UOL Esporte Futebol
 

 Ricardo Ayres/Photocamera/Divulgação

Maurício, aos 2min, marcou o gol da vitória do Fluminense sobre o São Paulo

10/05/2009 - 18h00

Com gol relâmpago, Fluminense bate São Paulo na estreia do BR

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com um "gol relâmpago" e contra um São Paulo sem ritmo de jogo - foram 17 dias sem participar de uma partida oficial -, o Fluminense bateu o rival por 1 a 0, neste domingo, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro de 2009, iniciou bem sua participação na disputa do Nacional e manteve o recente papel de algoz do clube paulista no futebol brasileiro.

Contando com a equipe titular, o Fluminense teve como seu principal triunfo a abertura do placar logo aos 2min de partida. O tento inicial derrubou a estratégia traçada pelo São Paulo e deu tranquilidade aos cariocas, que poderiam ter vencido por uma placar maior, não fosse pelo goleiro Bosco.

A nova vitória do Fluminense sobre o São Paulo dá sequência ao recente retrospecto positivo do clube carioca sobre os paulistas. Na Copa Libertadores do ano passado, também no estádio do Maracanã, o time do técnico Carlos Alberto Parreira tirou o time de Muricy Ramalho nas quartas-de-final. Já pelo Brasileiro de 2008, o time das Laranjeiras empatou por 1 a 1 no estádio do Morumbi e acabou adiando o tricampeonato nacional da equipe paulista.

Com o triunfo conquistado neste domingo, o time carioca chega aos três pontos e divide a liderança do Brasileirão com Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e Vitória. Na outra ponta da tabela, o São Paulo permanece sem nenhum ponto conquistado no torneio.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
2min - GOOOL DO FLUMINENSE Em cobrança de lateral rápida, Maurício recebe e bate forte de fora da área, acertando o ângulo de Bosco, que nada pôde fazer para evitar a abertura do placar.
18min - Thiago Neves recebe na esquerda, bate forte e Bosco faz grande defesa. A bola sobra para Edcarlos, que solta a bomba para nova defesa de Bosco. Na sequência, Richarlyson salva em cima da linha.
22min - Fred pega sobra da zaga são-paulina, chuta no canto esquerdo e Bosco, bem colocado, coloca para escanteio.
26min - Dagoberto lança Washington. O atacante rola de primeira para Hugo, que invade a grande área, mas chuta para fora.
45min - Thiago Neves cobra falta da direita e Maicon, em posição legal, cabeceia para o gol e marca o segundo do Flu. Alegando impedimento, o assistente anula o tento.
SEGUNDO TEMPO
11min - Washington recebe dentro da grande área, mas acaba batendo em cima de Fernando Henrique, que faz a defesa.
20min - Após dividida, bola sobra para Borges que, em posição legal, acaba pegando mal e chuta para fora, desperdiçando boa chance.
41min - Borges recebe na direita e, em posição ilegal, chuta forte para defesa de Fernando Henrique.
42min - Em nova investida de Borges, atacante sai na cara do gol e, novamente, Fernando Henrique salva o Fluminense.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO BR
MAIS DO FLUMINENSE
MAIS DO SÃO PAULO
Na próxima rodada, o Fluminense vai até a grande São Paulo e pega o Grêmio Barueri no domingo, às 16h. Já o São Paulo atuará pela primeira vez no estádio do Morumbi e pega o Atlético-PR, também no domingo e no mesmo horário.

O jogo

Em uma primeira etapa movimentada, o São Paulo pôde agradecer a somente um jogador por não ter ido para o vestiário perdendo por uma vantagem maior de gols: Bosco. Substituto do ídolo Rogério Ceni, o arqueiro fez três defesas que livraram o time de iniciar o Brasileiro com uma goleada.

Mesmo com o São Paulo tendo maior posse de bola durante a etapa inicial, foi o Fluminense que saiu com a vantagem em um belo gol de Maurício, logo aos 2min. Após o único lance em que pouco pôde fazer, o goleiro são-paulino começou a se destacar com defesas que evitaram um placar mais dilatado.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Dá para dizer que o Fluminense, mesmo sofrendo, se impôs ao São Paulo
BLOG DO JUCA KFOURI
Em chutes de Thiago Neves, Edcarlos e Fred, Bosco salvou o São Paulo da força ofensiva do Fluminense. Enquanto isso, Fernando Henrique apenas olhava e pouco fez no primeiro tempo diante do perdido ataque paulistano. No meio, Jorge Wagner, Hernanes e Hugo não eram acionados, deixando Dagoberto e Washington sem chances de finalização.

Aos 45min, o lance mais polêmico do jogo. Depois de batida de falta da direita, Maicon cabeceou e marcou, mas o assistente anulou o tento alegando impedimento. Entretanto, a posição do atacante era legal. No lance, Edcarlos estava adiantado, mas não participou do lance.

"Eu tive a felicidade de acertar o chute, venho trabalhando forte nas finalizações, mas estou feliz porque estamos sabendo segurar bem o São Paulo, que é um time forte e que tem história no Brasileiro. Agora é manter o mesmo ritmo e conseguir segurar a vitória", explicou o volante Maurício em entrevista à TV Globo no fim do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Muricy Ramalho colocou Wagner Diniz e Borges em campo, deixando o São Paulo com um lateral-direito de ofício e três atacantes no gramado. Com a nova formação, o time chegou a assustar o goleiro Fernando Henrique.

Entretanto, aos 18min, o treinador são-paulino sacou Dagoberto, machucado, e colocou o jovem meia Wellington em campo. Mas as chances só foram aparecer nos cinco minutos finais. Em duas oportunidades criadas por Borges, Fernando Henrique mostrou-se ligado na partida e manteve a vitória do Fluminense na estreia do Brasileiro.

FLUMINENSE 1 X 0 SÃO PAULO

Data: 10/05/2009, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Público e renda: 14.574 pagantes e R$ 228.098,00
Cartões amarelos: Luiz Alberto (FLU), Richarlyson (SÃO), Jorge Wagner (SÃO), Hugo (SÃO), Fernando Henrique (FLU) e Wellington (SÃO)
Gol: Maurício aos 2min, do primeiro tempo.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Fabinho), Marquinho e Thiago Neves (Tartá); Maicon (Everton) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

SÃO PAULO
Bosco; Arouca, Renato Silva, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson (Wagner Diniz), Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto (Wellington); Washington e Hugo (Borges)
Técnico: Muricy Ramalho

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host