Topo

Time da NFL irá mudar nome e símbolo, considerados racistas

O Washington Redskins irá trocar de nome e alterar o símbolo do time, considerado racista - Gary Cameron/Reuters
O Washington Redskins irá trocar de nome e alterar o símbolo do time, considerado racista Imagem: Gary Cameron/Reuters

Do UOL, em Porto Alegre

13/07/2020 10h34

O Washington Redskins irá mudar de nome e símbolo. Depois de anos de pressão de torcedores e comunidade, os donos da franquia informaram que irão fazer as alterações.

A razão para troca é que o termo é considerado ofensivo contra índios americanos. Redskins significa 'pele-vermelhas', em tradução livre, expressão considerada pejorativa para tratar dos nativos.

Hoje, o clube informou que irá anunciar o novo nome e logotipo no futuro.

"Anunciamos que retiraremos o nome e o logotipo para completa revisão", diz comunicado do clube. "Dan Snyder e técnico Rivera estão trabalhando de perto para desenvolver um novo nome e símbolo que contemple nosso orgulho, tradição, riqueza, e inspire nossa torcida, patrocinadores e comunidade pelos próximos 100 anos", completa.

O processo de troca existe há bastante tempo. Torcedores, patrocinadores e a comunidade do esporte pressionavam para a mudança. A situação ganhou ainda mais força a partir da onda de manifestações contra o racismo nos EUA depois da morte de George Floyd.

O Redskins já foi protagonista em outra situação de luta contra o racismo. No mês passado, a estátua de um antigo dono do clube, considerado racista, foi retirada do RFK Stadium, onde atuou durante vários anos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do publicado na matéria, o Washington Redskins não atua mais no RFK Stadium. O erro foi corrigido.