UOL Esporte Futebol de Areia
 
03/03/2010 - 07h01

Beach Soccer quer que estrelas do futebol feminino ajudem na projeção

Renan Prates
No Rio Quente (GO) *

No início do futebol de areia masculino, a seleção brasileira foi formada por uma ‘constelação de estrelas’ do campo que atuaram com o intuito de promover o esporte. Zico, Edinho, Paulo Sérgio, Cláudio Adão, entre outros, fizeram parte da primeira geração que defendeu o Brasil na década passada.

ESTRELAS DO CAMPO: SÍMBOLOS DA AREIA

  • Fabrice Coffrini/AFP

    A Confederação de Beach Soccer quer que Marta e Cristiane (nas extremidades) divulguem o esporte

  • Renan Prates/UOL

    A veterana Roseli, uma das pioneiras do futebol de campo, disputou a Copa do Brasil de fut. de areia

  • Renan Prates/UOL

    Sem seleção formada, jogadoras do feminino viram tietes dos atletas argentinos do futebol de areia

E é esta fórmula que a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) pretende repetir para promover o futebol de areia feminino no país. O presidente da entidade Paulo Cezar Fernandes disse que procurou as principais estrelas femininas do campo (leia-se Marta e Cristiane) para atuar na areia ajudando na divulgação da modalidade.

“Queríamos ter chamado essas jogadoras do futebol feminino, mas não deu certo porque elas estavam em férias. Precisamos começar a fazer a coisa andar”, revelou o dirigente.

Procurado pela reportagem, o empresário de Marta e Cristiane Fabiano Farah disse ver com bons olhos a iniciativa, mas ponderou que existe todo um calendário que precisa ser respeitado para que isso aconteça.

“Tem que ver se isso entra de acordo com o calendário das meninas, pois elas também possuem uma agenda atrelada. O ato promover implica em um deslocamento que leva tempo. Tem que ser bem feito, de uma forma organizada”, explicou.

Marta e Cristiane viriam para promover um esporte que ainda ‘engatinha’ no Brasil. Existem muitas meninas praticantes do futebol de areia feminino, mas poucas que disputam competições por algum time.

Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano foi disputada a primeira Copa do Brasil de Beach Soccer feminino da história com quatro times participantes: Goiás, Botafogo, Corinthians (campeão do torneio) e Gama. Dentre eles, só a equipe carioca treinava há mais tempo (seis meses).

Em fevereiro, foi realizado um amistoso entre Bahia e Vitória na Costa do Sauípe. Mas ambas as iniciativas ainda são muito incipientes para um esporte que é tricampeão mundial pela Fifa no masculino.

“O futebol feminino de areia existe desde a criação do masculino. Temos que otimizar o que já vem sendo feito de maneira um pouco mambembe. A ideia é ampliar o feminino com escolinhas e levar todo o expertise que temos no futebol masculino”, ponderou Paulo Cezar.

* O repórter viajou a convite da organização do evento

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host