UOL Esporte Futebol
 

Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press/AE

Após sair em desvantagem de dois gols, Atlético-MG vai buscar o resultado

09/05/2009 - 20h25

Atlético-MG arranca empate com o Avaí na estreia no Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Depois que o técnico Celso Roth desfez o esquema 3-5-2, desistindo da opção por um time alto e forte fisicamente, para valorizar a velocidade, o Atlético-MG buscou o empate em 2 a 2, na noite deste sábado, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, após estar perdendo por 2 a 0 até os 25 minutos do segundo tempo. Dessa forma, o alvinegro conseguiu evitar a derrota atleticana na estreia na edição 2009 do Campeonato Brasileiro.

Foi um jogo de dois tempo distintos, No primeiro, somente o Avaí jogou, aproveitando o posicionamento extremamente defensivo do Atlético. Na etapa final, depois das mexidas do treinador atleticano, especialmente a entrada do atacante Alessandro, o alvinegro empatou e teve chances para conseguir a virada, que acabou não acontecendo.

Embalado pelo grito de sua torcida, o Avaí queria prolongar a festa iniciada domingo passado com o título catarinense e, de quebra, dar continuidade à série de notícias ruins para o torcedor alvinegro. Essa sequência havia começado com a confirmação da perda do título mineiro para o rival Cruzeiro, domingo passado, e prosseguiu no meio da semana, com a eliminação na Copa do Brasil, nos pênaltis, pelo Vitória-BA.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
9min Odair cobrou falta da esquerda para dentro da área, a bola passa pela defesa adversário, Juninho tira de soco, antes da bola chegar a Evando.
24min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! Evando aproveita chute cruzado pela esquerda de Odair e toca de primeira, para o fundo das redes de Juninho.
26min Diego Tardelli recebe passe dentro da área, tenta chutar, mas acaba sendo brecado pela defesa do Avaí
36min - Éder Luís puxa contra-ataque do Atlético, leva sozinho e arrisca o chute cruzado, mas a bola sai pela linha de fundo, perto do gol de Eduardo Martini
SEGUNDO TEMPO
12min - Éder Luís toca para Júnior na lateral esquerda, o experiente jogador cruza para o meio da área, tentando encontrar a Élder Granja dentro da área, mas o goleiro Eduardo Martini consegue segurar no chão, impedindo o gol atleticano
13min - GOOOLLL DO AVAÍ!!! Muriqui arranca pelo meio, se livra do zagueiro Leandro Almeida e chuta forte, cruzado, no canto esquerdo de Juninho
25min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Júnior cruza pela esquerda, no peito de Alessandro, que domina e bate de primeira, rasteiro, sem chances para Eduardo Martini
32min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Diego Tardelli recebe passe na esquerda, chuta cruzado, Eduardo Martini não consegue segurar e Carlos Alberto aparece sozinho, mandando para o fundo das redes
LEIA NOTÍCIAS DO AVAÍ
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
LEIA MAIS DO BRASILEIRÃO
MAZURKIEWICZ, LOLA OU M. CASTRO?
Mas o Atlético conseguiu evitar novo fracasso e ainda se manteve invicto em estreias, desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Por outro lado, conseguiu evitar também uma derrota como visitante, característica presente nas últimas campanhas do alvinegro nos brasileiros.

Celso Roth escalou o Atlético-MG no 3-5-2 prevendo um jogo de "choque" e disputado mais na base da força física. Quando a bola começou a rolar, a previsão do treinador vice-campeão brasileiro com o Grêmio se confirmou. Mas ficou demonstrado que faltava ofensividade ao time atleticano, escalado com três zagueiros e dois volantes, deixando apenas Fabiano como armador.

"O Avaí marcou forte, não deixou nosso time chegar ao ataque, infelizmente tomamos gol, que prejudicou a nossa atuação", lamentou o zagueiro e capitão Leandro Almeida. Em toda a primeira etapa, o goleiro Eduardo Martini, do Avaí, não fez uma única defesa. O alvinegro mineiro finalizou quatro vezes, metade do número dos donos da casa, e ainda errou o alvo em todas elas. Durante a maior parte do primeiro tempo, o Atlético se defendeu e a equipe catarinense atacou.

O gol do Avaí saiu aos 24 minutos. De nada adiantou o reforço na estatura dos zagueiros atleticanos e também no número de especialistas, pois o "baixinho" Evando conseguiu furar o bloqueio e tocar para as redes. "O time jogou bem, não recuou quando marcou o gol e está bem postado. É isso que eu preciso e temos de ter coragem para buscar o segundo gol", analisou o técnico Silas, no intervalo do jogo.

Os dois times voltaram para o segundo tempo como terminaram a etapa inicial, já que o Avaí tinha perdido, no final da primeira etapa, Odair por contusão, substituído pelo estreante Ricardinho. O Atlético deu a impressão que poderia complicar a vitória do Avaí, já que tentou atacar. Mas o ímpeto atleticano durou pouco, até os donos da casa marcarem o segundo gol, por meio de Muriqui, aos 13min.

Logo após levar o segundo gol, Celso Roth desfez o 3-5-2, com duas mudanças. Ele colocou Thiago Feltri no lugar de Werley, passando Júnior para o meio, e escalou Alessandro na vaga de Fabiano. E aos 25min, após lançamento de Júnior, o atacante, que havia entrado há pouco tempo dominou no peito e marcou o gol atleticano, que deu esperança ao time alvinegro.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
E o Galo foi bem ao empatar com o Avaí, na Ressacada, depois de estar perdendo por 2 a 0
BLOG DO JUCA KFOURI
A torcida do Avaí sentiu o golpe e se calou. No gramado, o time catarinense recuou, permitindo a reação atleticana, que chegou ao empate por meio de Carlos Alberto, aos 32min do segundo tempo. O volante, a terceira mudança feito por Roth, completou jogada iniciada por Welton Felipe e que contou com a participação de Diego Tardelli.

Com 2 a 2 no marcador, o Atlético criou pelo menos três boas possibilidades para virar o placar e chegar á vitória na estreia no Brasileiro. Na melhor delas, aos 39min, Alessandro acertou uma bola na trave. O Atlético, no próximo sábado, recebe o Grêmio, time que Roth levou ao vice-campeonato ano passado. Já o Avaí visita o Flamengo, no mesmo dia.

AVAÍ 2 x 2 ATLÉTICO-MG

Avaí
Eduardo Martini; Ferdinando, Emerson, André Turato e Wendel; Marcos Vinícius, Léo Gago, Odair (Ricardinho) e Muriqui; Willian (Lima) e Evando (Luís Ricardo)
Técnico: Silas

Atlético-MG
Juninho; Werley (Thiago Feltri), Welton Felipe e Leandro Almeida; Élder Granja (Carlos Alberto), Renan, Márcio Araújo, Fabiano (Alessandro) e Júnior; Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Data: 9/5/2009 (sábado)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro:Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo Ferreira de Almeida (RJ)
Cartões amarelos: Ricardinho (Avaí); Éder Luís, Carlos Alberto (Atlético-MG)
Gols: Evando, aos 24min do primeiro tempo; Muriqui, aos 13min, Alessandro, aos 25min, Carlos Alberto, aos 32min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host