Topo

Alemão - 2019

Bahia e Vitória decidem título no Barradão. Veja tabus que estão em jogo

Bahia venceu a primeira final por 2 a 1 e joga pelo empate para ser campeão - Mauricia da Matta/Vitória
Bahia venceu a primeira final por 2 a 1 e joga pelo empate para ser campeão Imagem: Mauricia da Matta/Vitória

Do UOL, em Santos (SP)

08/04/2018 04h00

Agora é para valer! Neste domingo (8), a partir das 16h, no Barradão, Bahia e Vitória definem quem fica com o título do Campeonato Baiano de 2018. Será a sexta vez que os arquirrivais decidem a competição estadual apenas nesta década, com três conquistas para cada.

Para levantar o caneco do Baianão pela 47ª vez, o Bahia - que venceu o duelo de ida, na Fonte Nova, por 2 a 1 - pode até empatar no Barradão. Ou seja, precisa ‘apenas’ repetir o que fez nos últimos sete Ba-Vi’s. Isso mesmo. O time tricolor não sabe o que é perder do rival desde 27 de abril do ano passado, quando saiu derrotado na primeira semi da Copa do Nordeste por 2 a 1.

Desde então, foram quatro vitórias do Bahia e três empates, sendo quatro jogos pelo Campeonato Baiano (dois em 2017 e dois em 2018), um pela Copa do Nordeste e dois pela Série A do Campeonato Brasileiro.

O Vitória, por sua vez, conta com a força do Barradão para reverter o placar. O time rubro-negro não sabe o que é perder do rival dentro de sua casa há nove jogos, sendo quatro triunfos e cinco empates. A questão, porém, é que, ao Vitória, não basta apenas empatar para levantar a taça.

A favor dos rubro-negros está o retrospecto recente de títulos nos confrontos entre as equipes. Neste século, o Vitória soma 11 conquistas do Estadual, contra quatro do Bahia. Apenas levando em conta as decisões entre eles, são sete triunfos rubro-negros contra apenas dois tricolores.

VITÓRIA X BAHIA

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 08/04/2018 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Danilo Ricardo Simon Manis

VITÓRIA
Fernando Miguel; Lucas, Bruno Bispo, Walisson Maia e Pedro Botelho; Fillipe Soutto, Uillian Correia, Juninho e Nickson; Neilton e Jonatas Belusso (Luan)
Técnico: Anderson Batatais

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton; Marco Antônio, Gregore, Vinícius e Zé Rafael; Edigar Junio
Técnico: Guto Ferreira