UOL Esporte Futebol
 

Wesley Santos/Foto Arena/AE

Grêmio e Santos ficaram no empate por 1 a 1 na estreia das equipes no Brasileiro

10/05/2009 - 20h27

No fim, Santos arranca empate com Grêmio na estreia do BR

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com um gol do meia Molina aos 40min do segundo tempo no estádio Olímpico, o Santos foi buscar a igualdade contra o Grêmio e empatou por 1 a 1 na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro, neste domingo. Réver, aos 31min da segunda etapa, havia aberto o placar para o time da casa, que acabou não conseguindo segurar a vantagem até o final do jogo.

Com o empate, os dois times conquistam um ponto na classificação e ficam estacionados na parte intermediária da tabela do Nacional. Agora, na segunda rodada do Brasileiro, o Santos joga pela primeira vez na Vila Belmiro e recebe o Goiás no próximo domingo, às 16h.

O Grêmio atua no sábado e vai até Belo Horizonte pegar o Atlético-MG às 18h30, no reencontro com o técnico Celso Roth. Antes, porém, recebe o San Martín na próxima quarta-feira, pelo jogo de volta das oitavas-de-final da Copa Libertadores.

"Entrei bem no jogo e saiu um gol muito importante para o nosso time. Desde o ano passado se fala da possibilidade de eu jogar no Grêmio, mas não sei de nada. Hoje meu amor está em Santos e mostrei profissionalismo ao entrar e marcar o gol do nosso empate", afirmou Molina ao SporTV, na saída do gramado.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
8min - Após bola cruzada da esquerda, Douglas sai mal e a bola sobra para Ruy. O lateral bate torto, Fábio Santos tenta aproveitar, mas bate longe do gol.
13min - Madson recebe na direita, dá ótima enfiada para Paulo Henrique, que tenta dar um toque, mas vê Victor fazer boa defesa e salvar o Grêmio.
19min - Fábio Santos cruza da esquerda, Maxi López se adianta e dá um leve toque de cabeça, acertando a trave esquerda de Douglas.
30min - Madson bate falta da direita e Neymar, em posição ilegal, cabeceia para marcar. Corretamente, o assistente anula alegando impedimento.
32min - Kléber Pereira recebe ótimo passe, invade a área sozinho e, de frente para o gol, bate para fora.
SEGUNDO TEMPO
7min - Tcheco bate falta da esquerda, Fabiano Eller vacila e Réver cabeceia no chão. Atento, Douglas faz boa defesa e salva o Santos.
27min - Molina recebe na direita e, livre de marcação, bate forte de perna esquerda, assustando o goleiro Victor.
31min - GOOOL DO GRÊMIO Em buraco na zaga santista, Réver domina, corta marcação e bate firme de perna direita para abrir o placar no Olímpico.
40min - GOOOL DO SANTOS Molina bate falta com muita categoria, acerta o ângulo esquerdo de Victor e marca um belo gol para empatar a partida no Olímpico.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO BR
MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
O jogo

Em um primeiro tempo equilibrado, Grêmio e Santos repetiram o que as suas torcidas estão acostumadas a ver na temporada: Maxi López ameaçando o gol adversário, Souza arriscando de longe da área e o atacante Kléber Pereira perdendo oportunidades criadas pelo time santista.

Como era esperado pelo técnico Vagner Mancini, que já teve passagem pelo clube gaúcho, o Grêmio partiu para cima do Santos no início e tentou sufocar a equipe da Vila Belmiro com chutes de longa distância e cruzamentos, principalmente com Fábio Santos, que levantou para a Maxi López acertar a trave de Douglas aos 19min.

Antes, Paulo Henrique já havia sido brecado pelo goleiro Victor, mas a principal chance santista começou nos pés do mesmo meia, que lançou o já não tão artilheiro Kléber Pereira no meio da zaga. O atacante dominou bem, deixou seus marcadores para trás, mas acabou fazendo o mais difícil, batendo para fora e desperdiçando a grande chance santista do primeiro tempo.

Após o susto, apesar das diversas tentativas, o Grêmio não conseguiu ameaçar de forma concreta o goleiro Douglas, que substituiu um gripado Fábio Costa. Ainda na primeira etapa, Triguinho sentiu lesão e deixou o gramado do Olímpico, dando lugar para o polivalente Pará, que segurou Ruy na lateral gremista.

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes retornaram com as mesmas formações e o mesmo estilo de jogo. O Grêmio pressionando a saída de bola e o Santos apostando na velocidade de Madson e nos passes de Paulo Henrique. E, aos 7min, em mais uma bola cruzada, Réver cabeceou e Douglas salvou o Santos em bela defesa.

Com as duas equipes arriscando menos, o técnico Vagner Mancini resolveu sacar Neymar e colocou Molina em campo. Do outro lado, o treinador Marcelo Rospide tirou Jonas e Maxi López e apostou em Túlio e Alex Mineiro, respectivamente. E, justamente quando o Santos era melhor, o Grêmio abriu o placar.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Molina, pretendido pelo Grêmio, em brilhante cobrança de falta, empatou no fim"
BLOG DO JUCA KFOURI
Após tentativa santista pela direita, o time gaúcho saiu em contra-ataque e com o lateral-direito Luizinho mal posicionado, Réver recebeu livre na esquerda. Após dominar, tirou a marcação e bateu forte de perna direita para fazer o único gol do Grêmio na estreia do Campeonato Brasileiro.

Quando o resultado parecia definido, uma aposta do técnico Mancini deu resultado. Em batida de falta da intermediária, o meia colombiano Molina pegou com precisão na bola e colocou no ângulo esquerdo de Victor, que nada pôde fazer para impedir o gol santista, que fechou o placar no Olímpico.

GRÊMIO 1 x 1 SANTOS

Data: 10/05/2009 (domingo)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Auxiliares: Marcio Eustaquio S. Santiago e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Rafael Marques (GRE), Luizinho (SAN), Fabão (SAN), Neymar (SAN), Alex Mineiro (GRE), Ruy (GRE), Réver (GRE) e Paulo Henrique (SAN)
Gols: Réver (GRE) aos 31min e Molina (SAN) aos 40min, do segundo tempo.

Grêmio
Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adilson, Tcheco (Douglas Costa), Souza e Fábio Santos; Jonas (Túlio) e Maxi López (Alex Mineiro)
Técnico: Marcelo Rospide

Santos
Douglas; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Pará); Roberto Brum, Germano, Paulo Henrique (Maikon Leite) e Madson; Neymar (Molina) e Kléber Pereira
Técnico: Vagner Mancini

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host