UOL Esporte Futebol
 

ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM/AE

Carlinhos Bala comemora um dos gols do Náutico na partida

17/05/2009 - 20h36

Dentro de casa, Náutico surpreende e vence o Cruzeiro

Do UOL Esporte
No Recife
Assim como na última temporada, o Náutico venceu o Cruzeiro jogando diante da torcida no estádio dos Aflitos. Sob uma forte chuva que caiu na capital pernambucana, os donos da casa fizeram 2 a 0 em uma partida eletrizante, válida pela segunda rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Náutico assumiu a terceira colocação, com quatro pontos, enquanto o Cruzeiro caiu para a sétima posição, com três pontos ganhos.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Enfrentando um dos favoritos ao título do Brasileirão, o Náutico surpreendeu o Cruzeiro nos minutos iniciais do jogo, chegando com perigo ao gol mineiro logo aos quatro minutos, em um chute de Carlinhos Bala, travado por Gustavo no momento do arremate.

Mas, não demorou para os visitantes mostrarem força na partida, assustando o sistema defensivo dos pernambucanos, que saíram do esquema 3-5-2 para o 4-4-2. Em uma das investidas, o Cruzeiro teve a chance de abrir o placar com o veloz Ramirés, que foi desarmado por Derley antes da finalização, aos 12.

Com o objetivo primeiro de não levar gols em casa, os alvirrubros apostaram nos lançamentos longos de contra-ataque, com arrancadas de Gilmar, Dinda e Carlinhos Bala. Mas, apesar de ter três volantes, dois zagueiros e dois alas apoiadores, o Náutico não segurou o Cruzeiro, que deu ênfase aos toques curtos e tabelinhas, dominando o setor de meio-campo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Festa no nordeste, nada de gols no Rio
BLOG DO JUCA KFOURI
O jogo foi disputado desde o início e os times se alternaram na criação das jogadas. Aos 26 minutos, Johnny roubou a bola no meio-campo e lançou em velocidade para Carlinhos Bala, que avançou pela direita e chutou cruzado. No rebote do goleiro Fábio, a zaga mineira afastou o perigo. O Cruzeiro respondeu no mesmo minuto, com um lançamento de Athirson para Wellyngton Paulista, desarmado pela zaga alvirrubra antes do chute.

Vendo a possibilidade de conquistar três pontos fora de casa, o Cruzeiro adiantou a marcação para o setor intermediário, minando a saída de bola dos pernambucanos. A qualidade dos meias mineiros logo prevaleu e Fabrício até arriscou de fora da área, fazendo Eduardo espalmar aos 35. Mas, apesar de disputada, a primeira etapa terminou sem gols.

Veio o segundo tempo e o treinador Waldemar Lemos arriscou e deixou o Náutico mais ofensivo, com a entrada de Anderson Lessa na vaga do volante Junior Carioca. A agilidade de Lessa forçou Adílson Batista a tirar Arthirson, colocando Gérson Magrão para reforçar a defesa mineira.

A alteração de Lemos não demorou para provar que foi bem sucedida, pois, foi em uma trama rápida entre Lessa e Gilmar que saiu o passe para Derley marcar o primeiro gol alvirrubro. O volante recebeu bola de Gilmar e apenas tocou paras as redes mineiras, aos 12.

O gol deixou o jogo ainda mais aberto e, em busca do empate, o Cruzeiro partiu para o ataque, dando mais espaço aos contra-ataques do Náutico, que chegava cada vez mais perigosamente. Em uma bobeira mineira, Lessa achou Carlinhos Bala pela esquerda e, voltando a atuar como atacante após uma passagem como meia, Carlinhos ampliou a vantagem alvirrubra.

Carlinhos entrou na área do Cruzeiro e, após a saída de Fábio, tocou enconbrindo o goleiro, marcando um belo gol, aos 26. Os mineiros continuaram trabalhando com Fabrício, Marquinhos Paraná e Ramirés, que tiveram chances de diminuir o placar, mas, ora finalizando pra fora, ora parando nas mãos de Eduardo, o Cruzeiro não conseguiu reverter o resultado.

Na próxima rodada, o Náutico irá até o Paraná, enfrentar o Atlético, que empatou com o São Paulo, em 2 a 2, no Morumbi. Já o Cruzeiro vai receber o Vitória, que vem de um triunfo, por 1 a 0, diante do Sport.

NÁUTICO 2 x 0 CRUZEIRO

Data: 17/05/2009
Horário: 18h30
Local: estádio dos Aflitos, no Recife
Árbitro: Wagner Tardelli/SC
Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto e Marco Antônio Martins/SC
Público: 14. 127 torcedores
Renda: R$ 50. 340
Cartões amarelos: Eduardo Erê e Dinda (Náutico); Gustavo, Gérson Magrão e Elicarlos (Cruzeiro)
Gols: Derley, aos 12, e Carlinhos Bala, aos 26 minutos do segundo tempo.

Náutico
Eduardo; Eduardo Eré, Vágner, Asprilla e Wellignton; Junior Carioca (Anderson Lessa), Derley (Luiz Alberto), Johnny e Dinda (Negretti); Carlinhos Bala e Gilmar
Técnico: Waldemar Lemos

Cruzeiro:
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gustavo e Athirson (Gérson Magrão); Fabrício, Marquinhos Paraná, Elicarlos e Ramirés; Thiago Ribeiro (Zé Carlos) e Wellyngton Paulista (Wanderley)
Técnico: Adílson Batista

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host