UOL Esporte Futebol
 

W. Correia Neto/AE

Artilheiro do Paulistão, Pedrão (e) anota gol inusitado e assegura empate do Barueri

09/05/2009 - 20h42

Sport leva gol estranho e empata com estreante Barueri na Ilha

Márcio Markman
No Recife
Um gol muito estranho definiu o placar de 1 a 1 da partida entre Sport e Grêmio Barueri, na Ilha do Retiro, na tarde deste sábado, na estreia das duas equipes no Brasileirão de 2009. O atacante Pedrão, artilheiro do Campeonato Paulista, foi o responsável pelo gol que deu ao Barueri o seu primeiro ponto na história da elite nacional.

O resultado desagradou a exigente torcida rubro-negra pernambucana, enquanto a equipe paulista comemorou o bom resultado contra um adversário reconhecido por ser muito difícil de ser batido em seus domínios.

Apesar de estrear fora de casa, foi o Barueri que tomou conta das ações no começo da partida. Com um bom toque de bola e uma surpreendente marcação adiantada, o time paulista não deixava o Sport impor seu ritmo e se mantinha mais com a posse de bola.

Após alguns minutos de passividade, o time da casa passou a ficar mais com a bola e a compactar seus setores. Não demorou muito até que a mudança de postura desse resultado. Aos 14 minutos, Paulo Baier bateu uma falta na área, a bola foi desviada por Vandinho e bateu na zaga do Barueri. Igor pegou a sobra, de cara para o goleiro, e chutou forte, para fazer 1 a 0.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
14min - GOOOL!!! DO SPORT!!! Paulo Baier cobra falta na área, Vandinho desvia e a bola sobra para Igor, que chuta sem chances para Renê.
31min - Dutra faz boa jogada pela esquerda e toca para Hamilton, na meia-lua de grande área. O volante solta uma bomba e Renê rebate. No rebote, Guto chuta cruzado e a bola sai pela linha de fundo.
33min - Pedrão tabela com Ralf e chuta de bico, da entrada da área. A bola passa perto da tarve direita de Magrão.
44min - Márcio Careca faz jogada individual e chuta da entrada da área. Magrão defende com segurança.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOL!!! DO BARUERI!!! Após um lançamento de Thiago Humberto, César falha e dá espaço a Pedrão, que chuta sem ângulo. A bola bate na quina da trave, faz uma curva e entra.
18min - Fernandinho fez boa jogada pela esquerda e tocou rasteiro, para o meio da área. Pedrão pegou de primeira, mas mandou longe, perdendo uma grande chance.
21min - Sandro Goiano pega uma rebatida de um escanteio e vê a entrada de Luciano Henrique. O meia vai à linha de fundo e tenta o cruzamento, mas Renê defende bem.
29min - Escanteio pela direita, Daniel desvia e a bola sobra para Pedrão, que chuta forte. Magrão, batido, só olha a bola sair, rente ao travessão.
36min - Everton pega uma sobra na frente da área, entra como quer, mas chuta para fora na hora de marcar o gol da virada do Barueri.
LEIA NOTÍCIAS DO BARUERI
LEIA NOTÍCIAS DO SPORT
O gol deu a tranquilidade necessária para o Sport controlar a partida e até mesmo se poupar para o jogo de terça-feira, contra o Palmeiras, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. O rubro-negro não chegou a impor uma pressão ao Barueri em nenhum momento do jogo, mas ainda criou outra boa chance de gol, aos 31, quando Hamilton e Guto levaram perigo ao gol de Renê.

Aos poucos o Barueri parece ter percebido que poderia conseguir algo mais no jogo. Os estreantes na Série A passaram a ser mais objetivos no ataque e criaram duas boas chances para empatar a partida. Mas os chutes de Pedrão e Márcio Careca não conseguiram balançar as redes de Magrão.

Mal o segundo tempo começou e o Barueri chegou ao gol de empate, em um lance que contou com a falha do zagueiro César e com a sorte de Pedrão. Após um lançamento de Thiago Humberto, a bola estava praticamente dominada pelo camisa 2 do Sport, que deu espaço a Pedrão. O artilheiro do Barueri aproveitou e, com muito oportunismo, chutou praticamente sem ângulo. A bola bateu na quina da trave, fez uma curva e entrou no gol de Magrão, que ficou sem reação.

O gol do Barueri, logo no início do segundo tempo, era prenúncio do que aconteceria no restante da partida. O time de São Paulo passou a tomar conta do jogo e a criar chances de virar a partida. Enquanto isso, o Sport atuava sem força e organização e não conseguia encaixar uma jogada ofensiva.

Ao final dos 49 minutos da etapa final, ficou a sensação de que o Sport saiu de campo no lucro, com o empate em 1 a 1 - O Barueri perdeu pelo menos duas grandes chances de gol, com Pedrão e Everton. Insatisfeita, a torcida do Sport vaiou a equipe após a partida.

"A torcida faz o que quiser. Ela paga ingresso, na maioria das vezes nos apóia e está no direito de vaiar quando não está satisfeita", comentou o zagueiro e capitão da equipe pernambucana, Durval, reconhecendo a atuação sofrível do time pernambucano.

SPORT 1 x 1 BARUERI
Sport
Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista (Sandro Goiano), Paulo Baier (Luciano Henrique) e Dutra; Guto (Fumagalli) e Vandinho
Técnico: Nelsinho Batista

Barueri
Renê; Leandro Castan, Daniel Marques e Ralf; Marcos Pimentel (Éder), Leanderson (Márcio Hahn), Everton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Pedrão (Flavinho) e Fernandinho
Técnico: Estevam Soares

Data: 09/05/2009 (sábado)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife-PE
Árbitro: Francisco de Almeida Filho (CE)
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues e Manoel Bezerra (CE)
Público: 16.019 torcedores
Renda: R$ 79.400,00
Cartão amarelo: Dutra, César, Guto, Igor e Vandinho (Sport), Leanderson, Márcio Hahn e Leandro Castan (Barueri)
Gols: Igor, aos 14 minutos do primeiro tempo. Pedrão, aos 3 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host