UOL Esporte Futebol
 

Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem

Marcos e Denis foram os destaques da partida no Palestra Itália

24/05/2009 - 17h55

Em tarde de goleiros, Palmeiras e São Paulo ficam no 0 a 0

Alexandre Sinato e Rafael Prada
Em São Paulo
A prioridade das duas equipes é declaradamente a Copa Libertadores. Mas na tarde deste domingo Palmeiras e São Paulo esqueceram o torneio internacional e fizeram um jogo disputado no Palestra Itália, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. E, na tarde dos goleiros Marcos e Denis, o 0 a 0 acabou sendo injusto pelas chances criadas, mas os 12 mil pagantes foram premiados com um bom futebol.

"Não só eu fiz uma boa partida, mas o Denis também. Hoje foi o dia dos goleiros. Geralmente não é assim, mas hoje não tomamos gol. Os dois goleiros saem satisfeitos daqui hoje", resumiu Marcos ao fim da partida, elogiando o companheiro de posição.

Aos 22 anos, 13 a menos do que o titular palmeirense, Denis passou com louvor no teste a que foi submetido. Mesmo em uma partida sem grandes atrativos, ele garantiu o ponto fora de casa ao time tricolor. No lado palmeirense, Marcos, aos 35 anos, mais uma vez comprovou a boa fase que vive e evitou uma derrota em casa.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - Em bola levantada na área, André Dias completa de cabeça para o gol, mas para em defesa de Marcos. Em seguida, Jorge Wagner tem outra chance pelo alto e cabeceia sobre o travessão.
12min - Mozart erra saída de bola e proporciona ataque perigoso do São Paulo. Dagoberto, porém, tem seu chute defendido por Marcos.
20min - Diego Souza arrisca de fora da área e manda no canto direito de Denis, que se estica para fazer a defesa parcial.
31min - Wendel cruza da direita e Keirrison, de primeira, chuta com força. Denis faz ótima defesa e impede o primeiro gol.
38min - Jorge Wagner cobra falta da esquerda, Marcão afasta mal e Washington finaliza para o gol. Marcos, outra vez, consegue grande defesa.
SEGUNDO TEMPO
3min - Cleiton Xavier arrisca forte chute da intermediária e Denis, seguro, encaixa a bola.
8min - Diego Souza corta Miranda e cai dentro da grande área. Os palmeirenses pedem pênalti, mas o juiz não marca.
11min - Keirrison é lançado na área, pela direita, e bate cruzado. A bola, contudo, sai à direita de Denis.
30min - Expulso! Maurício Ramos faz falta em Dagoberto, recebe o segundo cartão amarelo e é expulso pelo árbitro.
44min - Dagoberto é lançado pela direita, invade a área e chuta cruzado na primeira trave, mas Marcos desvia pela linha de fundo.
46min - Washington recebe na área, faz o corte e finaliza. Marcos, em grande dia, brilha de novo e intercepta o chute.
47min - Expulso! Richarlyson é expulso por falta dura e as duas equipes ficam com dez.
49min - Lenny cruza pelo alto, Diego Souza cabeceia no chão e Denis salta para conseguir outra importante defesa.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
Agora, os jogos da Libertadores voltam à pauta e na próxima quarta-feira o São Paulo vai até Minas Gerais enfrentar o Cruzeiro no estádio do Mineirão pelo jogo de ida das quartas de final. Já o Palmeiras volta a atuar em casa e recebe o Nacional-URU, no Palestra Itália, na próxima quinta-feira.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo pega novamente o Cruzeiro, mas no estádio do Morumbi, no domingo às 16h. O Palmeiras atua no mesmo dia, mas na Grande São Paulo, onde pega o Barueri às 18h30.

O jogo
Diante de um público menor do que o esperado, São Paulo e Palmeiras iniciaram a partida de forma equilibrada e com o time da casa com mais posse de bola. Mas quem assustava era a equipe visitante, que esbarrou em um Marcos inspirado na primeira etapa e por pouco não saiu na frente no placar.

Antes, porém, um susto. Em chute despretensioso de Hugo da intermediária, o goleiro palmeirense foi relaxado na bola e quase tomou um frango. Em rápida recuperação, ele conseguiu evitar o vexame no Palestra Itália. Na sequência, André Dias e Dagoberto exigiram do arqueiro duas ótimas defesas.

O Palmeiras só acordou na partida depois dos 20min, em chute forte de fora da área de Diego Souza, que exigiu de Denis sua primeira defesa no jogo. Dez minutos depois, foi a vez de Keirrison pegar cruzamento de primeira e ver o goleiro tricolor realizar ótima defesa, salvando o time do São Paulo.

Consolidado o equilíbrio em campo, Marcos voltou a se destacar aos 38min e comprovou a boa fase que vive. Após cruzamento de Jorge Wagner, o atacante Washington ficou com a sobra e bateu de primeira para nova defesa do goleiro palmeirense, que garantiu o 0 x 0 no placar ao fim do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Vanderlei Luxemburgo abriu mão dos três zagueiros e colocou Lenny no lugar de Danilo, além de tirar Mozart para a entrada de Souza. A mudança deixou a equipe do Palmeiras com uma saída melhor de bola e acuou o São Paulo, que sofreu com a má jornada de Hernanes.

E, se no primeiro tempo a arbitragem de Rodrigo Braghetto não havia agradado nem palmeirenses e nem são-paulinos, a situação piorou na segunda etapa. Em decisão discutível, o árbitro ignorou uma possível penalidade máxima de Miranda em Diego Souza. Minutos depois, Keirrison, sozinho, chutou para fora sua segunda chance na partida.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O 0 a 0 prevaleceu no clássico que tinha mesmo cara de empate
BLOG DO JUCA KFOURI
Mesmo com maior domínio durante todo o segundo tempo - chegou a ter mais de 60% de posse de bola -, o Palmeiras acabou esbarrando na atuação apagada de Cleiton Xavier e Keirrison, que apesar das chances, pouco fizeram. O São Paulo, que ainda teve um jogador a mais por mais de 15 minutos, teve duas ótimas chances com Dagoberto e Washington, mas viu Marcos, mais uma vez, salvar o Palmeiras.

Já nos acréscimos, em bola levantada da esquerda, o meia Diego Souza cabeceou para o chão, a bola foi no alto e, mais uma vez, o goleiro Denis fez boa defesa, dando o ponto ao São Paulo no último minuto e, assim como Marcos, garantindo o 0 a 0 no placar do estádio Palestra Itália.

PALMEIRAS 0 X 0 SÃO PAULO

Palmeiras
Marcos; Danilo (Lenny), Maurício Ramos e Marcão; Wendel, Jumar, Cleiton Xavier, Mozart (Souza) e Armero; Diego Souza e Keirrison (Ortigoza).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

São Paulo
Denis; Zé Luis, André Dias, Miranda e Richarlyson; Eduardo Costa, Hernanes (Arouca), Hugo (Junior Cesar) e Jorge Wagner (André Lima); Dagoberto e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho

Data: 24/05/2009 (domingo)
Local: estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)
Público e renda: 12.023 pessoas (23 não pagantes) e R$ 472.201,24
Cartões amarelos: Jumar e Maurício Ramos (PAL); Zé Luis (SÃO)
Cartões vermelhos: Maurício Ramos (PAL) e Richarlyson (SÃO)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host