Topo

Duelo de astros, jejum e show: O que você precisa saber sobre o Super Bowl

Fachada do Hard Rock Stadium, sede do Super Bowl 54 - Marco Bello/Reuters
Fachada do Hard Rock Stadium, sede do Super Bowl 54 Imagem: Marco Bello/Reuters

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Chiefs e 49ers disputam hoje (2) o Super Bowl 54, em Miami
  • Chiefs voltam à decisão da NFL após 50 anos e buscam o segundo título
  • 49ers têm cinco vitórias no Super Bowl, mas vivem jejum de 25 anos
  • Duelo entre os quarterbacks Mahomes e Garoppolo é um dos destaques

A espera pelo jogo de futebol americano mais aguardado da temporada terminou. Às 20h30 desde domingo (2), Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers entram em campo no Hard Rock Stadium, em Miami, para a disputa do Super Bowl 54. Quem vencer conquista o título da 100ª temporada da NFL.

A partida será televisionada ao vivo pela ESPN e pelo Watch ESPN, serviço disponível para assinantes do UOL Esporte Clube. A transmissão terá narração de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes, que estão em Miami para a final. O UOL Esporte também está na Flórida para a cobertura da decisão.

A partida será cheia de ingredientes especiais. As duas equipes depositam em quarterbacks a esperança para encerrarem longos jejuns. O jogo marca ainda um duelo de gerações de treinadores, e Shakira e Jennifer Lopez serão atrações do tradicional show do intervalo. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o Super Bowl 54.

Equipes vivem jejum de títulos

O San Francisco 49ers dominou a NFL na década de 1980, conquistando quatro dos seus cinco títulos no período. A último, no entanto, foi na temporada 1994. São 25 anos sem levantar o troféu Vince Lombardi.

Já o Kansas City Chiefs vive seca ainda maior. A franquia disputou o título apenas uma vez, na temporada 1969, quando ainda fazia parte da American Football League, que viria a ser a Conferência Nacional da NFL. A equipe retorna à decisão da liga depois de 50 anos.

49ers no topo de novo

A equipe da Califórnia pode retornar à primeira posição do ranking das franquias com mais títulos da NFL. Os 49ers somam cinco conquistas e podem se igualar a Pittsburgh Steelers e New England Patriots, ambos com seis vitórias no Super Bowl.

Duelo Garoppolo x Mahomes

Chiefs e 49ers são liderados por dois talentosos quarterbacks, que têm estilos de jogo opostos. Patrick Mahomes é móvel, consegue lançar para dezenas de jardas com extrema facilidade e é capaz de fazer tudo isso correndo para diversas direções. Aos 24 anos, já detém um título de MVP da NFL, conquistado na temporada 2018, e é esperança da equipe de Kansas City.

Jimmy Garoppolo é mais discreto que o rival, dentro e fora de campo. O camisa 10 dos 49ers adota postura mais conservadora, tem melhor leitura de jogo e se coloca em situações de menor risco. É capaz de tentar apenas oito passes e acertar somente seis na decisão da Conferência Nacional contra o Green Bay Packers, lançar para apenas 77 jardas e não se importar com o fato - como comparação, Mahomes lançou para 294 jardas, com 23 passes certos em 35 tentativas, na final da Conferência Americana, contra o Tennessee Titans.

Mahomes disputará o seu primeiro Super Bowl, enquanto Garoppolo já tem dois títulos, conquistados nas temporadas 2014 e 2016 como reserva de Tom Brady no New England Patriots. Ele não entrou em campo nas duas decisões.

Miami mais uma vez

O Super Bowl 54 será disputado no estádio do Miami Dolphins, o reformado e moderno Hard Rock Stadium, que tem capacidade para mais de 65 mil pessoas. Antes da reforma, realizada entre 2015 e 2016 a um custo de R$ 1,5 bilhão, a arena já havia sediado a decisão da NFL outras cinco vezes.

A cidade, situada no estado da Flórida receberá, o Super Bowl pela 11ª vez. Um dos fatores a favor da sede é o clima mais agradável no começo do ano, já que o inverno nos Estados Unidos costuma ser rigoroso em janeiro.

Duelo de gerações de técnicos

Em busca do primeiro título da NFL, Andy Reid e Kyle Shanahan têm currículos muito diferentes. Reid, no comando dos Chiefs desde 2013, tem 61 anos e tenta coroar a carreira com um anel de campeão. O treinador já disputou um Super Bowl: na temporada 2004, no comando do Philadelphia Eagles, acabou derrotado pelo New England Patriots na decisão.

Shanahan, 40 anos, é técnico principal na NFL desde a temporada 2017, quando assumiu o comando dos 49ers, e disputará o seu primeiro Super Bowl na função. Na temporada 2016, ele era o coordenador ofensivo do Atlanta Falcons na para contra os Patriots, duelo que marcou a maior virada da história da final.

Shakira e J Lo no show do intervalo

Além da partida em si, o show de intervalo consegue atrair a atenção até mesmo de quem não gosta de futebol americano. O tradicional show do intervalo terá como grandes estrelas as cantoras Shakira e Jennifer Lopez, além de outras atrações.

O evento musical sempre gera muita expectativa, mas o show do Super Bowl 54 tem um apelo extra. Trata-se do primeiro show desde o acordo da NFL com a Roc Nation, empresa do rapper Jay Z.

Repórter do UOL conta curiosidades sobre as equipes do Super Bowl LIV