UOL Esporte Futebol
 

Marcelo Justo/Folha Imagem

O atacante Nilmar (centro) é festejado após marcar um lindo gol pelo Inter

10/05/2009 - 18h01

Nilmar marca um golaço, e Inter bate Corinthians reserva na estreia

Alexandre Sinato
Em São Paulo
Um time quase completo contra um adversário quase reserva. Dando pesos diferentes para a partida, Internacional e Corinthians adotaram estratégias distintas neste domingo, na primeira rodada do Brasileiro. E os gaúchos levaram a melhor. Com um golaço de Nilmar, o time de Porto Alegre venceu por 1 a 0 no Pacaembu.

Pensando na Copa do Brasil e vindo de partidas decisivas, Mano Menezes poupou grande parte de seus titulares e viu o Corinthians sofrer sua primeira derrota em casa nesta temporada. A equipe ainda perdeu sua invencibilidade de 26 jogos no Pacaembu.

A série antes positiva não resistiu à qualidade de Nilmar. Acostumado a ver Ronaldo decidindo os jogos, neste domingo o Corinthians provou do próprio veneno diante de um atacante diferenciado. Autor de lindo gol, Nilmar foi o nome da partida. "Tem que se inspirar nele [Ronaldo], que está acostumado a fazer gols assim", dedicou o colorado. O Fenômeno, inclusive, esteve no estádio.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - GOOOOOOOOLLLLLL DO INTER!!! Em arrancada espetacular, Nilmar faz a festa na defesa do Corinthians, livra-se dos marcadores e, dentro da área, bate com categoria para abrir o placar.
20min - Jucilei recebe fora da área, dribla dois adversários, mas o chute sai prensado pela defesa. Boa chance criada pelo reforço corintiano em sua estreia.
35min - D'Alessandro cobra falta da intermediária e, atrapalhado por Nilmar, Felipe faz a defesa parcial com a perna, afastando o perigo.
44min - Nilmar toca na área para Magrão, que rola para Taison. Sozinho, o jovem atacante perde gol claro ao disparar para fora.
SEGUNDO TEMPO
19min - Wellington Saci arrisca de fora da área e a bola sai à esquerda de Lauro, levando perigo.
20min - Alessandro cruza da direita, Souza consegue antecipar, mas chuta prensado de dentro da pequena área.
27min - Lulinha faz boa jogada na direita e rola para Alessandro. O camisa 5, contudo, bate fraco, na direção de Lauro.
37min - Álvaro cabeceia forte dentro da área, mas para em boa defesa de Felipe, atento.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
MAIS SOBRE O CORINTHIANS
MAIS NOTÍCIAS DO INTER
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, ambos pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O Corinthians recebe o Fluminense no Pacaembu, enquanto o Internacional visita o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A expectativa era que Mano Menezes escalasse um time misto, mas apenas dois titulares começaram jogando: Felipe e Cristian. "Fizemos muitos jogos decisivos nos últimos dias e uma hora os jogadores não suportam mais. Preciso ter sensibilidade e inteligência, pois essa é a hora de pensar um pouco mais na frente", explicou Mano.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Reservas do Corinthians viram os titulares do Inter fazer um gol (...) que merece placa no esburacado Pacaembu
BLOG DO JUCA KFOURI
Sem se importar com os problemas corintianos, o Inter aproveitou a situação. E logo. Com nove minutos de bola rolando, Nilmar arrancou da intermediária, fez "fila" na defesa alvinegra, invadiu a área e bateu no canto para abrir o placar. "Se não foi o gol mais bonito da minha carreira, está entre os mais. Foi um dos mais difíceis", festejou o atacante.

Do banco, Mano se revoltou e distribuiu broncas. O cenário favorável, porém, pareceu acomodar o Inter. Com força máxima, a equipe gaúcha viu o Corinthians ter maior domínio no meio-campo em boa parte do primeiro tempo. Mas os dois times abusaram dos erros de passes.

O troco do Corinthians foi dado em jogada individual do estreante Jucilei, que por pouco não fez belo gol. Na parte final do primeiro tempo, os goleiros pouco trabalharam. Apenas Nilmar, em tarde inspirada, voltou a levar perigo, mas Taison desperdiçou outra boa jogada do camisa 9.

"Se der espaço para o Nilmar como estamos dando vai ficar complicado", alertou Cristian. No início do segundo tempo, Mano decidiu reforçar o time e colocou dois titulares em campo: Alessandro e Dentinho. Empurrado pela torcida, o Corinthians começou a pressionar o Inter.

As mudanças surtiram efeito. O time que antes abusou dos passes errados passou a sufocar os gaúchos. Com a vantagem no placar, o Inter se posicionou atrás e logo passou a apostar nos contra-ataques. Mas apesar do maior volume de jogo, o Corinthians esbarrou na defesa colorada e amargou a derrota diante de sua torcida.

CORINTHIANS 0 X 1 INTERNACIONAL

Corinthians
Felipe; Renato, Jean e Diego; Diogo (Alessandro), Cristian, Jucilei (Dentinho), Boquita e Wellington Saci (Otacílio Neto); Lulinha e Souza
Técnico: Mano Menezes

Internacional
Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Glaydson, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro (Andrezinho); Taison (Giuliano) e Nilmar (Alecsandro)
Técnico: Tite

Data: 10/05/2009 (domingo)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Público: 14.458 pagantes (total de 15.424)
Renda: R$ 441.063,00
Cartões amarelos: Diego, Boquita (COR); Guiñazu, Bolívar (INT)
Gol: Nilmar, aos 9min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host