Topo

NFL: Washington contrata o primeiro presidente negro na história da liga

Ex-running back Jason Wright será presidente do Washington Football Team, de acordo com anúncio de hoje - NFL/Getty Images
Ex-running back Jason Wright será presidente do Washington Football Team, de acordo com anúncio de hoje Imagem: NFL/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 18h08Atualizada em 17/08/2020 18h51

O Washington Football Team anunciou hoje o ex-running back Jason Wright como seu novo presidente. Ele é o primeiro homem negro na história a ocupar este cargo em um clube da NFL. Com passagens por San Francisco 49ers, Atlanta Falcons e Arizona Cardinals, ele será responsável por liderar as divisões de negócios do clube, incluindo operações, finanças, vendas e marketing.

"Antes de tudo, fui um jogador de futebol, jogo desde os sete anos, entrei na faculdade com uma bolsa para o esporte. Passei sete anos na liga e então me tornei um homem de negócios. Estudei nas melhores escolas da área, ajudei algumas das melhores e mais complexas instituições no mundo, então é uma oportunidade muito pessoal de unir meus dois mundos de maneira muito única em um momento muito único. E o fato de, coincidentemente, ser negro e a pessoa mais qualificada para a vaga é um impulso a mais", comentou Jason à ABC News.

O ex-jogador de 38 anos se reportará diretamente ao dono da franquia, Dan Snyder, que espera que ele "estabeleça novos padrões" para inclusão na organização.

"Se eu pudesse projetar um líder personalizado para este momento importante da nossa história, seria Jason. Sua experiência como ex-jogador, juntamente com sua perspicácia para os negócios, dá a ele uma perspectiva incomparável na liga", disse Snyder em nota.

"Nós não vamos descansar até que sejamos uma equipe do calibre do campeonato, dentro e fora do campo. Jason tem um histórico comprovado em ajudar empresas a se transformarem culturalmente, operacionalmente e financeiramente."

"Ele é um defensor proativo e assertivo da inclusão de todas as pessoas e estabelecerá novos padrões para nossa organização e para a liga. Não poderia haver uma dupla melhor do que Jason Wright e o técnico Ron Rivera, enquanto inauguramos uma nova era para Washington Football", concluiu.

A contratação ocorre um mês depois de Washington anunciar que abandonaria o nome 'Redskins' do time, usado há 87 anos, reconhecido como uma ofensa racista aos nativo-americanos.

Também no mês passado, a NFL confirmou que está investigando alegações "sérias e perturbadoras" de assédio sexual em Washington. Uma reportagem do The Washington Post citou 15 ex-funcionárias que disseram ter sido assediadas sexualmente durante seu tempo na equipe.