Topo

NFL tem primeiro surto de Covid-19 e partida é adiada

Árbitros da NFL usam máscara em tempos de jogos na crise do coronavírus - Amy Lemus/NurPhoto via Getty Images
Árbitros da NFL usam máscara em tempos de jogos na crise do coronavírus Imagem: Amy Lemus/NurPhoto via Getty Images

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 04h00Atualizada em 01/10/2020 10h59

Resumo da notícia

  • Cinco jogadores do Tennessee Titans testaram positivo para a Covid-19
  • Seis membros da comissão técnica da franquia também foram infectados
  • NFL decidiu adiar parida Titans x Steelers que seria disputada no domingo
  • É o primeiro caso de surto entre as 32 franquias que disputam a temporada

Depois de três semanas de jogos, a NFL enfim foi impactada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Com um surto de infectados no elenco do Tennessee Titans, a liga decidiu adiar o primeiro joga da temporada. O duelo entre os Titans e o Pittsburgh Steelers, programado para domingo (4), ainda não tem data para ser realizado.

A NFL informou na última terça-feira que a partida seria realizada na segunda ou terça da próxima semana, porém, mais dois membros da equipe - um jogador e funcionário do staff - testaram positivo para o vírus nesta quinta e a partida entre Titans e Steelers será disputado provavelmente no fim de outubro.

No total, são 11 casos de infectados pelo novo coronavírus, sendo cinco atletas e seis colaboradores, incluindo assistentes da comissão técnica.

O Tennessee Titans é o primeiro time a sofrer impactos expressivos pela doença. No total, quatro jogadores testaram positivo para a doença, além de outros cinco membros da franquia.

A equipe foi obrigada pela NFL a fechar as instalações esportivas até, pelo menos, o próximo sábado para evitar que o vírus se espalhe ainda mais. Assim, não haveria tempo para que o time se preparasse para a partida contra os Steelers.

A NFL também anunciou que as instalações dos Titans seguirão fechadas por tempo indeterminado. Ainda assim, o time também foi obrigado a fechar as instalações na última terça e só está liberado para voltar a treinar na quinta para enfrentar no domingo o Houston Texans.

O técnico dos Titans, Mike Vrabel, revelou que os infectados apresentaram sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, mas que todos passam bem. "Eu sei que haverá muitas perguntas, sobre quem é o culpado e onde ele começou. Ninguém é o culpado. Estamos em uma pandemia", disse Vrabel segundo a ESPN norte-americana.

O primeiro teste positivos foi revelado ainda no fim de semana com Shane Bowen, técnico de linebackers da equipe. No sábado, ele foi retirado da viagem a Minneapolis e imediatamente isolado dos outros membros. No domingo, todos os testes realizados na delegação deram negativo e por isso o jogo entre Titans e Vikings foi disputado.

Já na segunda, novos testes foram realizados seguindo as regras da NFL e três jogadores e cinco membros do staff da equipe testaram positivo. Hoje, um quarto jogador foi colocado na lista de infectados.

A NFL definiu um rígido protocolo de testagem em massa e isolamento para evitar que a temporada seja afetada pela pandemia. Todos os membros do elenco e comissão técnica são testados diariamente, com exceção ao dia de jogo.

Ao contrário da NBA, a liga não organizou uma bolha para isolar atletas e treinadores por conta da duração da temporada - de setembro a início de fevereiro - e também pela falta de estrutura física com campos e hotéis para todos. Os elencos são formados por 53 jogadores, além dos membros da comissão técnica.