UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Neymar
Nome completoNeymar da Silva Santos Júnior
PosiçãoAtacante
Data de nascimento05/02/1992
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoMogi das Cruzes (SP)
Altura1,74 m
Peso65kg

História

  • Santos (SP): 2004-2012
  • Campeonato Paulista - 2010 - Santos
  • Copa do Brasil - 2010 - Santos
  • Sul-Americano Sub-20 - 2011 - Brasil
  • Campeonato Paulista - 2011 - Santos
  • Copa Libertadores da América - 2011 - Santos
  • Campeonato Paulista - 2012 - Santos
  • Medalha de prata - Olimpíadas de Londres - 2012 - Brasil
  • Prêmio Puskas da Fifa - 2011

Desde os seus 12 anos, quando jogava futsal no Santos, Neymar era tratado como uma joia no clube. Aos 14, foi para as categorias de base ganhando salários compatíveis com os do time principal e tinha todas as regalias possíveis. Tudo para segurar o novo ?rei das pedaladas?, tido como o sucessor de Robinho desde a sua infância..

Um ano depois, quando foi convidado para conhecer as dependências do Real Madrid, o time paulista ofereceu ainda mais benefícios ao jogador, e aumentou a multa de rescisão de contrato, atualmente estimada em R$ 35 milhões. Apadrinhado por Robinho, ex-Real, Neymar e sua família tampouco demonstraram interesse em sair do Brasil.

Destaque do Santos na Copa São Paulo de juniores em 2008, Neymar foi promovido para o time principal no ano seguinte, e conseguiu espaço no time dirigido por Vagner Mancini. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, ele foi para o banco, porque o treinador o chamava de ?filé de borboleta?, por causa do seu físico pouco avantajado.

Em 2010, o Santos do treinador Dorival Júnior resolveu montar a equipe em torno das jovens promessas do clube: Neymar e Paulo Henrique Ganso. E o atacante, já com 18 anos, deslanchou de vez. Os golaços, os dribles e as jogadas de efeito ajudaram o time a conquistar o título estadual. Neymar foi o artilheiro da equipe, com 14 gols.

Além do futebol alegre demonstrado em campo, Neymar também se destacou pelo bom humor nas comemorações, protagonizando boa parte das coreografias que marcaram a conquista do Santos no Paulista de 2010. Pelo carisma e pelos resultados, o atacante virou ídolo nacional e passou a faturar também com campanhas publicitárias.

Às vésperas do Mundial, Neymar ganhou o respaldo de nomes como Romário e Zico, que declararam publicamente que convocariam o jogador para a seleção. O clamor público para que o técnico Dunga o levasse para a Copa do Mundo motivou a criação de blogs, abaixo-assinados, quadros televisivos e até um outdoor em Campo Grande.

Em 2011, Neymar escreveu definitivamente seu nome na história do Santos ao liderar a equipe na conquista da Libertadores da América, quebrando o jejum que já durava 49 anos. No mesmo ano, Neymar foi selecionado para o prêmio de melhor jogador do ano pela Fifa e venceu o prêmio Puskas de gol mais bonito do ano pelo tento marcado contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.

Em 2012, o camisa 11 liderou a equipe para a conquista do tricampeonato paulista, feito que o clube não conseguia desde a Era Pelé. De sobra, o atacante marcou seu centésimo gol pelo clube, e tornou-se o maior artilheiro do Santos pós Era Pelé.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host