Topo

NFL testará 'escudo bucal' criado para proteger atletas da covid-19

NFL testará "escudo bucal" criado para proteger atletas do coronavírus - divulgação/NFL
NFL testará 'escudo bucal' criado para proteger atletas do coronavírus Imagem: divulgação/NFL

Do UOL, em São Paulo

14/07/2020 19h13

A NFL, principal liga de futebol americano nos Estados Unidos, anunciou hoje que testará um "escudo bucal" com a intenção de proteger os atletas do novo coronavírus. O acessório foi desenvolvido em parceria entre a Oakley, médicos e engenheiros da NFL.

A expectativa é de que o adereço seja distribuído aos 32 times na próxima semana, quando passará por um teste prático em escala maior. Ainda não é obrigatório que os jogadores usem protetores faciais, mas os novos protocolos estão sendo negociados.

"Nós estamos tentando encorajar a segurança e a saúde dos atletas. Nós esperamos chegar ao design de um produto que todos vão querer usar, porque verão valor e proteção sem prejudicar a performance", disse o médico Allen Sills, da NFL.

O "escudo bucal" já foi distribuído para os times Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, que estão geograficamente mais próximos da base da Oakley nos Estados Unidos. Eles serão os primeiros a oferecer feedback sobre a peça.

As principais preocupações no desenvolvimento do protetor são não prejudicar a visibilidade e a respiração. "Nós fizemos o teste com poucos jogadores por enquanto, mas estou surpreso que não houve relatos de claustrofobia", disse o médico Thom Mayer.

protetor nfl - divulgação/NFL - divulgação/NFL
Processo de desenvolvimento do "escudo bucal" para jogadores da NFL
Imagem: divulgação/NFL