UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Conca
Nome completoDarío Leonardo Conca
PosiçãoMeia
Data de nascimento11/05/1983
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoGeneral Pacheco (ARG)
Altura1,67m
Peso58kg

História

  • River Plate (ARG): 2002-2004
  • Tigre (ARG): 2004
  • Universidad Católica (CHI): 2004-2006
  • Rosario Central (ARG): 2006
  • Vasco (RJ): 2007
  • Fluminense (RJ): 2008-2011
  • Guangzhou Evergrande (CHN): 2011
  • Torneio Clausura (Campeonato Chileno) - 2005 - Universidad Católica
  • Campeonato Brasileiro - 2010 - Fluminense

Baixinho habilidoso

Apesar de ter iniciado nas categorias de base do Tigre, o habilidoso Darío Conca é sempre lembrado como um ex-meia do River Plate. Mas ficou pouco tempo num dos mais tradicionais clubes argentinos (2002/2004). Por incrível que pareça, sua rapidez e passes precisos não arrancaram suspiros do técnico Leonardo Astrada, que o dispensou.

Decepcionado com a atitude, ele foi jogar no futebol chileno (Universidad Católica). Após mais de 60 partidas e 13 gols, retornou à Argentina para defender o Rosário Central. Ficou apenas um ano. Até que o Vasco da Gama anunciou sua chegada por empréstimo em 2007. Foi apresentado com muita badalação e status de ídolo, recebendo a camisa 10 do então presidente Eurico Miranda.

Depois de algumas brilhantes partidas, caiu de produção. À época, acabou sendo barrado pelo então técnico Renato Gaúcho. Veio Celso Roth e continuou sendo deixado de lado. Em alguns coletivos sequer treinava entre os reservas. Voltou à titularidade quando o também baixinho Morais se contundiu. Entrou na equipe e provou que os treinadores estavam equivocados.

Demonstrou qualidade para ser um dos destaques do time vascaíno. No final da temporada, o time do Rio tentou contratá-lo em definitivo. Não conseguiu e ainda viu o rival Fluminense, disposto a montar elenco forte para a disputa da Taça Libertadores-08, anunciá-lo como uma das estrelas para conquistar o inédito título. Coincidentemente, reencontrou Renato Gaúcho. Desta vez, o técnico rendeu-se a habilidade do argentino, que foi decisivo para levar o elenco de Laranjeiras à decisão da competição sul-americana e principalmente evitar o vexame do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host