Topo

Brady escolheu o Tampa Bay, mas caminho até o título não será tranquilo

KEVIN LAMARQUE
Imagem: KEVIN LAMARQUE

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Tom Brady acertou contrato com o Tampa Bay Buccaneers no início da semana
  • Franquia ofereceu muito dinheiro, posto de salvador e elenco com qualidade ofensiva
  • Bucs, porém, não têm mentalidade vencedora e não jogam os playoffs desde 2007
  • Brady enfrentará conferência muito mais equilibrada do que a Conferência Americana

Você provavelmente já sabe que Tom Brady será jogador do Tampa Bay Buccaneers a partir da temporada 2020 da NFL. Depois de 20 anos no New England Patriots, o quarterback de 42 anos trocou a fria região de Boston pelo calor da Flórida, mas o clima mais agradável não está entre os motivos que a estrela usou para definir sua nova casa.

O contrato de 30 milhões de dólares por ano, o maior da sua carreira, pesou? Claro. Pesou e muito. Brady vê o valor oferecido como uma mostra que a franquia aposta no seu talento apesar da idade avançada e vê no quarterback o cara certo para recolocar a equipe no caminho dos playoffs - campeão na temporada 2002, os Buccaneers não jogam os playoffs desde 2007.

É fato que a relação entre o veterano e seu agora ex-treinador Bill Belichick não era das melhores há algum tempo. O técnico enxergava declínio físico e técnico, mas ainda via Brady capaz de jogar em bom nível, mas não por muito tempo. O problema é que oferecer um contrato vantajoso ao camisa 12 poderia dificultar a montagem de um elenco mais rico em peças ofensivas, grande ponto negativo da equipe na temporada passada, e também atrapalhar na busca de um quarterback para o futuro.

Por outro lado, estes dois pontos ajudam a entender porque Brady aceitou jogar em uma equipe que não tem mentalidade vencedora e geralmente joga com assentos vazios no Raymond James Stadium.

Os Buccaneers querem vencer agora, o mais rápido possível. Brady também quer. O atleta vai iniciar a temporada com 43 anos e costuma dizer que pretende jogar até os 45. Ou seja, ele tem mais três anos para tentar conquistar o seu sétimo anel de campeão da NFL. E o elenco da equipe é recheado de bons jogadores no ataque, algo que Brady estava longe de ter nos Patriots.

Mike Evans e Chris Godwin formam uma das melhores duplas de wide receivers da NFL. Brady adora jogar com tight end e O.J. Howard é um dos melhores da posição. Os três seriam titulares incontestáveis nos Patriots da última temporada. Falta um running back do mesmo nível, mas há muitas opções no mercado e não será difícil encontrar um bom nome.

Reforços na linha ofensiva para proteger Brady e deixá-lo com mais tempo para lançar a bola também serão necessários, assim como novos atletas para a defesa. A franquia pode gastar até 48 milhões de dólares sem estourar o teto de gastos - terceiro melhor número. Os Patriots têm apenas 13 milhões de dólares.

O desafio de Brady, no entanto, não será nada fácil. Diferente da sua ex-equipe, os Bucs estão em uma divisão forte. A NFC Sul tem New Orleans Saints, Atlanta Falcons e Carolina Panthers. Os Saints são sempre favoritos, enquanto Falcons e Panthers estão renovando o elenco e podem incomodar.

A Conferência Nacional também é muito mais equilibrada na comparação com a Conferência Americana. Brady venceu a Conferência Americana pela primeira vez em 2001 e somou nove conquistas. Apenas outras seis equipes também chegaram ao Super Bowl. Na Conferência Nacional, foram 12 vencedores diferentes no mesmo período.

Por outro lado, é bem provável que a Conferência Americana passe a ser dominada pelo Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, atual campeão da NFL, e o Baltimore Ravens, de Lamar Jackson.

Com o acordo com os Buccaneers, Brady terá dinheiro no bolso, confiança da torcida, direção e comissão técnica e um elenco com qualidade para superar o maior desafio da sua vitoriosa carreira. Será que o super astro americano vai conseguir?