UOL Esporte Futebol
 

RODRIGO LOBO/JC IMAGEM/AE

Atlético-MG fez três gols no primeiro tempo, o Sport reagiu, mas não deu tempo

24/05/2009 - 20h32

Atlético-MG arrasa no primeiro tempo e garante vitória sobre o Sport

Márcio Markman
No Recife
ASSISTA AOS CINCO GOLS DA PARTIDA
Graças ao primeiro tempo fulminante, o Atlético-MG derrotou o Sport, em plena Ilha do Retiro, por 3 a 2, em partida válida pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, neste domingo, no Recife. O triunfo confirma a boa fase do time mineiro, que segue entre os poucos invictos da competição, e o declínio da equipe pernambucana, que ainda não venceu nenhum jogo no BR-09. Foi a primeira vitória do Atlético-MG na Ilha do Retiro.

Com a vitória, o Atlético-MG subiu para a terceira colocação da Série A, com os mesmos sete pontos do Náutico, mas com um saldo de gols menor (3 x 2). Já o Sport despencou na tabela e agora é o 18º colocado, com apenas um ponto. Na próxima rodada, a equipe mineira recebe o Santo André, no Mineirão, enquanto o Rubronegro do Recife viaja até o Rio para encarar o Botafogo, no Engenhão. Os dois jogos acontecem no sábado.

O time mineiro só precisou de dez minutos para abrir vantagem no placar. Com Éder Luís em tarde inspirada e com o sistema de marcação do Sport completamente desarrumado, o Atlético-MG aproveitou para marcar dois gols, ambos com o camisa 11. Destaque para o primeiro, em que ele disparou desde o campo de defesa, driblou os dois zagueiros do time da casa e só parou depois que mandou a bola para as redes, na saída de Magrão. No segundo, a equipe mineira tocou passes como quis, até a conclusão de Éder Luís, livre, dentro da área.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOLAAAÇO!!! DO ATLÉTICO-MG!!! Éder Luís recebe a bola ainda no campo de defesa, dispara pelo meio, dribla César e Igor e bate na saída de Magrão.
10min - GOOOL!!! DO ATLÉTICO-MG!!! Carlos Alberto faz boa jogada pela direita e toca para o meio. Éder Luis bate de primeira e marca
27min - Dois minutos após entrar em campo, Fumagalli cobra uma falta no travessão de Juninho.
29min - Júnior vai à linha de fundo e cruza. A zaga desvia de cabeça e Carlos Alberto, na corrida, chuta e quase marca o terceiro gol mineiro.
42min - GOOOL!!! DO ATLÉTICO-MG!!! Márcio Araújo recebe na frente da área, não sofre combate e tem tempo para ajeitar e bater para acertar o ângulo de Magrão.
SEGUNDO TEMPO
30seg - GOOOL!!! DO SPORT!!! Fumagalli cruza da direita, Wilson raspa de cabeça e, também de cabeça, Jonílson manda para a própria meta.
2min - Luciano Henrique disputa a jogada dentro da área, a bola bate na zaga do Atlético-MG e sobra para o jogador, que chuta e obriga Juninho a fazer grande defesa. O detalhe é que Wilson e Weldon entravam livres.
3min - Wilson descobre Weldon na área, Juninho sai para tentar abafar e o atacante do Sport chuta alto demais e perde uma grande chance.
39min - Contra-ataque do Atlético-MG, Alessandro dribla Igor e solta uma bomba que acerta o travessão de Magrão.
45min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Dutra pega uma sobra na frente da área e chuta forte para diminuir.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO FUTEBOL
O mais surpreendente é que o Sport atuava com três volantes. Com a contusão de Durval, Nelsinho Batista tirou o time do esquema 3-5-2 e colocou em ação um 4-4-2 que, teoricamente, deveria ser marcador. Mas o que se viu foi a liberdade para o Atlético-MG trabalhar tanto pelo meio quanto pelas laterais. Para piorar, Renan praticamente anulava o único meia da equipe, Luciano Henrique, que não criou nada nos 45 minutos iniciais.

Como não tinha nada a ver com as falhas do Sport, o Atlético-MG aproveitava. Éder Luís recuava para receber a bola e partia para o ataque com velocidade, pelo meio da "avenida" que se abria na frente da zaga dos pernambucanos. Márcio Araújo também tinha muita liberdade para armar o time e Júnior caía bem pelos dois lados do campo, o que confundia ainda mais a sofrível marcação do Rubronegro do Recife.

Nelsinho decidiu mexer na equipe ainda no primeiro tempo e, aos 26 minutos tirou um dos três volantes, Andrade, para a entrada de Fumagalli. Já no minuto seguinte o meia cobrou uma falta no travessão de Juninho, mas a verdade é que, tirando algumas arrancadas de Wilson, que terminaram em cruzamentos não aproveitados por Ciro, quem esteve mais perto do gol foi o Atlético-MG, que quase ampliou com Carlos Alberto.

A liberdade dada a Márcio Araújo praticamente selou a vitória do Atlético-MG. Aos 42 minutos, o volante recebeu a bola na frente da área do Sport, não sofreu qualquer combate por parte dos volantes do Rubronegro e teve todo o tempo do mundo para escolher o canto e fuzilar Magrão.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Na Ilha do Retiro, 3 a 2, num Sport que parece ainda baqueado pela eliminação na Libertadores"
BLOG DO JUCA KFOURI
Na volta para o segundo tempo, o Sport voltou sem Ciro e com Weldon no ataque. A equipe da casa parecia disposta a buscar o resultado e logo aos 30 segundos diminuiu, com uma jogada iniciada por um cruzamento de Fumagalli, que terminou com Jonilson mandando para a própria meta. Até os 3 minutos foram mais duas grandes chances, que só não se transformaram em gol por conta do egoísmo de Luciano Henrique e da falta de tranqüilidade de Weldon.

A partir daí, o jogo passou a ficar equilibrado e poucas chances foram criadas. O Sport tinha o controle da partida, mas não conseguia ser agudo ao ponto de diminuir o marcador. O Atlético-MG tentava se fechar e sair nos contra-ataques, mas não apresentava a mesma eficiência do primeiro tempo e não tinha tanta liberdade para criar.

Somente aos 39 minutos o time mineiro conseguiu encaixar um bom contra-ataque. Alessandro fez a jogada toda certa, mas o chute acertou o travessão de Magrão. O Sport ainda conseguiu diminuir, aos 45 minutos, depois que Dutra subiu bem ao ataque e chutou forte, sem chances para Juninho, que ainda tocou na bola.

SPORT 2 X 3 ATLÉTICO-MG

Sport
Magrão; Moacir (Jonas), Igor, César e Dutra; Hamilton, Andrade (Fumagalli), Sandro Goiano e Luciano Henrique; Ciro (Weldon) e Wilson.
Técnico: Nelsinho Batista

Atlético-MG
Juninho; Carlos Alberto, Welton Felipe, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Jonílson, Renan, Márcio Araújo e Júnior (Tchô); Diego Tardelli (Júlio César) e Éder Luís (Alessandro).
Técnico: Celso Roth

Data: 24/05/2009 (domingo)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Público: 15.315 torcedores
Renda: R$ 75.380,00
Cartão amarelo: César, Igor, Wilson, Dutra (Sport), Márcio Araújo, Juninho, Júnior, Alessandro (Atlético-MG)
Gols: Éder Luís, aos 5 e 10, Márcio Araújo, aos 42 minutos do primeiro tempo. Jonílson (contra), aos 30 segundos, Dutra, aos 45 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host