Topo

Super Bowl 54 é chance de redenção para técnico do Kansas City Chiefs

Andy Reid em ação durante jogo do Kansas City Chiefs contra o Tennessee Titans - David Eulitt/Getty Images/AFP
Andy Reid em ação durante jogo do Kansas City Chiefs contra o Tennessee Titans Imagem: David Eulitt/Getty Images/AFP

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Andy Reid é um dos mais talentosos e respeitados técnicos da NFL
  • Contra os 49ers, o treinador terá a segunda chance de vencer o Super Bowl
  • Em 2004, ele levou os Eagles à decisão, mas acabou derrotado pelos Patriots
  • Reid foi muito criticado após a derrota e terá a chance da redenção no dia 2 de fevereiro

"Eu comi um cheeseburger e depois fui dormir". Foi assim que o técnico Andy Reid comemorou o seu segundo título de campeão de conferência da NFL após a vitória do seu Kansas City Chiefs sobre o Tennessee Titans no último fim de semana, pela final Conferência Americana. Com o resultado, o treinador, que sustenta números históricos na liga, está a um passo de conquistar o título pela primeira vez e se redimir.

Aos 61 anos, Reid é considerado um dos melhores e mais talentosos da história da NFL, além de ser muito querido pelos jogadores que atuam sob seu comando. Apesar disso, a carreira de mais de 20 anos como técnico principal na liga ainda não foi coroada com um anel de campeão.

Reid tem 207 vitórias em temporada regular da NFL, ocupando a sétima colocação no ranking histórico. Os seis técnicos que estão acima dele conquistaram o título da liga pelo menos uma vez.

O treinador terá sua segunda chance no Super Bowl 54 contra o San Francisco 49ers, no dia 2 de fevereiro, em Miami. Será a possibilidade da redenção de Reid, já que o desempenho no primeiro Super Bowl da sua carreira foi decepcionante.

Na temporada 2004, o Philadelphia Eagles comandado por Reid chegou à decisão contra o New England Patriots e acabou derrotado por 24 a 21. A forma com que lidou com a desvantagem no placar e a falta de controle do relógio, algo crucial em uma decisão da NFL, marcaram a atuação de Reid. O treinador foi muito criticado, ainda mais por estar enfrentando Bill Belichick e os Patriots.

O técnico comandou os Eagles entre 1999 e 2012 e chegou em cinco decisões da NFC. Foram quatro derrotas - sendo três seguidas entre as temporadas 2001 e 2003 - e apenas uma vitória, na temporada 2004, que terminaria com o revés no Super Bowl. O desempenho ruim em decisões acabou marcando a trajetória de Reid na franquia.

Desde 2013 nos Chiefs, o treinador é muito bem cotado pelos jogadores, que falam abertamente que querem conseguir o anel de campeão para ele. O quarterback Patrick Mahomes disse que ficaria mais feliz pelo chefe do que por ele mesmo em caso de vitória contra os 49ers.

"Eu amo o técnico Reid", reforçou o tight end Travis Kelce.

Agora, 15 anos depois de conquistar a Conferência Nacional e levar os Eagles ao Super Bowl, o treinador voltou ao topo ao vencer a Conferência Americana com os Chiefs e levar a franquia à decisão da NFL pela primeira vez em 50 anos. Agora, falta coroar a vitoriosa carreira com o título em Miami.

Ao UOL, Paulo Antunes explica o Super Bowl e os times que o jogarão em 2020

Do UOL, em São Paulo