UOL Esporte Futebol
 

Fotocom/Divulgação

Após sair em desvantagem, Botafogo empata com gol do atacante Victor Simões

10/05/2009 - 20h32

Fora de casa, Botafogo empata com o Santo André: 1 a 1

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
CONFIRA OS DOIS GOLS DO EMPATE
O Botafogo não começou bem o Campeonato Brasileiro de 2009. Depois da tristeza por ter perdido pelo terceiro ano consecutivo o título estadual do Rio de Janeiro para o Flamengo, a equipe comandada pelo técnico Ney Franco apenas empatou com o Santo André em 1 a 1, neste domingo, no Estádio Bruno José Daniel, na Região do ABC paulista. O gol dos donos da casa foi marcado pelo atacante Nunes, aos 31 do primeiro tempo, enquanto que Victor Simões, aos 39 da etapa final, deixou tudo igual.

Apesar do resultado, o Santo André mantém a sua série invicta em partidas dentro de casa. A equipe não sabe o que é ser derrotada desde setembro do ano passado, ainda em um compromisso válido pela Série B, quando perdeu por 3 a 1 para a Ponte Preta. Agora, são 15 partidas consecutivas sem perder (12 vitórias e 3 empates).

Na próxima rodada, o Santo André enfrentará o Coritiba, no próximo sábado, às 18h30, no Couto Pereira. Já o Botafogo terá a sua primeira tarefa indigesta na competição: o Corinthians, no domingo, também às 18h30, no Engenhão.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
11min - Nunes completa um cruzamento da esquerda e obriga ao goleiro Renan a espalmar, no susto, para escanteio
12min - Na cobrança, a bola sobra para Marcelinho Carioca, que ajeita e chuta. Novamente o camisa 1 do Botafogo salva, mas a bola ainda toca na trave antes de sair
31min - GOOOOLLLL DO SANTO ANDRÉ!!! - Eduardo tenta driblar um marcador e perde a bola. Nunes, bem colocado, recebe, dribla Juninho e bate rasteiro no canto direito de Renan, que não teve como chegar
34min - Lucas Silva surpreende o goleiro Neneca ao chutar da linha lateral, na sua intermediária de ataque. Quase do meio-de-campo, o meia do Botafogo joga por cima do camisa 1 do Santo André, que voa e salva o que seria um golaço
SEGUNDO TEMPO
5min - Túlio Souza entra na área do Santo André, dribla um adversário e sofre pênalti. O árbitro igona a jogada de maneira equivocada.
18min - Livre quase na risca da pequena área, Victor Simões escora cruzamento da direita de Leandro Guerreiro. A bola toca no chão, no travessão e na trave esquerda do gol do Santo André.
22min - Novamente Victor Simões. Ele bate cruzado, mas Neneca se estica todo e coloca a bola para escanteio.
39min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! - Eduardo cruza da esquerda e acha Victor Simões bem colocado. De cabeça, o atacante toca no canto direito de Neneca.
PÁGINA DO SANTO ANDRÉ
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
"Sabíamos que deveríamos fazer um gol na frente, mas foi o Santo André quem conseguiu. Isso nos obrigou a sair mais para o jogo. Pelo que produzimos na etapa final foi justo", disse Victor Simões.

O jogo

Em razão do campo molhado, as duas equipes encontraram dificuldades no início da primeira etapa. No entanto, o Botafogo tratou de facilitar as coisas para os donos da casa. Com uma postura defensiva e com muito espaço entre o seu meio-de-campo e o ataque, a equipe carioca foi facilmente envolvida em seu campo de defesa, principalmente por causa da ausência de um jogador que fizesse essa ligação entre os setores. Desfalcado do meia Maicosuel e do atacante Reinaldo, os dois lesionados, o Botafogo se perdeu diante da correria do Santo André.

No entanto, apesar do domínio territorial, apenas Marcelinho Carioca foi capaz de demonstrar um pouco de lucidez. Aos 11 minutos, Nunes acertou uma boa cabeçada, mas Renan salvou. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para o camisa 7 do Santo André, que soltou uma bomba. O goleiro alvinegro defendeu e a bola ainda tocou na trave antes de sair. Aos 14, Ricardo Conceição arriscou uma jogada de gênio ao perceber Renan adiantado, mas ele errou o alvo.

Acoado e com Lucas Silva mais como um mero espectador, a equipe do técnico Ney Franco só foi criar a sua primeira jogada de perigo aos 15. Thiaguinho levou a bola da esquerda para o meia, chutou e Neneca colocou para escanteio com dificuldades. Até os 30, somente o tombo cinematográfico do auxiliar Ubirajara Ferraz Jota animou os torcedores. Isso porque no minuto seguinte, depois de uma bobeada do zagueiro Eduardo na saída de bola, Nunes pedalou para cima de Juninho e bateu rasteiro no canto direito de Renan: 1 a 0.

O gol até despertou um pouco o Botafogo, que tentou apertar mais a marcação no campo de defesa do adversário. Se não fosse o goleiro Neneca, aos 34, Lucas Silva também teria feito um gol de placa ao chutar próximo da linha lateral na sua intermediária de ataque. Porém, o camisa 1 do Santo André realizou uma belíssima defesa.

Sem sorte?

Com Gabriel e Jean Coral na equipe, nas vagas de Thiaguinho e Emerson, respectivamente, o Botafogo começou o segundo tempo reclamando de um pênalti claro em cima de Túlio Souza, não marcado pelo árbitro Wilson Souza de Mendonça.

A jogada animou a equipe carioca, que, beneficiada pela boa movimentação de Jean Coral e Gabriel, passou a marcar melhor e obrigar a defesa adversária a dar chutões para a frente. Porém, a evolução da primeira para a segunda etapa esbarrou na qualidade técnica.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Em Santo André, o 1 a 1, com gol de Nunes para os donos da casa, e de Victor Simões, no fim do segundo para o Botafogo, não exprime o que foi o jogo"
BLOG DO JUCA KFOURI
Além do relógio como adversário, o torcedor do Botafogo deve ter se questionado se a equipe estava em uma noite azarada. Aos 18 minutos, depois de um bom cruzamento de Leandro Guerreiro pela direita, Victor Simões apareceu sozinho na risca da pequena área. Caprichosamente, a bola tocou no chão, bateu no travessão e na trave esquerda do goleiro Neneca, que estava caída e só rezou pelo melhor.

Depois de se organizar melhor em campo, pressionar o adversário e fazer valer a condição de time grande, o Botafogo finalmente conseguiu o empate por intermédio de Victor Simões, aos 39. Eduardo desceu bem pela esquerda e colocou na cabeça do Pantera alvinegro, que deslocou o goleiro Neneca para dar números finais ao confronto.

SANTO ANDRÉ 1 X 1 BOTAFOGO:

Santo André:
Neneca, Cesinha, Marcel e Fernando; Cicinho, Ricardo Conceição, Pablo Escobar (Elvis), Marcelinho Carioca (Dirceu) e Gustavo Nery; Nunes e Antônio Flávio
Técnico: Sérgio Guedes

Botafogo:
Renan, Eduardo, Juninho e Emerson (Jean Coral), Alessandro, Fahel, Leandro Guerreiro, Túlio Souza e Thiaguinho (Gabriel), Lucas Silva (Rodrigo Dantas) e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Data: 10/05/2009 (domingo)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE)
Cartões amarelos: Marcel (STA); Juninho (BOT)
Cartão vermelho: Cicinho (STA)
Gol: Nunes, aos 31 minutos do primeiro tempo (STA); Victor Simões, aos 39 do segundo tempo (BOT)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host