UOL Esporte Futebol
 

Wesley Santos/Foto Arena/AE

Meia Souza comemora um dos seus dois gols na vitória do Grêmio por 3 a 0

04/06/2009 - 23h05

Grêmio se reabilita e acaba com a invencibilidade do Náutico

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Grêmio se reabilitou no Campeonato Brasileiro e, no Olímpico, conseguiu uma vitória tranquila de 3 a 0 em cima do Náutico, na abertura da quinta rodada. A noite fria na capital gaúcha congelou a equipe pernambucana, que depois de quatro rodadas perdeu a invencibilidade. Souza [duas vezes] e Maxi López, que entraram em atrito publicamente no inicio da semana, marcaram os gols e comprovaram que o momento de turbulência foi superado.

Com o segundo triunfo na competição, o Tricolor sobe para sete pontos e avança da 13ª para a sexta posição na tabela, além de manter a escrita de nunca ter perdido para o Timbu em Porto Alegre pelo Brasileirão. No retrospecto são 12 jogos, 10 vitórias e dois empates.

O alvirrubro, após uma atuação fraca, estaciona nos oito pontos, mas até o final da rodada deve perder posições e sair da zona da Libertadores.

O Grêmio é quem tentava assumir o controle da partida no começo, mas o Náutico tinha personalidade, tocava bem a bola e mostrava que também queria abrir o placar. O confronto era equilibrado. Enquanto os anfitriões exageravam nas investias individuais, o Timbu organizava melhor os contra-ataques.

O lateral-direito Ruy e o meia Souza, que não produziam bem quando apareciam na frente, recebiam vaias da torcida quando erravam suas tentativas.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
6min - Boa troca de passes pela esquerda, Aílton recebe na área, bate de primeira e Marcelo espalma.
16min - Ruy cruza da direita, Souza cabeceia e Eduardo espalma para escanteio.
19min - Carlinhos Bala levanta da direita e Gilmar, no meio da área, bate de primeira, raspando o travessão.
37min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Alex Mineiro recebe na frente da área e toca por cima da zaga. Souza domina na frente do gol e chuta no canto inferior direito.
SEGUNDO TEMPO
2min - Contra-ataque em alta velocidade, Gilmar entra na área pela direita e cruza rasteiro, mas Carlinhos Bala chuta para fora.
9min - Ruy cruza rasante e Maxi, na entrada da pequena área, chuta para a defesa de Eduardo.
22min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Joílson cruza no primeiro pau, Maxi desvia de cabeça, a bola bate no poste direito e entra.
35min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Gladstone perde a bola na defesa, Alex Mineiro serve Souza, que bate de primeira no canto inferior direito.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE O NÁUTICO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
Com mais qualidade técnica, o Tricolor mantinha o adversário reso no campo defensivo, entretanto sem levar real perigo à meta de Eduardo. Até que, aos 37min, Alex Mineiro deu um toque inteligente por cima da defesa e encontrou Souza na área, que matou no peito e bateu no canto direito: 1 a 0. Na comemoração, o jogador foi à torcida com a mão no ouvido, numa espécie de protesto contra as vaias recebidas no primeiro tempo.

No intervalo, Ruy admitia que a equipe tinha pressa para definir logo a partida. "Não adianta ficar ansioso. Tem que ter frieza, se errar continuar tentando. O time é bom, mas não tem conseguido os resultados", analisou. Já o atacante Carlinhos Bala lamentava o gol sofrido. "Agora tem que correr em dobro. A equipe do Grêmio está jogando em casa, e o frio ainda ajuda. Mas vamos voltar em busca do resultado", avisou.

Na etapa complementar o Náutico adotou uma postura mais ofensiva, abrindo espaços atrás e permitindo que o Grêmio atacasse com mais frequência. Réver chegou a ampliar aos 13, concluindo uma falta cobrada por Tcheco, e Maxi também balançou as redes aos 15, mas os lances foram invalidados por impedimento.

Ao natural o time gaúcho chegou ao segundo gol. Aos 22, o centroavante argentino aproveitou cruzamento de Joílson e, de cabeça, desviou no canto direito. Tudo já parecia definido quando Gladstone, aos 35, errou na saída de bola e entregou a bola para Alex Mineiro. O atacante lançou Souza que, na entrada da área, tocou de primeira, com categoria, no canto direito, para fazer 3 a 0 e liquidar o jogo.

No final Joílso, que já tinha amarelo, fez falta dura em Carlinhos Bala e acabou expulso, mas sua ausência não influenciou o resultado.

GRÊMIO 3 x 0 NÁUTICO

Grêmio
Marcelo Grohe; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy (Joílson), Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera)
Técnico: Paulo Autuori

Náutico
Eduardo; Gladstone, Vágner e Negretti (Júnior Carioca); Eduardo Erê, Johnny, Galiardo, Aílton (Dinda) e Anderson Santana (Anderson Lessa); Carlinhos Bala e Gilmar
Técnico: Waldemar Lemos

Data: 4/6/2009 (quinta-feira)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público: 10.793 pessoas
Renda: R$ 135.487,50
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)
Cartões amarelos: Réver, Ruy, Tcheco, Joílson (Grêmio); Aílton, Anderson Santana, Johnny, Galiardo (Náutico)
Cartão vermelho: Joílson (Grêmio)
Gols: Souza, aos 37min do primeiro tempo. Maxi López, aos 22min; Souza, aos 35min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host