Topo

NFL: Quarterback que quase perdeu a perna põe time na briga pelos playoffs

Alex Smith, quarterback do Washington Football Team - Tom Pennington/Getty Images/AFP
Alex Smith, quarterback do Washington Football Team Imagem: Tom Pennington/Getty Images/AFP

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/12/2020 04h00

A NFL é repleta de grandes histórias de superação, mas será difícil alguém superar o roteiro traçado por Alex Smith na temporada 2020. O veterano de 36 anos superou uma quase amputação da perna direita para voltar a jogar em alto nível e até liderar o Washington Football Team na busca por uma vaga nos playoffs da liga de futebol americano.

Smith passou por 17 cirurgias para corrigir as lesões sofridas no dia 18 de novembro de 2018, no jogo contra o Houston Texans. Em uma das jogadas ofensivas no terceiro quarto do duelo, ele foi jogado ao chão pelos adversários e acabou fraturando a fíbula e a tíbia da perna direita.

A lesão (IMAGENS FORTES)

Risco de amputação

Após a primeira operação, ele sofreu uma infecção na perna. A situação ficou tão grave que os médicos cogitaram amputar a perna de Smith, o que obviamente acabaria com a sua carreira, mas talvez fosse necessário para salvar a sua vida. O quarterback do Washington superou a infecção e fez outras 16 operações para receber uma placa de titânio no local das lesões.

Aos poucos, Smith voltou a andar e, cerca de um ano depois da lesão, caminhou sem nenhum auxílio externo. A recuperação foi acompanhada pela mídia e poucos acreditavam que ele voltaria a jogar em alto nível, colocando-se em situação de risco de novas trombadas e quedas nada sutis.

A ESPN norte-americana produziu um documentário chamado ?Project 11? e mostrou todo o processo de recuperação física e mental. Em julho deste ano, o veterano voltou a treinar com os companheiros de equipe e demonstrou ter condições de cumprir seu contrato com Washington. Um vídeo divulgado pela sua esposa Elizabeth viralizou com a festa da família com a notícia.

A volta aos gramados

Smith iniciou a temporada como terceiro quarterback da equipe, atrás de Dwayne Haskins e Kyle Allen. Haskins, escolhido na 15ª posição do Draft de 2019 e apontado como quarterback do futuro da franquia, fez jogos ruins e acabou substituído por Allen. Com isso, Smith passou a ser o reserva imediato.

Na semana 5, ele substituiu o titular na derrota para o Los Angeles Rams e voltou aos campos após 693 dias. Alguns jogos depois, Allen sofreu uma grave lesão ao fraturar o tornozelo que o tirou do restante da temporada. Assim, Smith foi eleito o titular da equipe a partir da semana 10 da temporada.

Ao ver a lesão do companheiro de time, Smith lembrou de quando ele era o jogador levado para o vestiário de maca. ?Obviamente muitas emoções apareceram naquela hora. Eles trazem o balão de ar e o carro. Eu conheço essa rotina?, disse Smith.

Washington na briga pelos playoffs

O quarterback fez três jogos como titular e soma duas vitórias, sobre Cincinnati Bengals e Dallas Cowboys, e uma derrota para o Detroit Lions. Apesar do desempenho negativo, com quatro vitórias e sete derrotas, o time de Washington está vivo na luta pelo título da divisão Leste da Conferência Nacional. O New York Giants tem a mesma campanha, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

A história de recuperação e os mais de dois anos afastados dos campos colocaram Smith como o favorito para conquistar o prêmio ?Comeback Player of the Year Award?, dado pela NFL para o atleta que protagoniza a melhor história de superação.

O Washington volta a campo nesta segunda-feira para enfrentar o invicto Pittsburgh Steelers, fora de casa.