UOL Esporte Futebol
 

Antônio Carneiro/AE

Atacante Weldon marcou três dos quatro gols da vitória do Sport sobre o Fla

07/06/2009 - 18h01

Sport vira sobre o Flamengo na reestreia do técnico Leão

Márcio Markman
No Recife
ASSISTA AOS SEIS GOLS DA PARTIDA
CONFIRA MAIS IMAGENS DA 5ª RODADA
Na reestreia do técnico Emerson Leão, o Sport deu um susto na sua torcida, deixou o Flamengo fazer 2 a 0, mas reagiu ainda no primeiro tempo para garantir a primeira vitória, por 4 a 2, no Campeonato Brasileiro deste ano. Uma vitória que tira a equipe pernambucana da zona de rebaixamento e impede o avanço do até então ascendente Flamengo, que vinha de duas vitórias na competição.

Nos primeiros dez minutos, tudo levava a crer que o jogo seria do atacante Emerson, do Flamengo. O jogador aproveitou duas chances, aos 6 e 9 minutos e abriu a boa vantagem de 2 a 0 para o Flamengo. O time carioca atacava com muita liberdade, enquanto a equipe da casa provocava arrepios na torcida, já que a partida contra o Atlético-MG, em que o Sport sofreu três gols no primeiro tempo, ainda estava fresca na memória.

Por muito pouco o Flamengo não chegou ao terceiro gol. O sistema defensivo do Sport, que voltava a atuar no 4-4-2, com dois meias, continuava a falhar no posicionamento. Aos 14, Emerson entrou em velocidade e só não marcou porque Magrão fez uma grande defesa.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
6min - GOOOL!!! DO FLAMENGO!!! Em jogada bem trabalhada, em que a bola passou por Juan, Adriano e Léo Moura, Emerson entra livre na área e toca por cima de Magrão.
9min - GOOOL!!! DO FLAMENGO!!! Após cobrança de escanteio curta, Juan joga no meio da área, Emerson briga com a zaga e fuzila Magrão.
14min - Emerson recebe no meio da zaga, corta Durval e chuta forte. Magrao salva o Sport de levar o terceiro gol do Flamengo.
26min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Fumagalli cobra falta da direita, no segundo pau, Durval sobe livre e cabeceia para o gol.
27min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Dutra cruza da esquerda, Ronaldo Angelim falha e a bola sobra para Weldon, que chuta em cima de Bruno. O goleiro ainda toca na bola, que entra devagar, no canto esquerdo.
30min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Fumagalli cobra nova falta da direita, Juliano desvia no meio da área e Weldon, no segundo pau, só toca para dentro.
34min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Chutão para a frente, Fumagalli desvia de cabeça e a bola chega a Ciro. Dentro da área, o garoto dá um chapéu em Ronaldo Angelim e toca pelo alto para Weldon. De primeiro, sem deixar a bola cair no chão, ele solta uma bomba e vence Bruno outra vez.
SEGUNDO TEMPO
12min Weldon puxa contra-ataque e toca para Ciro. Ele dá um belo drible em Aírton, mas chuta em cima de Bruno.
32min - Falta na esquerda, Wellington desvia e quase Ronaldo Angelim marca.
33min - Sandro Goiano vê Bruno adiantado e, antes da linha que divide o campo arriscou o chute por cobertura. O goleiro se recuperou e, com as pontas dos dedos, salvou o que seria o quinto gol do Sport.
41min - Adriano tem boa chance de marcar, dentro da pequena área, mas cabeceia muito para baixo.
44min - Luciano Henrique cobra falta e acerta o travessão de Bruno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
A situação já estava complicada para o time da casa e, aos 20 minutos, o Rubronegro do Recife ainda perdeu o titular Igor, que jogava como primeiro volante, por conta de uma lesão muscular. No entanto, o que parecia azar simplesmente virou a partida. Com a entrada de Juliano, que não tem o menor cacoete de meio-campista, o Sport foi obrigado a voltar ao esquema 3-5-2. Com mais gente na defesa, o time da casa ficou mais protegido e evitou as investidas do Flamengo.

E mais: em menos de cinco minutos, o time pernambucano fez a Ilha do Retiro explodir, com uma virada espetacular. O primeiro gol, aos 26 minutos, marcado por Durval, após cruzamento de Fumagalli, parece ter desestabilizado a defesa do Flamengo. Tanto que, um minuto depois, Ronaldo Angelim falhou feio e deixou a bola livre para Weldon empatar. Mais três minutos em uma jogada praticamente igual à do primeiro gol, Weldon apareceu no segundo pau para fazer o terceiro.

A partir daí, a torcida rubronegra pernambucana fez a sua parte e não deixou mais o Flamengo jogar. Sem parar um só minuto de cantar, empurrou o time para a pressão e ainda comemorou a marcação do quarto gol, outra vez anotado por Weldon. Foi o gol mais bonito do jogo, que contou com um belo drible de Ciro sobre Ronaldo Angelim, a assistência pelo alto e a conclusão de sem-pulo do camisa 20. Assim, o primeiro tempo, que parecia de Emerson, terminou sendo de Weldon.

"A gente estava bem, mas depois do primeiro gol a gente sentiu e não conseguiu fazer nada direito. Perdemos a posse de bola, não conseguimos marcar bem lá atrás. O Sport aproveitou e, aqui dentro, eles são muito fortes", comentou o lateral-esquerdo Juan, na descida para o intervalo. "Se quisermos um resultado melhor temos que jogar", concluiu.

E foi o que o Flamengo procurou fazer na etapa final. Com mais posse de bola, se manteve mais no campo de ataque do Sport, mas não conseguia acertar o último passe. Já o time da casa, fechado na defesa, partia rápido nos contra-ataques e esteve sempre mais perto do quinto gol.

Ciro teve uma boa chance, após contra-ataque puxado por Weldon. Ele fez tudo certo, driblou Aírton com categoria, mas adiantou demais a bola e chutou em cima de Bruno. Aos 33, no lance mais bonito da partida, Sandro Goiano arriscou o chute por cobertura antes da linha de meio-campo, mas Bruno se recuperou e conseguiu salvar.

O técnico Cuca abriu mão de um dos volantes e colocou em campo o meia Zé Roberto. O Flamengo, então, se lançou ao ataque e deixou o jogo ainda mais aberto. Mas era o Sport que aproveitava. Em mais um contra-ataque, Ciro demorou a tocar e deixou César em impedimento.

Apagado em campo, Adriano só teve uma participação realmente efetiva, no belo passe de calcanhar que deu a Leonardo Moura, no lance do segundo gol do Flamengo. No final da segunda etapa, ainda teve uma chance de marcar, mas cabeceou muito mal.

Na próxima rodada, o Flamengo tentará a recuperação em mais um jogo fora de casa, diante do vice-lanterna Coritiba, no Couto Pereira. Já o Sport atua pela segunda vez seguida diante da sua torcida, contra o outro representante paranaense, o Atlético-PR, que tirou do rival a lanterna da competição.

SPORT 4 x 2 FLAMENGO

Sport
Magrão; Moacir, César, Durval e Dutra; Igor (Juliano), Sandro Goiano, Fumagalli (Dudé) e Luciano Henrique; Ciro e Weldon (Guto).
Técnico: Emerson Leão

Flamengo
Bruno; Léo Moura, Aírton, Ronaldo Angelim e Juan; Wellington, Toró (Everton), Íbson e Willians (Zé Roberto); Adriano e Emerson (Josiel).
Técnico: Cuca

Data: 07/06/2009 (domingo)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Cléber Welington Abade/SP
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior/SP e Márcio Luiz Augusto/SP
Cartão amarelo: Juliano, Luciano Henrique, Sandro Goiano, Dutra (Sport), Ronaldo Angelim, Aírton, Willians (Flamengo)
Gols: Emerson, aos 6 e 9, Durval, aos 26, Weldon, aos 27, 30 e 34 minutos do primeiro tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host