UOL Esporte Futebol
 

NECO VARELLA/AE/AE

Jonas abriu o placar para o Grêmio contra o Botafogo

24/05/2009 - 17h59

Na estreia de Paulo Autuori, Grêmio vence o Botafogo por 2 a 0

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
No primeiro jogo sob o comando do técnico Paulo Autuori, o Grêmio venceu o Botafogo por 2 a 0, no Olímpico, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de uma derrota e um empate, a equipe gaúcha consegue o primeiro trunfo na competição. Apesar do resultado, a falta de pontaria foi o que mais chamou a atenção, para a sorte dos cariocas.

O Tricolor chega aos quatro pontos na tabela graças aos gols de Jonas e Fábio Santos. Outro destaque foi o garoto Douglas Costa, que voltou a receber chance e com pouco mais de 20 minutos em campo empolgou a torcida e teve importante participação.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
18min - Souza serve Fábio Santos por cima da defesa, mas o ala, na frente da pequena área, chuta alto.
29min - Cruzamento da direita, a zaga afasta mal e Souza solta um foguete que tira tinta do travessão.
30min - Após falta da direita, Maxi divide com a zaga, a bola sobra na área e Léo chuta no travessão.
40min - Juninho cobra falta venenosa do meio-de-campo e Victor espalma no canto inferior direito.
SEGUNDO TEMPO
9min - Maxi López recebe na área e atrasa para Tcheco, que bate forte, à esquerda da meta.
12min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Leandro Guerreiro tenta afastar, a bola fica com Jonas na frente da área, que toca de bico no canto inferior direito.
19min - Túlio Santos cruza da esquerda, Victor Simões desvia de cabeça e a bola passa ao lado do poste.
33min - GOOOLLL D GRÊMIO!!!
Douglas Costa cruza da esquerda, Maxi toca de calcanhar para o meio da área e Fábio Santos completa para as redes.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE O BOTAFOGO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
O Fogão, por sua vez, entrou em campo desinteressado e praticamente só se defendeu neste domingo. Após três jogos segue sem vencer na competição e estaciona nos dois pontos.

Os erros de passe marcavam o início de confronto. As duas equipes pecavam nas triangulações e, consequentemente, tinham dificuldade em criar. Num lance aos 15min, Castillo saiu errado, entregando a bola para Souza, que tentou por cobertura, mas o goleiro se recuperou e evitou o gol. Acuado, o Botafogo ficava postado na defesa, permitia o avanço gremista, que desperdiçava chances de marcar.

A pressão tricolor era grande, mas não encontrava as redes, e a falta de pontaria irritava o torcedor. O lateral-esquerdo Fábio Santos, apesar de não fazer uma partida tão ruim, era o principal alvo das vaias. E o empate sem gols se manteve até o intervalo, o que ficou melhor para o time carioca.

"Teve bastante volume e poucas conclusões corretas, e assim não adianta", reclamou o capitão Tcheco, no intervalo. Já o zagueiro Juninho fez uma avaliação mais otimista. "Defensivamente foi ótimo, a gente conteve o Grêmio. Mas temos que agredir mais também", recomendou.

Na etapa complementar o Grêmio seguia em cima, buscando abrir o placar. E a insistência surtiu resultado aos 12, quando Jonas tabelou com Rafael Marques, Leandro Guerreiro tentou interceptar, mas a bola ficou com o atacante, que tocou de bico bem no canto direito: 1 a 0. Só depois de sofrer o gol o Botafogo abandonou a retranca, mas sem oferecer muito perigo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Aos 33, foi a vez de Fábio Santos completar o que era mais justo
BLOG DO JUCA KFOURI
Aos 25min Souza, sentindo dores musculares, foi substituído por Douglas Costa, que entrou cheio de disposição e incendiando a partida. E foi ele que iniciou o lance do segundo gol, aos 33, quando avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Maxi López tocou de calcanhar para trás e Fábio Santos, criticado pela torcida, apareceu para tocar para as redes e se redimir com a torcida.

Com o resultado garantido, o Grêmio só aguardou o apito final, sem ser ameaçado por um adversário abatido e que pouco fez para evitar o revés.

GRÊMIO 2 x 0 BOTAFOGO

Grêmio
Victor; Léo, Réver (Thiego) e Rafael Marques; Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas (Herrera) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Botafogo
Castillo; Juninho, Leandro Guerreiro e Eduardo; Alessandro (Diego), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral) e Gabriel (Wellington); Tony e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Data: 24/5/2009 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP/Fifa)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR/Fifa) e Alessandro Álvaro de Matos (BA/Fifa)
Cartões amarelos: Gabriel, Eduardo, Tony (Botafogo); Réver, Ruy (Grêmio)
Gols: Jonas, aos 12min; Fábio Santos, aos 33min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host