UOL Esporte Futebol
 

Marcelo Justo/Folha Imagem

Atacante Keirrison entrou após intervalo e marcou gol da virada do Palmeiras no BR

09/05/2009 - 20h23

Com ajuda de titulares e gol de Keirrison, Palmeiras vira e bate Coritiba

Rafael Prada
Em São Paulo
A torcida palmeirense compareceu ao estádio Palestra Itália em grande número e saiu feliz com resultado do programa de sábado à noite. Mesmo focando a segunda partida das oitavas-de-final da Copa Libertadores contra o Sport, que teve sua data alterada novamente, o Palmeiras entrou em campo com uma equipe recheada de reservas, mas contou a ajuda de Diego Souza, Keirrison, que marcou, e Cleiton Xavier para bater o Coritiba por 2 a 1 na estreia do Campeonato Brasileiro.

Com alteração da partida de volta contra o Sport de quarta para terça-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo também teve de mudar seu planejamento. Dos 11 jogadores que iniciaram o primeiro jogo contra o time pernambucano na terça passada, somente Wendel, Maurício Ramos, Marquinhos e Willians começaram a partida deste sábado.

"Estávamos preparados para jogar na terça ou na quarta. Mas essa nova mudança atrapalha nosso planejamento. Optei pela formação de hoje [sábado] porque vamos jogar na terça-feira. Se fosse na quarta, teria optado por outro time", disse Vanderlei Luxemburgo, dando a entender que poderia começar com a equipe titular.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
17min - Willians recebe na intermediária, a zaga dá espaço e o atacante palmeirense bate forte, mas longe da meta de Vanderlei.
21min - Carlinhos Paraíba arranca pelo meio, zaga palmeirense fica olhando e ele bate forte para fácil defesa de Bruno.
30min - Em posição ilegal, atacante Ortigoza recebe na direita, invade a área a chuta forte para boa defesa de Vanderlei.
33min - GOOOL DO CORITIBA Jefferson fura a bola dentro da grande área, atinge Márcio Gabriel e o árbitro Arilson Bispo da Anunciação marca pênalti. Na batida, Marcelinho Paraíba cobra e abre o placar no Palestra.
34min - Souza cruza da esquerda, Pereira fura e Willians cabeceia com muito perigo, mas para fora do gol.
43min - Jefferson faz boa jogada pela esquerda, cruza na medida e Willians, sozinho e dentro da pequena da área, cabeceia para fora novamente.
SEGUNDO TEMPO
3min - Keirrison recebe ótima bola na esquerda, invade a grande área e Vanderlei salva o Coritiba com boa defesa no chão.
5min - Diego Souza bate falta da intermediária no ângulo do gol do Coritiba e Vanderlei salva novamente o time paranaense.
24min - GOOOL DO PALMEIRAS Cleiton Xavier lança Jefferson na esquerda, o lateral cruza na medida e Willians, praticamente dentro do gol, só empurra para empatar a partida.
30min - Diego Souza cobra falta da entrada da área, mas joga em cima da barreira. Souza pega o rebote, arrisca o chute e Vanderlei faz nova defesa
43min - GOOOL DO PALMEIRAS Keirrison recebe ótima bola na esquerda, bate firme para tirar o goleiro Vanderlei e vira o placar para sua equipe
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO BR
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
MAIS NOTÍCIAS DO CORITIBA
No segundo tempo, já com o placar adverso, o treinador alviverde optou pela entrada dos titulares Diego Souza, Keirrison e Cleiton Xavier nos lugares de Mozart, Marquinhos e Jumar, respectivamente. Com a presença do trio preferido da torcida, o Palmeiras chegou à merecida virada e conquistou seus primeiros três pontos na tabela.

O jogo

Com uma equipe formada praticamente por reservas, o Palmeiras iniciou a primeira etapa da partida melhor do que o Coritiba, que atuava com seu time titular. Mesmo pressionando o adversário, principalmente em jogadas com o lateral-direito Wendel, que mais uma vez foi titular, a equipe alviverde só criou a primeira chance aos 17min em chute de Willians, que acabou errando o alvo.

Após chances para os dois lados, o Palmeiras acabou sendo castigado logo após ver o atacante Ortigoza perder a chance mais clara do time do Palestra Itália no primeiro tempo. Aos 31min, Jefferson acabou derrubando Márcio Gabriel na área e o árbitro Arilson Bispo da Anunciação marcou pênalti. Dois minutos depois, Marcelinho Paraíba bateu e abriu o placar.

Na sequência, Willians teve duas grandes chances de cabeça, mas acabou colocando para fora, desperdiçando as duas oportunidades. Na saída para os vestiários, o goleiro Bruno lamentou a derrota parcial. "Perdemos grandes chances, teve uma com o Ortigoza também, temos que melhorar para reverter esse resultado", afirmou o arqueiro, que substituiu Marcos, poupado por Luxemburgo.

Na volta para a segunda etapa, o técnico palmeirense colocou Diego Souza e Keirrison em campo, ambos ovacionados pela torcida que encheu o Palestra Itália na noite deste sábado. E, com os dois em campo, o time alviverde melhorou muito, criando boas chances, sempre defendidas pelo goleiro Vanderlei.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Palmeiras já voltou no segundo tempo com Diego Souza e Keirrison.E mandou no jogo
BLOG DO JUCA KFOURI
Aos 12min, Luxemburgo promoveu a entrada de Cleiton Xavier no lugar de Jumar. E foi justamente o camisa 10 palmeirense que iniciou a jogada do gol de empate. Em bela enfiada para Jefferson, o lateral cruzou rasteiro e o atacante Willians só teve o trabalho de empurrar e empatar o jogo.

Após muita pressão, aos 43min o time da casa chegou à virada. Em jogada bem trabalhada pela equipe palmeirense, Keirrison, na primeira partida contra seu ex-time, recebeu na esquerda e bateu com categoria, tirando o goleiro Vanderlei, dando a vitória ao Palmeiras na estreia do Nacional.

Agora, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vai até Porto Alegre e pega o Internacional no estádio Beira-Rio no próximo domingo, às 16h. Já o Coritiba irá atuar em sua casa pela primeira vez e recebe o Santo André no estádio Couto Pereira no sábado, às 18h30.


PALMEIRAS 2 X 1 CORITIBA

Data: 09/05/2009 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: estádio Palestra Itália, em São Paulo
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Alessandro Álvaro de Matos (Fifa-BA) e Adson Marcio Lopes (BA)
Público e renda: 19.105 pagantes e R$ 391.941,24
Cartões amarelos: Pereira (COR), Marcelinho Paraíba (COR), Pedro Ken (COR), Jumar (PAL), Márcio Gabriel (COR), Willians (PAL), Cleiton Xavier (PAL), Jefferson (PAL) e Wendel (PAL)
Gols: Marcelinho Paraíba aos 33min, do primeiro tempo; Willians aos 24min e Keirrison, aos 43min, do segundo tempo

Palmeiras
Bruno; Wendel, Maurício Ramos, Marcão e Jefferson; Jumar (Cleiton Xavier), Mozart (Diego Souza), Souza e Marquinhos (Keirrison); Willians e Ortigoza
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Mancha, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Pedro Ken, Donizete, Marcelinho Paraíba (Ramon) e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio (Dirceu) e Ariel (Marlos)
Técnico: René Simões

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host