UOL Esporte Futebol
 

AE

Náutico marcou seu gol no final e se livrou da derrota para o Fluminense

31/05/2009 - 18h12

Náutico empata de pênalti no fim e fica no 1 a 1 com o Fluminense

Do UOL Esporte
No Recife
Lutando contra o rótulo de "cavalo paraguaio", o Náutico enfrentou o Fluminense, neste domingo, com o objetivo único de manter os resultados positivos e a boa colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Porém, sem apresentar o mesmo futebol de partidas anteriores, o Alvirrubro sofreu para conquistar apenas um empate, em 1 a 1, que saiu em um pênalti convertido por Gilmar nos acréscimos do jogo.

Com o placar de iguadade, os alvirrubros cairam para a quarta colocação, com oito pontos. Já os cariocas subiram para a 11ª posição, com cinco. Na próxima quinta, o Náutico enfrenta o Grêmio, fora de casa. O Fluminense só joga no domingo, no Maracanã, contra o Botafogo.

A boa fase vivida pelo Náutico foi refletida nos apitos e buzinas usados pelos torcedores alvirrubros no intuito de desestabilizar o tricolor carioca. No entanto, o Fluminense soube administrar a pressão e abriu o placar logo aos nove minutos do jogo. Depois de roubar a bola de Gilmar, em um lance de ataque do Náutico, Diogo lançou para Fred que, livre de marcação, aproveitou a desarrumação da zaga pernambucana e chutou cruzado, sem chances para Eduardo impedir o primeiro gol do Flu.

Apesar de ter esquematizado o time com três zagueiros e três volantes, Waldemar Lemos abriu mão de uma marcação homem a homem, deixando os atacantes Fred e Thiago Neves livres. Com seis homens de características mais defensivas, o Náutico esteve preso às investidas de Carlinhos Bala, atuando como homem criação, Gilmar e Kuki, que pouco renderam no primeiro tempo por terem recebido marcações especiais dos cariocas.

Sem conseguir trabalhar com a bola no pé, o confuso meio-campo do Náutico apostou nos lances aéros, facilitando o jogo do Fluminense, que adiantou a marcação para jogar nos contra-ataques. E, por pouco os cariocas não ampliaram o placar aos 40 minutos, em uma bola na trave de Thiago Neves.

A velocidade do quarteto formado por João Paulo, Conca, Thiago Neves e Fred desestabilizou o Náutico, que só teve duas chances de gol na primeira etapa, em uma cabeçada de Kuki, aos 27 minutos, e uma cobrança de falta de Carlinhos Bala já nos acréscimos. "Jogamos muito mal para um time que está dentro de casa. Demos muito espaço para o Fluminense trabalhar", analisou o lateral-esquerdo Anderson Santana, que voltou ao time após ter recuperado uma fratura na clavícula.

Para acordar o time na etapa complementar, Lemos colocou o "amuleto da sorte" dele, o jovem atacante Anderson Lessa, tirando o veterano Kuki, além do meia Dinda, no lugar de Junior Carioca, apagado no jogo. As mudanças deram um novo ânimo a equipe que, em menos de cinco minutos, teve duas chances reais para empatar a partida. A primeira foi uma cabeçada de Asprilla no travessão e em seguida Carlinhos Bala chutou para a defesa de Berna.

Mas, apesar das oportunidades criadas, o Náutico voltou a dar espaços ao Fluminense, deixando Fred trabalhar com liberdade em frente ao goleiro Eduardo. Nos minutos finais, o jogo ganhou ares de desespero e Carlinhos Bala acabou perdendo o gol mais feito do jogo. Depois de receber lançamento de Galiardo, o atacente viu Berna crescer e não teve calma para desviar do goleiro, que interceptou o lance.

A reação alvirrubra na segunda etapa só teve recompensa nos acréscimos, quando o atacante Anderson Lessa foi derrubado por Maicon dentro da pequena área. O árbitro marcou pênalti, que Gilmar bateu e, com paradinha, empatou a partida.

NÁUTICO 1 x 1 FLUMINENSE

Náutico
Eduardo; Gladstone, Vágner, Asprilla (Galiardo) e Anderson Santana; Derley, Junior Carioca (Dinda), Johnny e Carlinhos Bala; Gilmar e Kuki (Anderson Lessa)
Técnico: Waldemar Lemos

Fluminense
Ricardo Berna; Diogo, Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho, Carlos Eduardo (Maicon) e Darío Conca; Thiago Neves (Alan) e Fred (Kássio)
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 31/05/2009
Horário: 16h
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/Fifa-SP
Auxiliares: Edníslon Corona e Emerson de Carvalho/Ambos Fifa-SP
Público: 17.781 torcedores
Renda: R$ 109.935
Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Wellington Monteiro e Thiago Neves (Fluminense); Asprilla, Vágner, Derley, Galiardo e Dinda (Náutico)
Cartões vermelhos: Derley (Náutico); Luiz Alberto (Fluminense)
Gols: Fred, aos nove minutos do primeiro tempo; Gilmar, aos 50 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host