Topo

Sem Brady, Patriots ficam fora dos playoffs da NFL após 11 temporadas

Jogadores do New England Patriots deixam o campo cabisbaixos após eliminação da equipe na temporada da NFL - Mark Brown/Getty Images/AFP
Jogadores do New England Patriots deixam o campo cabisbaixos após eliminação da equipe na temporada da NFL Imagem: Mark Brown/Getty Images/AFP

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/12/2020 11h24

O que parecia inimaginável até pouco tempo atrás tornou-se realidade na NFL. Depois de 11 anos seguidos marcando presença nos playoffs da liga de futebol norte-americano, o New England Patriots não jogará a pós-temporada em janeiro de 2021, justamente no primeiro ano sem o astro Tom Brady comandando a equipe dentro de campo.

A eliminação precoce e com duas rodadas de antecedência aconteceu após a derrota no último domingo para o Miami Dolphins por 22 a 12 fora de casa, que deixou a ex-equipe de Brady com seis vitórias e oito derrotas na temporada regular. Será a primeira vez que a equipe terminará uma temporada com menos de dez vitórias desde 2002.

A última vez que os Patriots não foram aos playoffs da NFL foi em 2008, ano em que Brady rompeu os ligamentos do joelho esquerdo logo na estreia e virou desfalque por toda a temporada. A partir de 2009, a franquia comandada por Bill Belichick venceu a sua divisão todos os anos e conquistou três títulos do Super Bowl.

Cam Newton não rendeu

Depois de 20 temporadas com a camisa dos Patriots e sob o comando de Bill Belichick, Brady decidiu deixar a equipe e assinou por dois anos com o Tampa Bay Buccaneers. Cam Newton foi escolhido para assumir o lugar deixado por Brady e a expectativa era que ele voltasse a mostrar o desempenho dos tempos de Carolina Panthers, quando ganhou o apelido de Super Cam e foi eleito o melhor jogador da NFL em 2015.

Fisicamente recuperado das lesões, Newton não conseguiu comandar a equipe como esperado. O camisa 1 lançou apenas cinco passes para touchdown, o que o coloca na 36ª posição entre os quarterbacks, e sofreu 10 interceptações - só nove jogadores têm números piores no quesito. Analisando as estatísticas, Newton está entre os dez piores jogadores da posição, uma queda muito grande de nível ao comparar com Brady.

No jogo corrido, que é onde Newton realmente se destaca já que nunca foi um exímio lançador, ele soma 11 touchdowns, o terceiro melhor da liga. Os pontos anotados, porém, não foram suficientes.

A culpa também não é só de Newton. O time de recebedores da franquia é fraco e com poucas opções. O melhor wide receiver, Julian Edelman, sofreu uma lesão e foi desfalque desde a semana 7.

Desistências pela Covid-19

O New England Patriots foi a franquia que mais perdeu jogadores ainda antes de a temporada começar por causa da pandemia do novo coronavírus. Oito atletas dos Patriots decidiram não jogar a temporada, entre eles titulares como o linebacker Dont'a Hightower, o wide receiver Marqise Lee e o safety Patrick Chung.

E o futuro?

Com a eliminação precoce, o técnico Bill Belichick, que também atua como general manager "não oficial" da franquia, terá tempo para avaliar e planejar os próximos passos da equipe. A defesa terá os retornos de nomes importantes, então o foco será o ataque. A equipe necessita de reforços para a linha ofensiva, responsável por proteger o quarterback, que pode não ser Newton.

O desempenho ruim do camisa 1 pode levar a equipe ao mercado em busca de um novo nome para a posição, seja via troca, oportunidade na free agency ou pelo draft de 2021.