cobrança de escanteio, o time de Parque Antarctica conseguiu arrancar a virada com Maurício Ramos.

O Palmeiras voltará a campo no próximo domingo para, novamente em casa, tentar voltar a vencer na competição. O compromisso, entretanto, é bastante complicado. Apenas 3 dias antes do duelo com o Nacional (URU) pelas quartas-de-final da Libertadores, o time de Parque Antarctica recebe o Cruzeiro, às 16h.

O Vitória, por sua vez, também tem uma pedreira para tentar seguir na briga pelas primeiras posições. O time baiano vai ao Rio Grande do Sul para encarar o Internacional, também no domingo. A vida do grupo comandado por Carpegiani, entretanto, pode ser facilitado pelo fato de que Tite deve lançar uma formação, ao menos, parcialmente reserva. Na quarta-feira, os gaúchos vão ao Pacaembu para realizar a primeira partida da decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians.

PALMEIRAS 2 X 1 VITÓRIA

Palmeiras
Marcos, Henrique (Souza), Maurício Ramos, Danilo e Jefferson; Pierre, Mozart (Ortigoza), Cleiton Xavier e Diego Souza; Obina e Keirrison (Dayvid Sacconi)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Vitória

Viafra; Anderson Martins, Victor Ramos e Wallace; Apodi, Vanderson, Uellinton Leandro Domingues (Ramon) e Robinho (Marco Aurélio); Roger e Adriano
Técnico:Paulo César Carpegiani

Data: 07/06/2009 (domingo)
Local: Parque Antarctica (SP)
Público:
Renda:
Árbitro: Heber Roberto Lopes (RJ)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Cartões amarelos:Mozart(P), Uelliton(V), Victor Ramos (V), Keirrison (P), Roger (V) e Ortigoza (P)
Cartões vermelhos:
Gols: Apodi, primeiro minuto, Ortigoza, 20min e Maurício Ramos, aos 46min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host